

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise o texto abaixo.
Surpreendentemente, os cientistas observaram que as abelhas não apenas seguem padrões pré-estabelecidos de voo, mas também ajustam suas rotas conforme mudanças climáticas sutis. Essa capacidade extraordinária sugere que, além de instintos biológicos, existe uma forma primitiva de aprendizado cognitivo. Entretanto, alguns críticos argumentam que tais interpretações podem exagerar a complexidade do comportamento animal, confundindo adaptação com raciocínio deliberado.
Observe as afirmativas a seguir, considerando classes de palavras e funções sintáticas.
I - Em “Surpreendentemente”, o vocábulo atua como advérbio de modo, modificando o verbo “observaram” de forma circunstancial.
II - O termo “cientistas” funciona como sujeito simples da oração principal, sendo um substantivo comum plural.
III - Em “além de instintos biológicos”, o núcleo “instintos” é um substantivo concreto, indicando algo existente no mundo real.
IV - O vocábulo “deliberado” em “raciocínio deliberado” é adjetivo, exercendo função de adjunto adnominal restritivo, qualificando o substantivo “raciocínio”.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Leio o TEXTO III e responda à questão 5.
TEXTO III
"Respeitadas as especificidades da família e da escola, essas instituições podem, sim, estabelecer parcerias produtivas a favor do êxito escolar. Foi isso o que expressou um grupo de professores que participou de um minicurso na semana passada. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura tocantinense e abordou a relação família e escola, seus limites e possibilidades. A tentativa foi a de compreender quais são os limites de cada qual nos processos de escolarização e quais podem ser as possibilidades de trabalhos institucionalmente compartilhados. Em tese, a família e a escola têm papéis sociais bastante específicos; porém, não antagônicos. Podem mesmo, em muitas circunstâncias, ser complementares: se à família cabe cuidar, a escola responsabiliza-se pelo ensinar."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/cuidar-ensinar-pensando-as-relacoes-familiaescola.htm. Acesso em: 16 de junho de 2025.
Sobre os elementos coesivos e a estrutura sintática do texto, é INCORRETO afirmar:
“Respeitadas as especificidades da família e da escola, essas instituições podem, sim, estabelecer parcerias produtivas a favor do êxito escolar. Foi isso o que expressou um grupo de professores [...].” O termo em destaque é um pronome demonstrativo e retoma a informação do período anterior.
“Foi isso o que expressou um grupo de professores que participou de um minicurso na semana passada.” A palavra “que”, em destaque, é um pronome relativo e tem como referente a expressão “um grupo de professores”.
O substantivo “evento” em “O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura tocantinense e abordou a relação família e escola, seus limites e possibilidades.” é um elemento coesivo anafórico, já que retoma “um minicurso”, expresso no período anterior.
“Em tese, a família e a escola têm papéis sociais bastante específicos [...].” No trecho anterior, a forma verbal “têm” possui acento por se referir ao sujeito composto “a família e a escola”.
A conjunção “porém” em “Em tese, a família e a escola têm papéis sociais bastante específicos; porém, não antagônicos.” pode ser substituída, sem comprometer o sentido, por “por conseguinte”.
A oxitocina também intensifica o sistema de recompensas, levando animais a priorizar estímulos sociais.
Em relação à sintaxe do período, é CORRETO afirmar que se trata de:
período simples, constituído por um único verbo no núcleo do predicado, sem expansão oracional.
período composto por coordenação assindética, em que as orações se organizam por justaposição.
período composto por subordinação, em que a oração reduzida de gerúndio exerce função de adjunto adverbial de consequência.
período composto por subordinação substantiva, em que a oração reduzida exerce função de objeto direto.
Acerca de aspectos gramaticais diversos, analise as assertivas, julgando-as V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O sujeito do verbo Vejo (1.56) é simples.
( ) Na frase No instante em que escrevo esta crônica (l.1), a palavra esta é um pronome demonstrativo.
() A palavra lixo (l.44), considerando o som da letra x, apresenta mais fonemas do que letras.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parenteses, na ordem em que aparecem?
F-F-F.
V-V-F.
V-V-V.
F-V-F.
Sobre a oração em destaque na frase: “tirei um colete velho, em cujo bolso trazia as cinco moedas de ouro”, assinale a opção incorreta.
Trata-se de uma oração adjetiva explicativa.
O pronome “cujo” concorda em gênero e número com o termo posterior.
“Em cujo bolso” apresenta noção locativa.
O pronome “cujo” indica um valor semântico de posse.
É possível o uso de artigo definido depois do pronome “cujo”.
Em relação aos aspectos gramaticais assinalados, é correto afirmar que, na frase
“...descolado da condição material necessária à produção da vida em abundância...”, a expressão grifada exemplifica um caso de regência nominal.
“Sustentabilidade tornou-se um lema corporativo...” e em “...mas perdemos a chance...”, os verbos são intransitivos, ou seja, dispensam complementos verbais.
“Esse humano, que se divorciou da teia da vida, precisa escapar da ilusão do ego narcisista...”, o termo destacado introduz uma oração que funciona como substantivo.
