Questões de Concurso sobre Literatura

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.469 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com relação à crônica de Clarice Lispector é correto afirmar que:


A

apresenta o comportamento arredio de uma família que não consegue dialogar.


B

retrata uma cena doméstica de brincadeira de crianças, na qual uma delas resolve desafiar a outra.


C

estabelece uma discussão acadêmica sobre pintura concreta e abstrata.


D

permite descobrir consistências teóricas em torno dos conceitos de concreto e abstrato.


E

particulariza procedimentos de pesquisa, apresentando conceitos de concreto relacionados a linhas.

Comumente escritas para colunas de jornais e revistas, as crônicas são textos geralmente curtos que registram o cotidiano. Considerando, porém, a intenção do escritor, pode‐se concluir mais precisamente que a finalidade dessa crônica é


A

comover o leitor.


B

narrar uma história.


C

transmitir conhecimentos.


D

defender um ponto de vista.


E

descrever os recursos do computador.

A obra ficcional de Machado de Assis confirma os seus pressupostos críticos, sendo dividida comumente em duas fases: a primeira, em que não se configura o instinto de nacionalidade, e a segunda, na qual o instinto de nacionalidade se expressa em uma escrita marcada pelo pitoresco e por figurações do nativismo.


C

Certo


E

Errado

As narrativas naturalistas da França oitocentista são os principais modelos ficcionais de que se vale Machado de Assis para construir um de seus mais célebres romances, Memórias Póstumas de Brás Cubas.


C

Certo


E

Errado

Enumere a característica simbolista mais evidente nos seguintes fragmentos:


1) Esmaiece na messe o rumor da quermesse... – Não ouves este ai que esmaiece e esmorece? É um noivo a quem fugiu a Flor dos olhos amenos, E chora a sua morta, absorto, à flor dos fenos... (Eugênio de Castro)

2) Para as estrelas de cristais gelados As ânsias e os desejos vão subindo, Galgando azuis e siderais noivados De nuvens brancas a amplidão vestindo. (Cruz e Sousa, “Sederações”)

3) O ser que é ser e que jamais vacila Nas guerras imortais entra sem susto, Leva consigo este brasão augusto Do grande amor, da grande fé tranquila. (Cruz e Sousa, “Sorriso interior”)

4) Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. (Alphonsus de Guimarães, “Ismália”)


( ) Interesse pelas zonas profundas da mente (inconsciente e subconsciente) e Pela loucura: os simbolistas manifestavam interesse em explorar zonas da mente humana sobre as quais se conhecia muito pouco, como o sonho e a loucura.

( ) Desejo de transcendência e integração cósmica: em oposição aos limites do mundo físico e material, os simbolistas apreciam situações de viagem interior ou cósmica, integração com os astros, extravasamento e transcendência do mundo real.

( ) Misticismo, religiosidade: os simbolistas são espiritualistas, transcendentais e místicos, ligados tanto ao cristianismo quanto a outras formas de religião. Cruz e Sousa, por exemplo, escreveu poemas que expressam uma concepção particular de catolicismo.

( ) Prioriza a musicalidade: para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de vários recursos como alteração e o eco.


Assinale a alternativa em que a sequência numérica está correta de cima para baixo:



A

2 - 4 - 1 - 3.


B

1 - 3 - 4 - 2.


C

3 - 2 - 1 - 4.


D

4 - 2 - 3 - 1.

O indianismo romântico brasileiro, do qual o romance Iracema, faz parte, configurou-se como um movimento de resgate das tradições literárias dos povos autóctones e de consequente rejeição das tradições literárias europeias.


C

Certo


E

Errado

Depreende-se do texto que o desejo de expressão da cor local ou do instinto de nacionalidade manifestou-se na literatura brasileira apenas durante o período entre o Romantismo e o Realismo.


C

Certo


E

Errado

Sobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afirmativas.

I. A coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas e se manifesta na organização sequencial do texto.

II. A coesão textual é sintática e gramatical, mas também semântica, pois, os mecanismos coesivos se baseiam na relação entre os elementos do texto.

III. A coesão do texto possibilita a manutenção temática e os encadeamentos realizados.

Está correto o que se afirma em:


A
I, apenas.

B
II, apenas.

C
III, apenas.

D
II e III.

E
I, II e III.

A obra de Carlos Drummond de Andrade, que se estende da década de trinta à década de oitenta do século XX, caracteriza-se pela uniformidade de procedimentos poéticos e pela não interferência de novas tendências.


C

Certo


E

Errado

Ao retomar, de maneira acrítica, as formas e os temas poéticos tradicionais, a obra de Carlos Drummond de Andrade aproxima-se, em muitos aspectos, da produzida pela denominada Geração de 45 do Modernismo brasileiro.


