Questões de Concurso sobre Pronomes demonstrativos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
681 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A palavra “este”, que ocorre no segundo quadrinho da charge, é um pronome:


A

pessoal.


B

relativo.


C

indefinido.


D

demonstrativo.


E

possessivo.

O trecho a seguir cuja palavra em destaque é um pronome demonstrativo é:


A

“— Não sei quem é você.”


B

“Eu não sou a pessoa que a senhora está procurando.”


C

“— Cadê aquela mulher que me telefonou? — perguntei.”


D

“Uma voz de mulher que julguei reconhecer.”


E

“‘Que coisa estranha!’, disse ele apenas.”

Um texto é construído com referências mútuas entre seus segmentos, principalmente por meio de pronomes.


Assinale a opção em que o emprego do pronome demonstrativo sublinhado está adequado ao contexto e contribui para a coesão textual.


A

Das onças, não vence esta que corre atrás.


B

Os homens se distinguem por isto que mostram e se assemelham por aquilo que escondem.


C

Na realidade, não conhecemos nada, pois a verdade, é aquela, está no íntimo.


D

O homem e a mulher vivem juntos: este olhando para aquele e aquele olhando para este.


E

Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo.

Analise as assertivas a seguir:


I.No 1º parágrafo, o pronome demonstrativo "este" foi usado para se referir ao ano de 2025. O leitor consegue inferir essa referência a partir de informações contidas no próprio texto.

II.No 3º parágrafo, o pronome demonstrativo "esses", em "30% desses municípios", claramente faz referência a algo mencionado anteriormente.

III."Este" e "esse" são sinônimos e têm o mesmo valor na construção textual. O que os diferencia é o grau de formalidade, sendo "esse" uma expressão tipicamente oral. O uso de "este" ou "esse", portanto, é indiferente em qualquer contexto, cabendo ao leitor apenas identificar a que o pronome se refere, independente da posição desse referente.


É correto o que se afirma em:


A

III, apenas.


B

I, II e III.


C

II e III, apenas.


D

I, apenas.


E

I e II, apenas.

No trecho “Fui o primeiro a erguer o braço”, a palavra “primeiro” é classificada como:


A

numeral ordinal.


B

pronome demonstrativo.


C

substantivo abstrato.


D

numeral cardinal.


E

advérbio de modo.

Considerando-se a classificação dos pronomes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Pronome pessoal.

(2) Pronome possessivo.

(3) Pronome demonstrativo.


( ) A sua bolsa ficou na escola.

( ) Essa camisa é muito linda.

( ) Eu gosto muito da Ana.


A

3-1-2.


B

2-1-3.


C

2-3-1.


D

3-2-1.

As palavras “ninguém” e “aquela”, que ocorrem em “ninguém mais viu aquela senhora”, são pronomes que correspondem, respectivamente, aos tipos:


A

interrogativo e relativo.


B

interrogativo e demonstrativo.


C

indefinido e demonstrativo.


D

indefinido e relativo.


E

relativo e demonstrativo.

Na pergunta “Quem são todas essas pessoas nos carros?”, os pronomes destacados são classificados em tipos diferentes. “Quem” e “essas”, na frase, são classificados respectivamente como:


A

possessivo e indefinido


B

pessoal e possessivo


C

indefinido e possessivo


D

relativo e pessoal


E

interrogativo e demonstrativo

Considerando o emprego do pronome demonstrativo "esse" no trecho "Esse ritual se repete há quase dez anos, quando ele voltou do Japão", assinale a alternativa que apresenta uma análise linguística coerente com a norma culta.


A

O pronome "esse" está empregado de modo adequado, pois retoma um referente situado no universo discursivo do narrador, funcionando como elemento anafórico indireto, mesmo antes da explicitação imediata do termo correspondente.


B

O uso do demonstrativo é apropriado, mas o valor é estritamente catafórico, visto que o referente ainda não foi mencionado no texto; portanto, a escolha de "esse" ou "este" seria indiferente na construção narrativa.


C

O emprego de "esse" é impróprio, já que o termo "ritual", por referir-se a hábito retomado temporalmente no presente, deveria ser introduzido por "aquele", para indicar distância temporal em relação ao ato enunciativo.


D

O uso de "esse" é inadequado, pois a referência a um elemento que será explicado posteriormente exige o pronome "este", que possui valor catafórico exclusivo em situações de apresentação de informação nova.

No verso "Quem é que o saberá sonhar?", do poema de Fernando Pessoa, o pronome "Quem" está classificado como:


A

pronome pessoal.


B

pronome demonstrativo.


C

pronome possessivo.


D

pronome relativo.


E

pronome interrogativo.

Em “(...) Manda essa tristeza embora (...)” (ℓ. 02), verso do pagode de Xande de Pilares, há a presença do pronome demonstrativo “essa”.


Quanto ao uso de pronomes, considere os versos a seguir, representativos de outros estilos musicais.


I → (...) e dizia contente o que fez de manhã (...) (Sérgio Mendes)

II → Bem que se quis, depois de tudo ainda ser feliz (...) (Nelson Motta)

III → Senhor, das manhãs de maio, ceva este mate pra mim (...) (Gujo Teixeira)

IV → O destino te mandou de volta para o meu cais. (Mano Goes)


O(s) verso(s) que também apresenta(m) pronome(s) demonstrativo(s) é(são)


A

apenas I.


