Questões de Concurso sobre Equivalência e substituição de palavras, locuções, expressões e trechos.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.754 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No trecho “Medicamentos são substâncias desenvolvidas para promover benefícios à saúde, atuando na recuperação do organismo, no controle de doenças crônicas, no alívio de sintomas, na prevenção de enfermidades e até no auxílio diagnóstico.”, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, a forma verbal “atuando” poderia ser substituída por orações subordinadas adjetivas.


C

Certo


E

Errado

Em "Encontros e reuniões nacionais e internacionais têm ocorrido com o objetivo de buscar soluções institucionais" (segundo parágrafo), a locução "têm ocorrido" poderia ser substituída por estão ocorrendo sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual, mas tal substituição alteraria os sentidos do texto, apesar de ambas as locuções expressarem ação com duração continuada no tempo.


C

Certo


E

Errado

Considerando os aspectos semânticos e gramaticais do termo disseminado no trecho Pode-se observar que o consumo de produtos que apresentam corantes artificiais e naturais é bastante disseminado no Brasil, presente no último parágrafo do texto, analise as assertivas a seguir:

I. O termo foi empregado com sentido de amplamente distribuído, indicando que a prática de consumo desses produtos alcança grande parte da população.

II. O uso do advérbio bastante junto ao termo atua como um intensificador, reforçando a amplitude e a frequência do consumo no território nacional.

III. Caso o termo disseminado fosse substituído por incipiente, o sentido original do texto seria rigorosamente mantido.

Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

A conjunção “contudo”, no início do segundo parágrafo, introduz conclusão decorrente da grande variedade de ecossistemas mencionada anteriormente e poderia ser substituída por “portanto” sem alteração da relação argumentativa.


C

Certo


E

Errado

Analise o seguinte fragmento, retirado do texto, e os termos sublinhados:

“O ganho estético e performático dessa abordagem, porém, cobra um preço altíssimo na clareza. Ao término da exposição, salvo se o ouvinte tentar colocar no papel a cadeia lógica de causas e efeitos para reconstruir o argumento passo a passo, perceberá que a estrutura conceitual se dissolveu em fumaça”.

Mantendo-se a relação de sentido e a correção gramatical e desconsiderando possíveis alterações morfossintáticas em outros termos do período, os conectores “porém” e “salvo se” poderiam ser substituídos respectivamente por:


A

“a saber” – “uma vez que”.


B

“contudo” – “a menos que”.


C

“entretanto” – “desde que”.


D

“ainda assim” – “contanto que”.


E

“mas” – “caso”.

Assinale a alternativa correta a respeito de determinadas palavras retiradas do texto.


A

A palavra “mesas-redondas” é composta por dois substantivos unidos por hífen.


B

Para flexionar “sensação” no plural, deve-se trocar “ão” por “ães”.


C

Se o artigo masculino em “o Capital” for substituído pelo feminino, o significado da palavra passa a ser diferente daquele do texto.


D

A palavra “excepcionalidade” em “esse olhar alimenta o mito de uma excepcionalidade trágica local” é um advérbio derivado.


E

Um antônimo de “despojamento” em “Por fim, esse posicionamento crítico se protege atrás de uma ironia constante e de um falso despojamento” poderia ser “modéstia”.

Analise os fragmentos a seguir, retirados do texto, e assinale a alternativa em que a proposta de supressão ou substituição de termos NÃO acarretaria incorreção gramatical ou alteração de sentido no contexto de ocorrência.


A

“Em suas exposições, a linearidade tradicional — com começo, meio e fim — é deliberadamente sacrificada” – supressão do termo “deliberadamente”.


B

“Passam a ser tratados como sujeitos autônomos e conscientes, dotados de vontade própria, intenções malévolas deliberadas e estratégias ocultas de dominação” – substituição de “dotados de” por “que têm”.


C

“Esse movimento teórico resvala em um determinismo absoluto e conspiratório que apaga as contradições internas das elites e as contingências imprevisíveis do cotidiano” – substituição de “resvala” por “reitera”.


D

“Em vez de instrumentalizar o público com ferramentas conceituais replicáveis [...], essa postura gera uma relação de dependência afetiva e passividade intelectual” – substituição de “gera” por “produz a geração de”.


E

“O deboche soberbo direcionado ___ ilusões do progresso, ___ tentativas de reforma institucional e ___ ingenuidade de quem ainda tenta agir politicamente cria um escudo de imunidade total para quem fala” – substituição de “quem fala” por “o audiente”.

Assinale a alternativa que apresenta uma proposta adequada de substituição do título do texto, sem alteração do sentido original.


A

As maravilhas do desconhecido: o conhecimento do oráculo ao encontro do saber.


B

Um tributo à obscuridade: o discurso enigmático em oposição ao compartilhamento do conhecimento.


C

Apresentando o saber: conversando sobre filantropia e altruísmo.


D

A sabedoria sob a forma teatral: o falar pedagógico versus a detenção da intelectualidade.


E

Os mistérios do conhecimento milenar: ensinar pela obscuridade ou instruir pela simplicidade.

No trecho “são informações públicas que podem ser utilizadas sem autorização e consentimento é uma interpretação equivocada e descontextualizada.”, o elemento “que” pode ser substituído, mantendo‑se o sentido original e a correção gramatical do texto, por


A

a qual.


B

à qual.


C

as quais.


D

às quais.


E

ao qual.