“Menos de três décadas nos elevaram à marca de 1,5 ºC sobre o limite do clima viável no planeta.”, o sinal indicativo de crase, por ser opcional, mantém a correção gramatical.
“Lembremos que, até a década de 1990, ou seja, anteontem ainda havia possibilidade...”, os termos grifados indicam circunstância de intensidade e de afirmação, respectivamente.
Analise a frase a seguir: “O avanço tecnológico, aliado à capacidade humana de inovar, tem transformado de maneira acelerada a forma como nos comunicamos”. Com base nos aspectos de morfossintaxe, considerando classes de palavras e funções sintáticas, assinale a alternativa correta.
“Aliado à capacidade humana de inovar” constitui oração reduzida de particípio com valor adjetivo, funcionando como adjunto adverbial de causa do verbo “tem transformado”.
Em “de maneira acelerada”, o núcleo é o substantivo “maneira”, modificado pelo adjetivo “acelerada”; o conjunto funciona como adjunto adverbial de intensidade.
“Tem transformado” forma uma locução verbal em que “ter” atua como verbo auxiliar, indicando ação habitual com relevância no momento da enunciação.
O vocábulo “como” introduz oração subordinada adverbial conformativa, que exerce função de adjunto adverbial do núcleo nominal “forma”.
O sujeito da oração principal é composto, formado por “avanço tecnológico” e “capacidade humana de inovar”, coordenados pela expressão “aliado a”.
Com base na análise sintática e semântica da oração e do período, analise o trecho abaixo, adaptado do texto, e assinale a alternativa correta.
“Por isso, me distanciei um pouco dos ratos de biblioteca comovidos com os livros ostentação de uma certa EX-BBB, dobrei a meta do pace e, em prol deste diário, perambulei errante pela cidade histórica”.
O termo “Por isso” exerce a função de adjunto adverbial de causa, estabelecendo relação semântica causal com a oração principal.
“Me distanciei um pouco dos ratos de biblioteca” é oração coordenada sindética, pois não depende sintaticamente das demais orações do período.
O núcleo do predicado em “dobrei a meta do pace” é um verbo transitivo direto, cujo objeto é “a meta do pace”.
segmento “em prol deste diário” exerce função de complemento nominal do substantivo “perambulei”.
As três orações que compõem o período apresentam relação de subordinação, caracterizando-se como orações subordinadas substantivas.
Sobre o trecho “A escola investe em ambientes digitais de aprendizagem...” (10§), a análise da função morfossintática, só está correta na opção:
Em ambientes digitais de aprendizagem = objeto indireto.
A escola = sujeito elíptico
Investe = verbo intransitivo
Em = conjunção subordinativa
De = pronome relativo.
Observe as frases:
I. Na verdade, não existem meninos de rua.
II. Existem meninos na rua.
Avalie as afirmativas feitas sobre elas.
1. Em I, a expressão “na verdade” pode ser colocada depois do verbo sem prejuízo de sentido ou de gramática.
2. Em II, o verbo pode ser trocado por “haver”, mantendo o mesmo tempo e pessoa verbal.
3. Em I, se for retirado o adjunto adverbial de negação, o sentido da frase seria alterado.
4. Em II, o verbo é intransitivo.
5. Em I, o sujeito é indeterminado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Um dicionário de língua portuguesa traz uma série de informações sobre a preposição de; a frase abaixo – do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis - em que há um erro na exemplificação fornecida, é:
Morfologicamente, participa da formação de locuções prepositivas: “Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da Lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos.”
Morfologicamente, participa da formação de locuções adverbiais: “Já ele ria, já brincava, tinha o ar do costume; a ferida sarou de todo.”
Morfologicamente, faz parte de locuções verbais: ““A casa era a da rua de Mata-cavalos, o mês novembro, o ano é que é um tanto remoto, mas eu não hei de trocar as datas à minha vida só para agradar às pessoas que não amam histórias velhas.”
Sintaticamente, pode introduzir um adjunto adverbial: “Nas horas de lazer vivia olhando ou jogava. Uma ou outra vez dizia pilhérias.”
Sintaticamente, pode introduzir um complemento nominal: “— Mana Glória, pois um tamanhão destes tem medo de besta mansa?”
Ao observar as formas de particípio em “A vida é rara, deve ser cuidada, cultivada, mantida.” (1º§), é correto afirmar, segundo à morfossintaxe, que elas são:
coordenadas em relação a “deve ser” e funcionam como complementos nominais.
subordinadas em relação ao verbo “é” e funcionam como objeto direto.
coordenadas entre si e exercem a função sintática de predicativo do sujeito.
subordinadas entre si e funcionam como adjunto adnominal de “vida”.
“A biografia dos poetas é revelada pelas palavras, pelos poemas que escrevem.” (Myriam Fraga)
Assinale a alternativa cujos elementos preenchem corretamente as lacunas a seguir, na mesma ordem, em relação à palavra destacada no período.
