

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, algumas palavras tiveram alteração na escrita. Assinale a alternativa em que a palavra foi escrita CORRETAMENTE após o Acordo.
idéias.
vôo.
ação.
tranqüilidade.
heróico.
Segundo Bechara (2024), as normas ortográficas vigentes estabelecem critérios para a representação gráfica das palavras, abrangendo aspectos como acentuação e emprego do hífen em diferentes estruturas vocabulares.
Considerando as regras ortográficas vigentes, analise as assertivas a seguir.
I.As formas "autoescola" e "infraestrutura" são grafadas sem hífen porque, nesses casos, a vogal final do primeiro elemento difere da vogal inicial do segundo.
II.A palavra "micro-ondas" mantém o hífen porque o primeiro elemento termina com a mesma vogal que inicia o segundo elemento.
III.As formas "antissocial" e "contrarregra" são grafadas com duplicação das consoantes "s" e "r", respectivamente, quando essas consoantes iniciam o segundo elemento após prefixos terminados em vogal.
IV.As palavras "idéia" e "assembléia" conservam o acento agudo por apresentarem ditongo aberto tônico "éi" em palavras paroxítonas.
Está correto o que se afirma em:
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Conforme as normas ortográficas vigentes, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas dos trechos a seguir, retirados do texto:
• “O discurso flui por livre associação de ideias, costurando de forma vertiginosa fragmentos de notícias cotidianas, ________ histórica e saltos temporais bruscos”.
• “Produz-se um efeito de profundidade pelo excesso de conexões herméticas e ____________”.
• “O saber, dessa forma, deixa de ser um bem comum e se transforma em um espetáculo de conhecimento __________ e privativo”.
erudição – hipercomplexas – inalcançável
herudição – hipercomplexas – inalcançável
erudição – hiper-complexas – inalcansável
herudição – hipercomplexas – inalcansável
erudição – hiper-complexas – inalcançável
Levando em consideração a escrita das palavras, assinale aquela que apresenta inadequação ortográfica.
Excepcional;
Extraordinário;
Excreção;
Excrevinhar.
Considerando as regras de ortografia oficial da língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:
A palavra "previlégio" apresenta grafia correta por possuir relação com o termo "privado".
A palavra "exceção" apresenta grafia correta conforme a norma-padrão da língua portuguesa.
A palavra "beneficiente" apresenta grafia adequada conforme a formação do vocábulo derivado.
A palavra "enchergar" apresenta grafia correta por manter relação fonética com outros termos.
A palavra "excessão" apresenta grafia adequada por representar a pronúncia utilizada em algumas regiões.
A análise de um texto exige não apenas a compreensão de seu conteúdo, mas também a observação dos recursos linguísticos empregados em sua construção. Considerando os aspectos fonológicos, morfológicos e ortográficos presentes no texto, examine as afirmativas a seguir.
I. A palavra "âmbito" recebe acento gráfico por obedecer à regra de acentuação das palavras proparoxítonas.
II. Na palavra "conexões", a letra x representa dois fonemas distintos.
III. As palavras "convivência" e "conviver" pertencem à mesma família lexical, pois derivam do mesmo radical e preservam relação de significado.
Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
"Os pesquisadores monitoraram macacos-de-gibraltar que vivem em Gibraltar, um território britânico no extremo sul da Espanha, entre agosto de 2022 e abril de 2024."
Com base na ortografia correta da palavra empregada no texto e também em outras palavras fora desse contexto, relacione as colunas a seguir:
Coluna A
1.macacos-de-gibraltar; formiga-branca; cão-de-guarda.
2.heroico; abençoo; feiura.
3.troféus; heróis; anzóis.
4.ultrassom; manda-chuva; circunavegação.
Coluna B
(__)Palavras que sofreram alteração após o Acordo Ortográfico.
(__)Duas palavras grafadas corretamente e uma incorretamente.
(__)Palavras que não sofreram alteração após o Acordo Ortográfico.
(__)Uma palavras grafada corretamente e duas incorretamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica corretamente.
2, 4, 3, 1.
2, 1, 3, 4.
1, 2, 4, 3.
3, 4, 1, 2.
Em qual das frases abaixo ocorre ERRO gramatical?
“Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito”.
“Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa”.
“Um beijo teu, no entanto, á de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo”.
“A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...”.
“Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã”.
A respeito da correta ortografia, marque os itens com (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correspondente.
( ) A expressão “acerca de” equivale a respeito de, sobre. “Há cerca de” indica tempo transcorrido e “cerca de” significa aproximadamente.