Em relação ao fragmento “Ao fechar os olhos para comparações, prefere-se o isolamento do ‘caso único’ à evidência de que os mesmos fenômenos de precarização ocorrem de forma semelhante em outros locais”, retirado do texto, é INCORRETO afirmar que:


A

A vírgula tem a função de separar uma oração adverbial reduzida e deslocada.


B

Pode-se substituir “prefere-se” por “é preferido”.


C

“Quando se fecha” pode substituir “Ao fechar”.


D

O termo precedido por “à” funciona como objeto indireto.


E

A troca de “caso” por “situação” implicaria outras alterações no período.

Para responder às questões 07 e 08, considere o seguinte fragmento, retirado do texto:

“Essa colagem textual cumpre uma função psicológica precisa: gerar no espectador uma forte e imediata sensação de urgência, desamparo e catástrofe iminente”.

Se no fragmento supracitado o vocábulo “colagem” fosse substituído por “procedimentos”, quantas outras palavras deveriam ser obrigatoriamente modificadas para manter a correção gramatical do período?


A

Uma.


B

Duas.


C

Três.


D

Quatro.


E

Cinco.

No trecho “ela protege a argumentação contra qualquer contestação factual ou empírica, afinal, torna-se virtualmente impossível refutar teses que se recusam terminantemente a se fixar em hipóteses nítidas” (l. 15–17), os vocábulos “factual” e “empírica” poderiam ser substituídos, sem prejuízo ao sentido do trecho original, por quais dos vocábulos ou das expressões a seguir, respectivamente?


A

“fatídica” – “fundamentada nas experiências”.


B

“que é facciosa”” – “experimental”.


C

“que se baseia em fatos” – “na experiência”.


D

“facultativa” – “experimentável”.


E

“explícita” – “demonstrada no dia a dia”.

No período “A LGPD exige que o consentimento para o tratamento de dados sensíveis seja livre, informado, inequívoco e vinculado a finalidades específicas”, a forma verbal “seja” poderia ser substituída pelo presente do indicativo “é”, sem prejuízo da correção gramatical do texto, uma vez que a exigência legal descrita tem caráter permanente e já está em vigor.


C

Certo


E

Errado

Sem prejuízo ao sentido e à norma-padrão, na passagem “A recente instituição da Política Nacional de Cuidados Paliativos no SUS é um marco relevante, ainda que tardio, que corrige uma distorção histórica…” (4o parágrafo), as expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, por:


A

apesar de; remedeia.


B

já que; reforça.


C

conforme; atenua.


D

por mais que; enfatiza.


E

à medida que; retifica.

Se forem pensamentos aos quais recorremos quando não temos nada para fazer, não é mais simples a gente se manter ocupado e não precisar de tal vida interior?


O período acima manterá seu sentido básico e sua correção gramatical caso se substituam os dois elementos sublinhados, respectivamente, por:


A

dos quais nos valemos - dispensar


B

pelos quais socorremos - desfavorecer


C

em cujos incorremos - relutar


D

a que nos pautamos - excluir


E

aonde investimos - impossibilitar

Estariam mantidas a correção gramatical e as relações de coesão e coerência textuais se, no trecho “Por um lado, alguns expositores fizeram de maneira brilhante a análise do movimento do capital mundial, por outro vozes ancestrais, como Raquel Tupinambá, nos falaram da sabedoria dos povos indígenas.”, a expressão “por outro” fosse substituída por embora, já que a intenção do autor do texto é contrapor o brilhantismo do conhecimento acadêmico à sabedoria das “vozes ancestrais”.


C

Certo


E

Errado

No segmento “A gente vive uma época que insiste em transformar tudo em entusiasmo”, a palavra entusiasmo pode ser substituída, sem prejuízo relevante de sentido no contexto, por:


A

obrigação formal.


B

satisfação pontual.


C

neutralidade afetiva.


D

euforia permanente.


E

resignação controlada.

Sobre o emprego das palavras e das expressões no contexto do texto, assinale a alternativa correta.


A

Em “O movimento contribuiu para uma mudança nos paradigmas e critérios do envelhecimento”, a palavra “paradigmas” poderia ser substituída por “opiniões” sem alteração significativa de sentido.


B

O termo “participação” é um possível antônimo de “mobilização” no contexto do trecho “Para a consolidação da Revolução, acima de tudo, é necessária mobilização individual e coletiva”.


C

A palavra “amigáveis”, em “políticas públicas que promovam cidades mais amigáveis para idosos”, estabelece uma relação de sinonímia com “acolhedoras” e “favoráveis”.


D

Em “tratamentos para retardar o envelhecimento celular”, a palavra “retardar” indica a interrupção do processo de envelhecimento celular.

Sobre o emprego das palavras e expressões no contexto do texto, analise as assertivas a seguir:


I. Em “fazer de tudo para alcançar esse êxtase”, a expressão “alcançar esse êxtase” indica uma ideia oposta à de “ser tomado pelo tédio”.

II. No trecho “É muito bom ver alguém transbordando felicidade”, a palavra “transbordando” pode ser substituída por “irradiando” sem prejuízo significativo do sentido.

III. No trecho “mas não dá para apostar tudo em apenas uma”, a expressão “apostar tudo” foi empregada em sentido figurado.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas I e II.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

Seriam mantidos o sentido original do texto e a correção gramatical, se o particípio “firmados”, no trecho “é em grande medida limitada por compromissos firmados em acordos internacionais,”, fosse substituído pela oração adjetiva que se firmou.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado