

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No fragmento "Sabe esses "ihhs" que podem significar um milhão de coisas e todas elas péssimas para a nossa reputação?", ocorre uma figura de linguagem que pode ser denominada como:
Antítese.
Metonímia.
Hipérbole.
Eufemismo.
Em Moro no campo e como do meu trabalho, tem-se qual figura de linguagem?
Metáfora.
Ironia.
Metonímia.
Eufemismo.
Personificação.
Marque a alternativa com análise INCORRETA.
O núcleo do sujeito simples da primeira oração do (4º§) e do (5º§) está representado por substantivo abstrato.
No (2º§), temos exemplo de próclise e de ênclise.
O (2º§) inicia com hipérbole e eufemismo.
A primeira oração do (3º§) está escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta e o predicado exemplifica verbo intransitivo de segunda conjugação.
A deliberação do autor na escolha dos termos utilizados em um texto apresenta o sentido pretendido. O texto 2 consiste numa notícia cuja circunstância se dá num bairro nobre da cidade de São Paulo - Jardins - e não em uma favela. É evidente a escolha do autor por termos mais brandos como “ponto de distribuição” e “empresária” em detrimento, respectivamente, de “boca” e “traficante”. Assinale a alternativa que apresenta o recurso linguístico, cujo intuito seja atenuar o sentido do que se pretende expressar para não causar incômodo ou mal-estar aos sujeitos envolvidos:
Prosopopeia.
Eufemismo.
Aliteração.
Hipérbole.
Sinestesia.
“A viagem à Lua significou um grande avanço para o homem.”.
Pode-se afirmar que nessa frase houve um emprego de recurso de linguagem denominado:
hipérbole;
antítese;
eufemismo;
metonímia.
Polidez, suavidade, moderação. Esses três adjetivos definem claramente uma figura de linguagem denominada de: Eufemismo. Ela é usada para tornar um enunciado mais brando ou agradável e menos agressivo. É bastante utilizado em contextos que exigem moderação ou para falar de conteúdos fortes e polêmicos por meio de termos mais suaves e menos provocantes.
Com base nessa afirmativa, indique o verso em que se encontra um eufemismo:
V. 1
V. 3
V. 8
V. 13
V.16
Ao afirmar que “uma parte de mim é multidão”, o poeta emprega uma figura de linguagem que envolve a noção de comparação. Marque a alternativa que indica qual é essa figura de linguagem.
Cacofonia.
Eufemismo.
Metáfora.
Pleonasmo.
“Consiste no emprego de palavras ou expressões com o objetivo de diminuir o impacto da mensagem. Em outras palavras, é o abrandamento da força de uma ideia, de uma mensagem. Empregam-se palavras ou expressões mais amenas, mais suaves, mais sutis para evitar o impacto da ideia, da mensagem.”
(Fonte adaptada: BEZERRA, R. – Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos)
Com base nas figuras de pensamento, assinale a alternativa correta:
Antítese.
Paradoxo.
Ironia.
Eufemismo.
No segundo quadrinho ocorre a figura de linguagem:
Eufemismo.
Onomatopéia.
Prosopopeia.
Anáfora.
Catacrese.
No titulo do texto, Ruth Silviano Brandão usou uma figura de linguagem. Assinale a opção que identifica corretamente essa figura.
Eufemismo.
Catacrese.
Metonímia.
Hipérbole.
Prosopopeia.
Com relação às Figuras de Linguagem presentes no “Soneto à Lua”, assinale a alternativa que apresenta a exemplificação correta.
Eufemismo: Por esse mar de amor, cheio de abismos!
Prosopopeia: Quantas artes e sortes não fizeste
Antítese: Que pareces, ó doce Lua amiga
Hipérbole: Vir impelida pelo vento leve
Em: “Eu sou produtora de biografias orais não autorizadas!”, a figura de linguagem presente é:
Eufemismo.
Aliteração.
Catacrese.
Anáfora.
Gradação.
Sobre figuras de linguagem, marque (C) correto ou (I) incorreto e assinale a alternativa verdadeira.
( ) Conotação: sentido denotativo, literal, comum; também chamado sentido próprio, que exprime a significação mais usual da palavra, primeiro sentido no dicionário.
( ) Denotação: sentido conotativo, figurado; dependente de um contexto específico, particular.
( ) Metáfora: emprego de uma palavra ou expressão com um sentido diferente do usual, a partir de uma comparação subentendida entre dois elementos.
( ) Antítese: emprego de palavras (ou expressões) de sentidos opostos.
( ) Hipérbole: exagero intencional para impressionar o ouvinte (ou leitor).
( ) Eufemismo: suavização do sentido de ideias desagradáveis, chocantes (ou constrangedoras).
I – I – C – C – C – C.
C – C – C – C – C – I.
C – C – I – C – C – C.
C – C – C – I – I – C.
Observando os recursos estilísticos empregados no texto, há eufemismo em:
"O burro não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras águas, em campos mais largos e eternos".
"O que me pareceu, é que o burro fazia exame de consciência. Indiferente aos curiosos, como ao capim e à água, tinha no olhar a expressão dos meditativos."
"[ ... ] por pensar morreu um burro mostra que o fenômeno foi mal entendido dos que a princípio o viram; o pensamento não é a causa da morte, a morte é que o torna necessário."
"Dois meninos, parados, contemplavam o cadáver, espetáculo repugnante; mas a infância, como a ciência, é curiosa sem asco."
"[ ... ] força é dizer que, se ele não inventou a pólvora, também não inventou a dinamite."
A linguagem figurada desperta a sensibilidade e aprimora a interpretação textual, chave para um bom desempenho profissional, em muitos casos. Temos um eufemismo em:
embarque neste avião.
estamos mortos de cansaço.
deu asas à imaginação.
subiu para cima.
acumulou fortuna por métodos ilegais.
Em “Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro”, o autor empregou uma figura de linguagem conhecida como:
Metonímia.
Metáfora.
Eufemismo.
Comparação.
Prosopopeia.
A frase “Apesar dos esforços médicos, muitas pessoas bateram as botas depois de testarem positivo para a Covid-19.” apresenta a seguinte figura de linguagem:
eufemismo.
metonímia.
metáfora.
hipérbole.
prosopopeia.
Considerando a figura de pensamentos, na frase de Martha Medeiros, abaixo, ocorre:
“Ausência física, ausência da voz e do cheiro, das risadas e do piscar de olhos, saudade da amizade que ficará na lembrança e em algumas fotos.”
Apóstrofe
Eufemismo
Gradação
Clímax
Em O inverno nos agasalhava (l.5), tem-se qual figura de linguagem?
Ironia.
Prosopopeia.
Hipérbole.
Hipérbato.
Eufemismo.
No começo do poema, para expressar a incerteza da situação em que o eu-lírico se encontrava, foram empregadas expressões de sentido contrário, como dia e noite, dura e caroável.
A essa figura de linguagem, dá-se o nome de:
Metáfora
Comparação
Antítese
Hipérbole
Eufemismo