( ) Usamos “senão” como conjunção alternativa (= ou), ou adversativa (= mas) e também com o valor de exceto. “Se não” é conjunção condicional (= caso), ou integrante se seguida de advérbio de negação.
( ) A afirmação “ao encontro de” significa a favor de, na direção de. Já “de encontro a” indica contrariedade, em oposição.
( ) Utilizaremos “ao invés de” para indicar ao contrário de e “em vez de”, no sentido de no lugar de.
V - V - V - V.
V - V - V - F.
V - F - V - V.
F - V - V - V.
A respeito da ortografia oficial da língua portuguesa e dos fenômenos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
O termo “tudólogo” é um neologismo e não consta nos registros formais dicionarizados da língua.
O vocábulo “online” é considerado um estrangeirismo e, por isso, não deve ser usado em textos formais.
O vocábulo “checar” tem dupla grafia e também pode ser escrito como “xecar”.
O termo “compilados” está grafado de maneira errônea, sendo a grafia correta “compilhados”.
"Já um mito indígena-europeu considera que a rota teria sido usada por Sumé, uma divindade branca que teria chegado do oceano, para seguir rumo ao oeste."
Considerando a ortografia dos vocábulos presentes no trecho, bem como daqueles fora do contexto, analise as afirmativas a seguir:
I.O vocábulo 'indígena-europeu' está grafado corretamente com hífen, assim como os vocábulos 'bem-dito', 'bem-vestido' e 'mal-entendido.
II. O vocábulo 'chegado' está grafado corretamente com 'ch', assim como os termos da frase "Durante a recepção, o anfitrião serviu ponche na baichela e voltou a encher os copos dos convidados".
III. As palavras 'para' e 'pelo' são exemplos de vocábulos que, segundo o Novo Acordo Ortográfico, não recebem mais acento, pois são paroxítonas e correspondem a formas homógrafas, o que justifica a supressão do acento.
IV. O vocábulo 'já' grafa-se com 'j', assim como os vocábulos da frase a seguir: A sabujice do rapaz ficou evidente quando ele elogiou o traje típico dos moradores sobre o jirau.
É correto o que se afirma em:
I e IV apenas.
II e IV apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Leia os enunciados abaixo, inspirados no texto, observando a forma como as palavras estão escritas. Em seguida assinale a única alternativa em que todas as palavras se encontram adequadas em relação à ortografia oficial da Língua Portuguesa.
Dizer que os jovens da Geração Z não são comprometidos com o trabalho é uma visão retrógada.
Os jovens da Geração Z têm verdadeira obcessão pelo crescimento profissional.
Os líderes mais velhos devem evitar o uso de linguagem capiciosa com os jovens da Geração Z.
O desejo de rápida ascensão profissional marca os jovens da Geração Z.
Tratando-se da correta ortografia, leia os itens e determine a alternativa precisa.
I- Aonde você vai?
II- Onde você mora?
III- Mantenha-me a par de tudo o que acontecer.
IV- As moedas fortes mantêm o câmbio praticamente ao par.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Os municípios brasileiros que promovem políticas públicas e _____ tratamento digno e _____ ativo às pessoas idosas já podem ser reconhecidos com o título Cidade Amiga do Idoso. A iniciativa garante ao local a divulgação do título para _____ turismo, comércio e gerar mais empregos.
[...] A legislação estabelece as regras para que os municípios possam se candidatar ao título. Entre elas, a existência de ações de _____ e valorização dos idosos nos setores de transporte, moradia, saúde, emprego, em prédios públicos e espaços abertos. Também são consideradas as iniciativas que promovam segurança, participação, respeito e _____ social, comunicação e informação e o apoio comunitário à pessoa idosa.
(Disponível em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2026-07/cidade-amiga-do-idoso-reconhece-politicas-publicas-municipais. Acesso em: 28 jul. 2026. Adaptado.)
Observando a ortografia, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas no texto:
açeguram − envelhescimento − impussionar − incerção − inclusão.
asceguram − envelhecimento − impuscionar − insserção − incluzão.
aseguram − envelhesimento − impulcionar − inserção − inclusão.
asseguram − envelheçimento − impulsionar − inçerção − inclussão.
asseguram − envelhecimento − impulsionar − inserção − inclusão.
"Como a psicologia educacional melhora o uso da IA no ensino-aprendizagem."
Considerando a ortografia dos vocábulos presentes no texto-base, analise as afirmativas a seguir.
I.O vocábulo 'ensino-aprendizagem' está corretamente hifenizado, assim como os vocábulos 'bem-te-vi', 'arco-da-velha' e 'cor-de-rosa', casos consagrados pelo uso ou pela regra.