C

Certo


E

Errado

Este romance de Machado de Assis, consagrado pela crítica e pelo público, é uma das obras mais representativas da prosa brasileira e de toda a língua portuguesa, tendo como foco narrativo principal a suspeita de Bentinho da traição de sua amada Capitu com o amigo Escobar.


Qual dos romances abaixo de Machado de Assis é o que apresenta as características acima descritas:


A

Memórias Póstumas de Brás Cubas.


B

Memorial de Aires.


C

Helena.


D

Dom Casmurro.

Nesse soneto, a natureza é descrita por meio de elementos referenciais e simbólicos, tal como nos textos produzidos no contexto da literatura de informação quinhentista, em que se verifica, no que se refere aos elementos naturais, o mesmo tipo de abordagem.


C

Certo


E

Errado

Por ser construído com base no jogo de imagens antitéticas, característico do cultismo, o soneto acima pode ser considerado representante do Barroco brasileiro.


C

Certo


E

Errado

Imagem associada para resolução da questão Marque com V as afirmativas comprováveis no texto e com


( ) O poema trabalha a temática do desdobramento do eu.

( ) A sensação do sinistro está presente nas emoções vivenciadas pelo sujeito poético.

( ) A noção do duplo designa a representação do eu que, nesse caso, assume diferentes formas.

( ) O sujeito poético vive a experiência paradoxal de perceber os estados emocionais do duplo.

( ) O eu lírico demonstra compreensão de que a alteridade faz parte de seu processo identitário.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a



A

V V F F V


B

V F V F V


C

F V F V F


D

F F V V F


E

V V V V V

A representação do índio é frequente em obras do Romantismo brasileiro, não apenas nos romances históricos ou regionalistas, mas também em romances urbanos e de costumes, como em Senhora.


C

Certo


E

Errado

Do ponto de vista linguístico, o texto literário, assim como o não literário, também apresenta características diferenciadas. Embora, em muitos casos, os aspectos formais do texto se conformem aos padrões da escrita, sempre a composição verbal e a seleção dos recursos linguísticos obedecem à sensibilidade e a preocupações estéticas.

Sob essa orientação, o professor deve promover nos estudos de textos literários, e não literários, a exemplo do texto de Humberto Eco, a ideia de que:


A
o texto não literário está livre para romper os limites linguísticos sintáticos e semânticos traçados pela língua, sinônimo de matéria-prima dos instrumentos de comunicação e expressão.

B
a exploração subjetiva das palavras, por exemplo, em algumas passagens do texto permite afirmar que a linguagem é artística, e o universo descrito é novo e faz parte do imaginário do autor, entretanto, sem perder sua interação com o mundo real.

C
os signos não verbais do texto ampliam os sentidos expostos pelo autor, revelando emoção, pessoalidade e simbologia através da qual as construções denotam caráter único.

D
a intencionalidade discursiva, característica textual marcante em produções predominantemente literárias, pauta-se por despertar no interlocutor unicidade interpretativa, nutrida pela finalidade de informar, eliminando traços de subjetividade.

E
no que tange à linguagem, nota-se a ausência de metáforas que poderiam simbolizar a capacidade imaginativa e argumentativa do autor.
No Brasil, a abolição se deu no dia 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea. A relativização dessa liberdade concedida é resumida numa epígrafe do poeta Santiago Dias, ao aludir à impossibilidade de inserção social dos afro-brasileiros. Assinale a alternativa que apresenta os versos que resumem a epígrafe citada acima.

A
Soltaram meus braços/ Mas fecharam janelas e portas.

B
Ele partiu sem rancores, sem tristeza e nos deixou uma lição de vida.

C
A solidão apavora e a lembrança do passado entristece.

D
É nesse caminho que sigo semeando a esperança para um futuro melhor.

E
Deixou um caminho feito com foice e machado.

Fialho de Almeida e Ramalho Ortigão são os “dois grandes críticos” (L.9) que não demonstraram nem complacência nem conservadorismo em relação à necessidade de recuperar aspectos da língua e da literatura de Portugal.


C

Certo


E

Errado

Em alguns poemas, a exemplo de Operário no Mar e Morte do leiteiro, Drummond busca retratar personagens característicos das classes subalternas brasileiras, o que também é feito pelos autores das narrativas regionalistas da chamada Geração de 30.


C

Certo


E

Errado

Nesse texto, a figuração literária da índia Iracema, realizada com base em procedimento comparativo, aproxima a personagem dos elementos naturais e resulta na representação de sua integração à natureza.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado