

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Marque a alternativa incorreta quanto à classificação dos elementos mórficos destacados nas seguintes palavras:
Bondoso - OSO - sufixo.
Viajamos - MOS - desinência número-pessoal.
Cantávamos - CANTÁVA - radical.
Vender - E - vogal temática verbal.
De acordo com a morfologia, os seguintes componentes fazem parte da estrutura das palavras: raiz, radical, tema, afixo, prefixo, desinência nominal e verbal, vogal temática, vogal e consoante de ligação.
Certo
Errado
A morfologia é o ramo da linguística que se dedica à análise da estrutura interna das palavras e aos processos de formação lexical. Nesse aspecto, assinale a alternativa em que todas as palavras são provenientes de radical latino.
Cesariana − Ângulo − Auditório.
Antagonista − Pedagogo − Atmosfera.
Agronomia − Alfabeto − Antologia.
Monarca − Problema − Biblioteca.
Em relação à morfologia, analise as afirmativas a seguir:
I.Toda palavra substantivada é considerada masculina.
II."As águas do rio estavam tranquilas ao amanhecer, refletindo o céu claro como um espelho". A locução adjetiva "do rio" pode ser substituída pelo adjetivo "pluviais".
III.Os vocábulos "beijo" e "vento" são considerados substantivos abstratos.
IV."Se ela tivesse completado o curso a tempo, poderia ter aproveitado a nova oportunidade de emprego." A expressão destacada está no pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo.
V."Aquele cinto custou barato porque foi comprado na liquidação." A expressão destacada é um adjetivo.
Estão corretas:
Apenas I e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, IV e V.
Apenas I, II, III e V.
Analise a informação seguinte.
“É uma área da linguística focada no significado das palavras e dos sons bem como na relação entre o sentido e a estrutura desses elementos dentro do enunciado. É o estudo do significado nos mais diversos níveis do discurso, estudando como a estrutura de sons, sílabas, palavras e enunciados impacta em seu significado e em sua compreensão. É por meio deste conteúdo que se desenvolvem conceitos como o de palavras sinônimas, antônimas ou parônimas, de conotação e denotação, de ambiguidade e polissemia, entre outros".
A informação contém elementos que identificam corretamente:
Morfologia.
Sintaxe
Regência.
Morfossintaxe.
Semântica.
A morfologia da Língua Portuguesa é a parte da gramática que estuda a estrutura e a formação das palavras.
Certo
Errado
Em relação à morfologia e sintaxe, à luz do que preconiza Bechara, analise as assertivas que seguem:
I. A parte central da gramática pura é a morfossintaxe, também com menos rigor estudada como dois domínios relativamente autônomos: a morfologia e a sintaxe.
II. A morfologia estuda as palavras e suas ‘formas’.
III. A sintaxe estuda as combinações materiais ou funções sintáticas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
FRANÇOIS MAURIAC (1885-1970)
Nascido em Bordeaux, de uma família burguesa abastada e católica, François Mauriac estudou literatura em sua cidade natal e em Paris antes que a riqueza familiar lhe permitisse devotar-se inteiramente à literatura. O primeiro verdadeiro sucesso chegou na década de 1920, com a publicação do romance O beijo ao leproso.
Os primeiros romances de Mauriac retratam o universo da burguesia provinciana de sua infância. A atmosfera é sufocante e destituída de moral, mas as intenções religiosas não estão aparentes à primeira vista. Abalado por uma crise religiosa entre 1928 e 1931, Mauriac batalhou com aquilo que enxergava como o dilema de todo autor cristão: como descrever a perversidade humana sem expor o leitor à tentação.
A mudança dramática em sua obra subsequente fica evidente.ao se compararem os dois livros mais conhecidos de Mauriac. Em Thérèse Desqueyroux, a heroína tenta assassinar o marido para escapar de uma vida asfixiante. Embora o retrato psicológico de Thérèse seja compassivo, está claro que suas ações só servirão para enredá-la ainda mais. Porém, em seu romance mais bem-sucedido, O nó de víboras, a má vontade do protagonista em relação a sua família e sua cobiça são superadas pelo despertar espiritual. Além da ficção e da poesia, Mauriac foi um jornalista de destaque, autor de eloquentes artigos políticos para diversos jornais. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi um dos mais atuantes escritores da Resistência Francesa, e depois foi um proeminente defensor de Charles de Gaulle, Também divulgou amplamente suas posições em relação à própria literatura, procurando se justificar junto aos críticos e delinear suas intenções morais. Em 1952, Mauriac recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, pela “profunda percepção espiritual e intensidade artística que empregou, em seus romances, para penetrar no drama da vida humana”. (PATRICK, Julian. Grandes Escritores. Rio de Janeiro: Sextante, 2009, p. 286).
