

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual dos pronomes de tratamento apresentados a seguir é usado para nos referirmos aos cardeais?
Vossa Reverendíssima.
Vossa Santidade.
Vossa Majestade.
Vossa Excelência.
Vossa Eminência.
Com referência ao texto, pode-se afirmar:
Os termos “lhe” (v.3) e “lhe” (v.6) completam o sentido do nome.
Os adjetivos “grave” (v.4) e “fria (v.5), se pospostos aos substantivos dos quais são modificadores, intensificam a carga afetiva que denotam.
O pronome “lhe” (v.6) tem o mesmo valor morfossintático de “sua” (v.19).
Os termos “uns” (v.11) e “Os” (v.24) são imprescindíveis para determinar o significado da declaração.
Analise a frase contida no quadro abaixo.
Cortar algumas pessoas da sua vida não significa que vocês os odeie, significa apenas que você se respeita.
O pronome oblíquo do termo em destaque foi empregado erroneamente. Dessa forma, aponte a alternativa que substitui esse termo destacado, conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa.
Odeie a elas.
Lhes odeie.
As odeie.
Lhas odeie.
Analise as seguintes assertivas a respeito de pronomes no texto:
I. Muitas vezes, no texto, o autor se vale do pronome ‘nós’ para se incluir nas ideias apresentadas, bem como aproximar o leitor do texto, colocando-o também nele.
II. O pronome ‘ele’ (l.45) retoma o escritor Bernardo Carvalho, referido nas linhas 40 e 43.
III. As duas ocorrências do pronome ‘dela’ (l.51 e 55) apresentam o mesmo referente.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Em qual alternativa há correspondência correta entre o pronome de tratamento e seu uso?
Vossa Eminência – Papa.
Vossa Majestade – príncipes e princesas.
Senhor(a) – pessoas íntimas.
Vossa Excelência – presidente da República.
Vossa Senhoria – desembargadores.
Com base no texto adaptado “Vou tirar você do dicionário”, leia o fragmento textual que segue e assinale a alternativa correta.
“Eu vou tirar você de mim”
“Você” é um pronome de tratamento familiar, o pronome “mim” é oblíquo átono.
A forma “você” foi usada no papel de pronome pessoal do caso oblíquo atuando como complemento verbal.
“Você” e “mim” são pronomes pessoais oblíquos átonos que indicam diretamente as pessoas do discurso.
Os pronomes “eu” e “mim” são, respectivamente, classificados como pronomes pessoais do caso reto e oblíquo átono.
Avalie as afirmativas feitas.
1. A palavra sublinhada no texto retoma a palavra “jornalistas”, pode ser corretamente trocada por “eles” e é classificada morfologicamente como pronome reto.
2. Na frase “…acreditar naquele time glorioso” o verbo possui a regência feita de forma indireta, pois “quem acredita, acredita em alguma coisa ou em alguém”.
3. Está correta quanto à regência verbal a seguinte frase: “O jornalista agradeceu o cronista o elogio feito a ele”.
4. Na frase “Ele disse ao jogador que sua mãe havia chegado” temos a presença de um vício de linguagem chamado ambiguidade.
5. “É possível me explicar o porquê da sua falta ao treino, hoje?”. Nessa frase, dita pelo técnico a um jogador de seu time, a palavra sublinhada está corretamente escrita e está sendo usada como um substantivo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
O pronome de tratamento usado para imperadores é:
Vossa Majestade.
Vossa Eminência.
Vossa Senhoria.
Vossa Santidade.
Vossa Magnificência.
Leia as sentenças a seguir:
I. Falando com os discentes na reunião do colegiado, a (1) da UFCSPA prometeu tomar as medidas necessárias para resolver o problema do restaurante.
II. (2), Cardeal D. Paulo Evaristo Arns, conhecido como “bispo dos “oprimidos”, teve destacada atuação social e lutou contra a tortura praticada durante a ditadura.
III. Convidamos o (3) Jordão Dutra a abrir o discurso dos formandos da Escola da Marinha.
IV. (4) Carmelita Brasil foi agraciada com medalha comemorativa de 50 anos prestados ao serviço público.
Qual sequência de pronomes de tratamento preenche corretamente as lacunas acima?
1) Excelentíssima Senhora Reitora – 2) Sua Eminência Reverendíssima – 3) Excelentíssimo Senhor Capitão de Corveta – 4) Sua Excelência Desembargadora
1) Magnífica Reitora – 2) Vossa Eminência Reverendíssima – 3) Vossa Senhoria Capitão de Corveta – 4) Sua Excelentíssima Desembargadora
1) Excelentíssima Senhora Reitora – 2) Sua Eminência Reverendíssima – 3) Meritíssimo Senhor Capitão de Corveta – 4) Vossa Excelência Desembargadora
1) Senhora Reitora – 2) Sua Excelência – 3) Emérito Senhor Capitão de Corveta – 4) Sua Excelência Desembargadora
Leia a tirinha para responder a seguinte questão.

