

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A flexão de masculino plural em "estendidos" (R.5) indica que essa palavra se refere a "pilares" (R.5), vocábulo que, por sua vez, retoma a idéia de "liberdades" (R.4).
Assinale a alternativa em que a forma verbal no plural está errada em relação à forma verbal no singular:
serei - seremos
hás - haveis
crê - crêm
pores – pordes
Pelo país a fora é consenso que muitos jovens lêm mal ou pouco, não gostam ou não sabem ler.
Assinale a opção que, ao preencher a lacuna correspondente, provoca erro gramatical ou de coerência.
1 - degradadoras
2 - e que por isso apresentam
3 - não obstante
4 - são solicitados
5 - vêm
Na linha 17, o emprego do singular em "vai" justifica-se pelo uso da expressão "é que".
Certo
Errado
Na linha 6, a forma verbal "distingue" está empregada no singular para concordar com o sujeito da oração, "ele".
O verbo entre parênteses deverá ser flexionado numa forma do plural para se integrar adequadamente à seguinte frase:
Embora ainda não (FAZER) dois meses que ocorreu aquela crise, os operadores da Bolsa parecem tê-la esquecido.
A todos que necessitam de boas orientações (RECOMENDAR-SE) que se valham das instruções dos especialistas.
Se o resultado das iniciativas de nossos operadores (DECEPCIONAR) nossos clientes, estaremos em maus lençóis.
A muita gente (FALTAR), no momento de uma decisão crítica, os bons préstimos do acompanhamento de um profissional da CVM.
Não se (DEVER) imputar aos investidores mais ingênuos a responsabilidade por certas crises do mercado financeiro.
No período entre as linhas 13 e 15, a coesão se constrói misturando plural e singular.
Examine as proposições abaixo, preencha as lacunas com a forma verbal adequada, a partir das indicações entre parênteses, e assinale a opção correta, observando a seqüência:
I. _______ seu e-mail para ser mais rápida nossa correspondência. (Mande-me / Manda-me)
II. Não __________ : a consciência denunciar-te-á. (mente / mintas)
III. Se tu ___________ o trabalho, a nota poderá melhorar. (refazeres / refizeres)
IV. Elas não se acanham em dizer o que lhes _________. (convêm / convém)
V. Onde andaste até agora? _______ concluir logo o trabalho! (Vá / Vai)
Mande-me – mente – refazeres – convêm – Vá
Manda-me – mintas – refazeres – convêm – Vá
Mande-me - mintas – refizeres – convém – Vai
Manda-me – mente – refizeres – convém – Vai
Diferentemente das(1) experiências de produção associada e, em especial, dos(2) conselhos operários nas primeiras décadas do século XX, o fenômeno dos empreendimentos gerenciados pelos trabalhadores não têm(3) a sociedade dos produtores livres associados como ponto de referência ou horizonte, mas é o resultado da própria excrescência(4) dos processos de exclusão social — processos esses mais intensificados nos países do chamado Terceiro Mundo. Nesse sentido, não podemos pensar nos pressupostos de uma nova cultura do trabalho como se estivéssemos vivendo atualmente em um processo revolucionário. Temos que analisar os elementos embrionários de um novo sentido do trabalho, a partir das condições concretas de espaço e tempo em que vivemos, buscando(5) apreender suas mediações.
O verbo indicado entre parênteses adotará uma forma do plural, ao se flexionar corretamente na seguinte frase:
Agissem os membros do tribunal de acordo com os cânones da escola Maliki, (redundar) tudo na morte de Amina.
É de se perguntar quantos apedrejamentos (haver) de ocorrer, caso se observasse o mesmo rigor da lei em relação ao adultério masculino.
Por mais razões que (poder) haver para se condenar moralmente um adultério, nenhuma delas tem força para torná-lo um crime.
Acreditam os observadores que um conflito de interpretações entre juizes muçulmanos e juizes laicos (ensejar), provavelmente, uma guerra civil.
Aos fanáticos religiosos não (satisfaz) que se solucionem casos como esse de um modo político, concessivo, conciliatório.
A forma verbal "representam" (l.17) está no plural porque seu sujeito subentendido é operações realizadas em agências.
Assinale a opção que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta.
... com os defeitos e qualidades que se vêem em gente de qualquer parte. (2o parágrafo)
A forma correta de singular do verbo grifado na frase acima, respeitando-se tempo e modo, é
vim.
viu.
vê.
veio.
vem.
Quando você _____ o acervo da biblioteca, observará certamente que ela ______ obras que _______ de diversas culturas.
As lacunas acima são respectivamente preenchidas de forma correta na alternativa:
ver - contêm - provêm
vir - contem - provém
ver - contém - provêem
vir - contém - provêm
O plural na forma verbal "têm", na segunda linha do texto, justifica-se porque a palavra "cidadãos", na primeira linha, também está no plural.
Pelo emprego dos pronomes na primeira pessoa do plural — "nos" (L.1, 16 e 19), "nosso" (L.15) e "nossos" (L.21) — e da forma verbal "Podemos" (L.21), o autor procura compartilhar as idéias com o leitor, inserindo-o no texto.
Para preencher corretamente a lacuna, o verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado numa forma do plural na seguinte frase:
A menos que se ...... (perder) no tempo, essas imagens "higienizadas" testemunharão para sempre a insensibilidade de nossa época.
Uma das marcas dessas transmissões jornalísticas ...... (estar) nas semelhanças que guardam com as imagens de um jogo eletrônico.
Mesmo que não ...... (criar) outros efeitos, esse tipo de transmissão já seria nocivo por implicar a banalização da violência.
Se tudo o que as câmeras captassem ...... (chegar) até nós, sem uma edição maliciosa, nossas reações seriam bem outras.
As pessoas a quem se ...... (dirigir) esse tipo de telejornalismo são vistas mais como consumidores de entretenimento do que como cidadãos.
"Os alunos da UA provêm de todas as faixas etárias, profissões e níveis sociais(...)"
O verbo provir, empregado na frase acima, não está bem conjugado na seguinte alternativa:
Apenas poderíamos aceitar alunos que proviessem de faixas sociais mais baixas.
Teremos prazer em aceitar os alunos que provirem de qualquer faixa social.
Eram muitos os alunos que provinham de faixas sociais mais baixas.
Poucos alunos haviam provindo de faixas sociais mais baixas.