B

apenas I e III.


C

apenas II e IV.


D

apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

No trecho “Entre tantos aspectos relacionados ao bem-estar na maturidade, a saúde bucal ocupa uma posição central”, o termo “tantos” é classificado como:


A

Pronome demonstrativo.


B

Numeral.


C

Pronome indefinido.


D

Adjetivo.

Assinale a frase em que o pronome demonstrativo sublinhado está corretamente empregado, segundo a tradição gramatical.


A

Dê-me essa camisa que está nas suas mãos.


B

João e Maria entraram na floresta; esta de botas, este de tênis.


C

Eis aqui essa bolsa: a quem ela pertence?


D

Aqueles dias de agora são mais longos.


E

Maria e Anita vieram cantar; este de roupa social, aquele de roupa esporte.

Identifique, nos excertos a seguir, aquele em que o vocábulo “o” ocorre como pronome demonstrativo.


A

Uns não o levaram a sério, outros não acharam interessante a doação”.


B

“O rapaz era pobre, visivelmente. Mas todos ali o eram também, em graus diferentes”.


C

“O pai se esquecera de perguntar-lhe o nome, ou preferia não saber”.


D

“O bebê, de olhinhos tranquilos, olhava sem reprovação para tudo”.


E

“Fico sem camisa, mas compro o menino pelo preço que ela quiser”.

“In loco, ela atestou, juntamente com outras autoridades, o potencial do Museu no ensino, na pesquisa, além de um acervo de memória muito rico.”


A palavra “muito” classifica-se como


A

Adjetivo de grau comparativo de superioridade.


B

Conjunção explicativa.


C

Pronome demonstrativo.


D

Advérbio de intensidade.


E

Pronome indefinido.

De acordo com o uso dos pronomes demonstrativos “estes” e “aqueles” no texto 1, assinale a alternativa correta.


A

“estes” aproxima-se do idioma de Ruy Barbosa e “aqueles”, da língua culta.


B

“aqueles” diz respeito aos não tão jovens e “estes” aos jovens, ambos com variedades ditas cultas.


C

“aqueles” refere-se aos jovens que se orgulham da própria ignorância e “estes” aos não tão jovens assim que talvez quisessem retroceder no tempo.


D

“aqueles” aponta os que usam a língua como modalidade prestigiada e “estes” os que buscam se comunicar de forma correta dentro de um padrão a seguir.


E

“estes” e “aqueles” colaboram para mostrar que os adultos também não usam corretamente a norma-padrão da linguagem.

Leia a frase a seguir e identifique a classe gramatical destacada:


“Aquela professora explicou claramente o conceito.”


Nessa frase, “Aquela” funciona como:


A

Pronome demonstrativo


B

Pronome possessivo


C

Artigo definido


D

Substantivo próprio

O pronome demonstrativo é um elemento coesivo muito presente também nesse texto. Assinale V para a afirmativa em que a relação de sentido apresentada está correta e F para a que está incorreta.


( ) Este fenômeno (parágrafo 2) retoma algo que diz respeito ao comportamento de consumir excessivamente conteúdos de baixa qualidade e até mesmo nocivos à saúde mental.

( ) esses momentos (parágrafo 4) retoma Enchemos ou preenchemos nossos dias com banalidades, com informações irrelevantes, muitas vezes falsas, ou pelo menos, duvidosas.

( ) nesse tipo de comportamento (parágrafo 5) retoma sintomas psíquicos, como procrastinação, falta de concentração, ansiedade, isolamento social, depressão, além de problemas físicos.

( ) Isso (parágrafo 6) retoma A mente passa a ser consumida por pensamentos repetitivos e obsessivos, muitas vezes relacionados a um determinado tema, atualmente muito comum o conteúdo ideológico.


Marque a sequência correta.


A

V, V, F, V


B

V, F, F, V


C

F, V, V, F


D

F, F, V, F

Em “Numa sociedade marcada pela desigualdade racial, como a brasileira, mulheres negras que chegam ao topo de suas profissões, principalmente as consideradas elitizadas, causam impactos nas estruturas...”, os termos em destaque são, respectivamente,


A

preposição, adjetivo, pronome interrogativo, pronome demonstrativo, substantivo.


B

preposição, adjetivo, conjunção explicativa, pronome pessoal oblíquo, substantivo.


C

conjunção, adjetivo, conjunção integrante, pronome possessivo, substantivo.


D

preposição, adjetivo, pronome relativo, pronome possessivo, substantivo.

Assinale a alternativa na qual o termo sublinhado seja um pronome demonstrativo.


A

“dizia que meu avanço pode parecer pequeno” (l. 07-08).


B

“pode acontecer a qualquer momento” (l. 14).


C

“A alma é que nos conduzirá aos acertos” (l. 17).


D

“para afirmar que essas informações não servem” (l. 24).


E

“as portas da oportunidade estão destrancadas para você” (l. 27-28).

   
Gerar simulado