Na tirinha acima no primeiro quadrinho aparece o pronome de tratamento SENHORA. Para o tratamento dado a um CARDEAL assinale a alternativa CORRETA:
Vossa Santidade.
Vossa Eminência.
Vossa Reverência.
Vossa Magnificência.
No trecho "Deixem eu ser brasileiro, deixem eu escrever para ser entendido pelos meus contemporâneos!" (4°§), os seguimentos destacados estão incorretos, de acordo com as prescrições normativas, em virtude de o pronome "eu" desempenhar tradicionalmente a função de
adjunto adnominal.
aposto.
objeto indireto.
sujeito.
objeto direto.
Leia:
Ernesto não estava bem. Um sentimento de profunda angústia torturava-lhe naquele turbilhão de pensamentos incessantes. Um adeus definitivo não o tornaria menos sofredor, mas ele precisava resolver o seu drama intenso, que o consumia no cotidiano e lhe deixava o sabor amargo do desprezo.
Um dos pronomes oblíquos destacados no texto está incorretamente empregado. Qual?
O primeiro.
O segundo.
O terceiro.
O quarto.
Considerando a estrutura morfossintática do período, na oração “‘ninguém pode feri-lo sem seu consentimento’” (linhas 5 e 6), os vocábulos sublinhados classificam-se, morfologicamente, como pronome
interrogativo, conjunção, preposição e pronome demonstrativo.
relativo, preposição, advérbio e pronome possessivo.
demonstrativo, pronome relativo, conjunção e advérbio.
pessoal reto, artigo, conjunção e pronome relativo.
indefinido, pronome pessoal oblíquo, preposição e pronome possessivo.
“Sou dos que acham que as cidades são territórios em disputa. O jogo que envolve essa disputa se estabelece em teias tecidas pela construção de lugares de memória, confrontos de narrativas, permanências, rupturas, ressignificações, práticas cotidianas, estratégias de afirmação, vozes amplificadas e outras tantas silenciadas. A história de uma cidade, afinal de contas, também pode ser entendida por aquilo que ela já não é”. (Luiz Antonio Simas, na orelha do livro O Rio antes do Rio, de Rafael Freitas da Silva)
Um texto progride por encadeamento de ideias que se vão materializando por meio de ligações linguísticas.
A ligação entre termos desse segmento de texto que está corretamente indicada é:
o vocábulo “que” sublinhado se refere ao termo anterior “os que”;
o termo “essa disputa” se refere ao que é dito a seguir;
o segmento “outras tantas” se liga semanticamente a “estratégias”;
o elemento “uma cidade” se prende à cidade citada anteriormente;
o pronome “ela” repete o termo “cidade”.
A posição do pronome oblíquo destacado é facultativa em:
“[...] ou que, paradoxalmente, se sente na obrigação de estudar escondido e jactar-se de não fazê-lo.”
“Foi-lhe perguntado em quem se inspirava como piloto iniciante.”
“O cê-dê-efe é diminuído, menosprezado, é um pobre-diabo que só obtém bons resultados porque se mata de estudar.”
Se em seu modelo se inspirarem, vejo bons augúrios para nossa educação.”
“Ele” e “Nós” são pronomes:
Pessoais retos.
Uníssonos privados.
Uníssonos oblíquos.
Indireto obliquo.
O pronome de tratamento para imperador,§ 3, é
Vossa Excelência.
Vossa Majestade.
Vossa Magnificência.
Vossa Santidade.
Vossa Alteza.
Na sequência, encontra-se um pequeno recorte do livro da jornalista gaúcha Eliane Brum, Meus Desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras, publicado pela editora Leya.
“Sempre vou temer o retorno da escuridão, que para mim é o mundo sem palavras. (Sempre e nunca, palavras totalizantes que sentam sobre as minhas frases. Proibidas no jornalismo, porque impossíveis. Em mim, elas dão conta de uma dramaticidade. Morrer sempre. Morrer nunca. Anulam-se as oposições e instala-se o drama.)”
http://lelivros.online/book/baixar-livro-meus-desacontecimentos-eliane-brum-em-pdf-epub-e-mobi/#forward
O termo “elas”, extraído do texto, é um pronome
pessoal do caso reto.
pessoal do caso oblíquo.
de tratamento.
impessoal.