Na frase (...) estudou literatura em sua cidade Natal (...), a palavra “em” possui a seguinte classificação gramatical:
advérbio.
preposição.
artigo.
verbo.
numeral.
Na palavra LEVANTAMENTO, o elemento mórfico destacado é classificado como:
sufixo
prefixo
desinência
vogal temática
Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “desorganização” (l. 21):
I. A palavra foi formada por um processo chamado derivação parassintética.
II. Um sinônimo possível para a palavra seria “desordem”.
III. Trata-se de um substantivo uniforme comum de dois gêneros.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Os morfemas nas línguas exercem várias funções na palavra, pois podem constituir sua base essencial, ampliar e modificar seu sentido ou sua classe gramatical, flexioná-la e colocá-la em um contexto sintático, ou mesmo ligar termos em uma sentença. Os usuários devem saber utilizar habilmente o conhecimento, mas, para isso, é necessário dominar algumas particularidades da morfologia e das habilidades (meta)linguísticas relativas à morfologia. Assim, para relacionar a articulação entre os saberes da morfologia e da sintaxe, é primordial
isolar os elementos fonográficos e trabalhar, na sala de aula, os aspectos relacionados ao vocabulário de uma língua.
reconhecer a composição dos elementos constituintes das palavras e vocábulos, suas funções dentro das orações e papel semântico no contexto.
buscar a função na oração sugerida pela análise sintática e estabelecer os caminhos para a análise.
proceder para uma análise textual produtiva, partindo para uma análise crítica de conteúdos.
Assinale a alternativa em que se encontra uma palavra formada pelo(s) mesmo(s) processo(s) que “desmotivação” (terceiro parágrafo):
Produtividade.
Estudo.
Bem-estar.
Desânimo.
Inabilidade.
A morfologia é tradicionalmente a parte da gramática que estuda a combinação de palavras ou sintagmas para formar frases, bem como a função dessas palavras ou sintagmas dentro da frase.
Certo
Errado
Tendo em vista os elementos mórficos que compõem os vocábulos, qual é a alternativa INCORRETA?
A forma verbal “confundo” (l. 16) apresenta vogal temática alomórfica.
Em “supusésseis” (l. 17), existe uma desinência modotemporal.
Há, em “notou” (l. 14), desinência numeropessoal.
Consta de “examina” (l. 01) vogal temática.
Em relação ao processo de formação de palavras, assinalar a alternativa que apresenta uma palavra formada por derivação prefixal e sufixal:
Planalto.
Infeliz.
Amoral.
Deslealmente.
Censura.
Leia o excerto a seguir.
“Murmurinha, como se procurasse na memória algo que não sabe o que é. Segunda-feira, pai. Ah, sim. O plural dos nomes compostos. Ao menos isto não terá mudado”.
A parte da gramática que estuda o substantivo e o plural dos nomes compostos é a
sintaxe.
fonética.
estilística.
semântica.
morfologia.
Contém prefixo e sufixo em sua estrutura a palavra
desconfinamento.
isolamento.
consultório.
catastrofismo.
Texto 05
Para Carone (1991), quando duas (ou mais) unidades se articulam sucessivamente, forma-se um sintagma.
Para a autora, no âmbito da análise sintática, o sintagma resulta de uma articulação em que o núcleo é o termo central (= termo determinado) e o outro elemento é o termo marginal (= termo determinante), como, por exemplo, na frase "Tomei um sorvete que estava uma delícia.", em que podemos reconhecer o termo determinado "sorvete" e o determinante "que estava uma delícia".
Caso haja mais de duas unidades, apenas uma será o termo determinado; as demais serão termos determinantes, como, por exemplo, na frase "Tomei um sorvete de chocolate que estava uma delícia.", em que podemos reconhecer ainda o determinante "de chocolate".
De acordo com o Texto 05, no plano morfológico, a estrutura “elemento central + elemento (s) marginal (is)” pode ser exemplificada pelo seguinte vocábulo:
Livro.
Mesa.
Pessoa.
Cadeira.
Lealdade.
No que se refere à estrutura e aos processos de formação de palavras retiradas do texto, avalie as afirmações que seguem:
I. Os vocábulos ‘profundamente’ e ‘resolvermos’ são formados por sufixação.
II. Em ‘ilimitado’ ocorrem prefixo e sufixo.
III. A palavra ‘automóveis’ é exemplo de hibridismo, nome dado à formação de palavras com elementos de idiomas diferentes.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
De acordo com a análise sintática e morfológica, sabe-se que uma expressão expletiva ou de realce não têm função sintática.
Assinale a alternativa que apresenta a expressão expletiva “é que”.
A verdade é que saíram.
Este é que fez a proposta.
Ele é que merece a premiação.
Nós é que somos catarinenses.
Por que saíram? É que precisavam ir ao jogo.