II.A forma verbal 'veem' perdeu o acento circunflexo porque, a partir do Acordo Ortográfico de 1990, as palavras paroxítonas terminadas em hiato duplo 'oo' ou 'ee' deixaram de ser acentuadas, regra que também se aplica a 'creem', 'deem' e 'leem'.
III.Diferentemente de 'ensino-aprendizagem', as locuções, em regra, não são hifenizadas pela norma vigente, como ocorre em 'cão de guarda' e 'café com leite'.
IV.O vocábulo 'tem', por ser monossílabo tônico terminado em 'em', não recebe acento pela regra geral dos monossílabos; já sua forma plural, 'têm', mantém o acento circunflexo como acento diferencial, exceção preservada pelo Acordo Ortográfico para distinguir singular e plural.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
"Como a psicologia educacional melhora o uso da IA no ensino-aprendizagem."
Considerando a ortografia dos vocábulos presentes no texto-base, analise as afirmativas a seguir.
I.O vocábulo 'ensino-aprendizagem' está corretamente hifenizado, assim como os vocábulos 'bem-te-vi', 'arco-da-velha' e 'cor-de-rosa', casos consagrados pelo uso ou pela regra.
II.A forma verbal 'veem' perdeu o acento circunflexo porque, a partir do Acordo Ortográfico de 1990, as palavras paroxítonas terminadas em hiato duplo 'oo' ou 'ee' deixaram de ser acentuadas, regra que também se aplica a 'creem', 'deem' e 'leem'.
III.Diferentemente de 'ensino-aprendizagem', as locuções, em regra, não são hifenizadas pela norma vigente, como ocorre em 'cão de guarda' e 'café com leite'.
IV.O vocábulo 'tem', por ser monossílabo tônico terminado em 'em', não recebe acento pela regra geral dos monossílabos; já sua forma plural, 'têm', mantém o acento circunflexo como acento diferencial, exceção preservada pelo Acordo Ortográfico para distinguir singular e plural.
É correto o que se afirma em:
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Em qual das alternativas abaixo a frase aparece ortograficamente CORRETA?
Um enxame envadiu a caza, em cada par de azas uma picada.
Um enxame invadiu a casa, em cada par de asas uma picada.
Um enchame invadiu a caza, em cada par de azas uma picada.
Um enchame evadiu a casa, em cada par de azas uma picada.
Um enchame envadiu a casa, em cada par de asas uma picada.
Assinale a alternativa cuja expressão em destaque tenha sido corretamente usada segundo as regras ortográficas vigentes da Língua Portuguesa.
“Agora vai ser tudo há base do amor e da amizade.”
“Desça daí para agente conversar com calma sobre as grandes novidades!”
“Ó meu querido primo, por que você não desce daí para conversarmos?”
“Não vá me dizer que está com medo dos cachorros te fazerem mau.”
“Por favor, não vá ainda! Já estou descendo afim de conversarmos!”
Na frase “Agora entendo por que a ambrosia e o sagu jamais vão perder a realeza”, a expressão “por que” aparece escrita de forma separada e sem acento. Considerando as regras da norma-padrão e o sentido construído no contexto, é correto afirmar que essa grafia se justifica pelo fato de que a expressão:
introduz uma oração que explica o motivo pelo qual a ambrosia e o sagu não perdem prestígio, equivalendo a “pelo motivo que”, e por isso poderia ser substituída por “pois” sem alterar o sentido da frase.
retoma implicitamente uma pergunta não formulada no texto — “por qual razão a ambrosia e o sagu jamais perderão a realeza?” —, funcionando como pronome interrogativo indireto que complementa o verbo “entendo”.
liga duas orações indicando a causa do entendimento do narrador, funcionando como conjunção causal equivalente a “porque” (junto e sem acento), de modo que a separação gráfica se deve apenas à presença do verbo “entendo” antes da locução.
poderia ser grafada como “porquê” (junto e com acento), pois o contexto indica que o narrador apresenta a razão de seu entendimento, e o acento seria justificado por se tratar de um substantivo que nomeia a causa do que foi aprendido ao longo do texto.
A escrita das palavras segue convenções que asseguram a padronização da língua escrita. Considerando esse aspecto normativo, relacionado à ortografia, assinale a alternativa CORRETA:
A ortografia depende exclusivamente da intenção comunicativa do autor.
A ortografia varia livremente de acordo com a pronúncia regional.
A ortografia padroniza a escrita das palavras conforme a norma da língua.
A ortografia modifica-se conforme o gênero textual utilizado.