“Trata-se de uma palavra de natureza ______________ que introduz uma oração de valor _____________ com o sentido de ______________ e que pode ser substituída adequadamente por ‘_________’.”
pronominal / adjetivo / explicação / cujos
pronominal / adjetivo / restrição / os quais
conjuntiva / adverbial / consequência / quantos
adjetiva / substantivo / finalidade / quem
conjuntiva / adverbial / causa / quais
No excerto “Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito” (6º§).
I- O pronome oblíquo está em posição proclítica.
II- Em “o livro” e “comprimindo-o”, observa-se que o elemento “o” recebe a mesma classificação morfológica.
III- O primeiro “o” funciona como um determinante de “comprimindo”.
IV- O segundo “o” é um pronome oblíquo e está funcionando como objeto direto.
É CORRETO o que se afirma em:
IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
II, apenas.
Considerando as regras de concordância nominal, analisar os itens.
I. Na galeria, nós vimos belos retratos e esculturas.
II. Estamos quites com as nossas dívidas.
III. Os documentos estão anexo ao e-mail.
IV. Minhas tias são lusas-brasileiras.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens I e III.
Apenas nos itens I, III e IV.
Apenas nos itens II, III e IV.
Em todos os itens.
Considerando a estrutura do período composto “Explicou-me que se tratava de uma história, um romance, exigiu atenção e resumiu a parte já lida.”, analise as assertivas a seguir.
I- Explicou-me exerce a função sintática de oração principal em relação à “que se tratava de uma história, um romance”.
II- Que, no período composto em análise, exerce a função de conjunção integrante.
III- Que, no período composto em análise, exerce a função de pronome relativo.
IV- Há a presença de orações coordenadas e subordinadas no período.
V- Há a presença de oração coordenada sindética aditiva na composição do período.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I, III, IV e V.
I, II, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I e II.
Sobre esse assunto, analise a sentença a seguir:
"Embora eu não goste de fazer exercícios, faço porque sei que são importantes".
Assinale a alternativa que apresenta a análise correta sobre os elementos das orações e suas relações.
O conectivo "embora" inicia a sentença estabelecendo uma relação que pode tanto ser denominada de oposição quanto de concessão, pois apresenta uma ideia que não impede que a ação principal aconteça.
Uma substituição adequada para o uso do conectivo "porque" e que manteria o mesmo sentido da relação entre as orações seria pela conjunção "assim sendo".
A conjunção "porque" (escrita de maneira junta e sem acento) deve ser utilizada em perguntas para questionar o motivo ou razão de algo
As conjunções "também", "não obstante" e "bem como" apresentam a mesma relação de sentido que "embora" na construção das oração do enunciado da questão.
A frase a seguir apresenta a mesma relação de sentido que aquela expressa no enunciado: "Não estudo matemática porque preciso, mas porque gosto".
Assinale a alternativa correta sobre a estruturação sintática predominante do texto e seu efeito discursivo.
Exploram-se as orações subordinadas, uma vez que os períodos complexos contribuem para a angústia dos personagens.
Observam-se orações subordinadas, tendo em vista as atribuições circunstanciais relacionadas a ações principais dos personagens.
Notam-se orações coordenadas, que indicam a sucessão de ações na caminhada dos personagens.
Percebem-se orações coordenadas, com o sentido de contribuir com o lento passo dos personagens fugindo da seca.
Destacam-se orações coordenadas e subordinadas, de modo que se constata a confusão da ausência de rumo certo dos personagens.
Leia, a seguir, o poema intitulado “Vou-me embora para pasárgada”, de Manuel Bandeira, e responda à questão 10.
Vou-me embora pra Pasárgada
Manuel Bandeira
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d’água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcaloide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
Fonte: BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Rio de Janeiro: Editora Global, 1930.
Após leitura do poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira, analise, como verdadeiras (V) ou falsas (F), as afirmativas a seguir.
I. No verso “Vou-me embora pra Pasárgada”, o termo em destaque apresenta a colocação pronominal denominada mesóclise, que é bem comum nos textos dos escritores do cânone literário;
II. Nos versos “De tal modo inconsequente\ Que Joana a Louca de Espanha”, o termo em destaque classifica-se como pronome relativo;
III. No verso “Vou-me embora pra Pasárgada”, o termo “pra” não se adequa ao uso da norma-padrão e deve ser, imediatamente, corrigido;
IV. Os verbos “escolherei”, “farei”, “andarei”, “montarei” e “subirei” estão conjugados na primeira pessoa do singular do futuro do presente do modo indicativo.
Após análise das afirmativas, conclui-se que a sequência correta é:
V - V - V - F.
V - V - F - F.
V - V - F - V.
F - F - V - V.
F - F - F - V.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro” e (F) significa “Falso”, a sequência correta das proposições sobre a ocorrência de crase na linha 26 é, respectivamente:
( )- Ocorre em função da regência nominal de seu antecessor;
( )- A substituição de “grande ingestão” por termos masculinos de mesmo valor semântico manteria a crase;
( )- Surge da união da preposição “a” com o artigo “a”;
( )- Seu antecessor tem regência direta.
F-F-V-F.
V-V-F-F.
F-V-F-V.
V-F-V-F.