Questões de Concurso de Sentido e significado da(s) palavra(s) - Língua Portuguesa

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Questão 1038946

Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul - RS (SEFAZ/RS) 2019

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A correção gramatical e os sentidos originais do texto 1A1-I seriam preservados se, no trecho “A competência estadual do ICMS gera ainda dificuldades na relação entre as vinte e sete unidades da Federação” (l. 26 a 28), o vocábulo “ainda” fosse substituído pela seguinte expressão, isolada por vírgulas.
  • A. até então
  • B. ao menos
  • C. além disso
  • D. até aquele tempo
  • E. até o presente momento

Questão 1038958

Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul - RS (SEFAZ/RS) 2019

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual / Questão 17

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Cada uma das opções a seguir apresenta trecho do texto 1A11-I seguido de uma proposta de reescrita. Assinale a opção cuja proposta preserva os sentidos do texto e suas relações coesivas.
  • A. “distante ano” (l.2): ano distante
  • B. “desconhecido compositor” (l.4): compositor desconhecido
  • C. “público refinado” (l.7): refinado público
  • D. “músico menor” (l.14): menor músico
  • E. “desprezo coletivo” (l.12): coletivo desprezo

Questão 1038966

Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul - RS (SEFAZ/RS) 2019

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual / Questão 25

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto 1A3-II, julgue os itens seguintes.

I No trecho “o poder de tributar está na origem do Estado ou do ente político” (l. 5 e 6), a substituição de “ou” por e prejudicaria a correção gramatical do texto.

II A supressão dos parênteses empregados no trecho “(ou a vida pré-política da humanidade)” (l.8) alteraria os sentidos originais do texto.

III No trecho “seria comparável a usurpação ou roubo” (l.19), a forma verbal “seria” expressa dúvida quanto à possibilidade de concretização da referida comparação.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas o item I está certo.
  • B. Apenas o item II está certo.
  • C. Apenas os itens I e III estão certos.
  • D. Apenas os itens II e III estão certos.
  • E. Todos os itens estão certos.

Questão 949331

Polícia Civil do Maranhão - MA (PC/MA/MA) 2018

Cargo: Perito Criminal / Questão 2

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

As opções a seguir apresentam propostas de reescrita do período “Se um colega constrange o outro, em tese, não há crime, embora tal comportamento possa dar causa a reparação por dano moral.” (l. 21 a 23). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que, além de manter o sentido original da informação, preserva a correção gramatical do texto.
  • A. Caso um colega constrange o outro, em tese, não é crime, mas pode gerar reparação por dano moral.
  • B. Hipoteticamente, à medida que um colega constrange o outro, não há crime, logo não pode haver reparação por dano moral.
  • C. Teoricamente, se um colega constrange o outro, há vantagem sexual, o que pode causar reparação por dano moral.
  • D. Em tese, embora não seja crime, o fato de um colega constranger o outro pode justificar reparação por dano moral.
  • E. Quando um colega molesta o outro é crime, ou seja, esse ato pode ensejar reparação por dano moral.

Questão 1002134

Conselho Federal de Biologia (CFBio) 2018

Cargo: Agente Administrativo / Questão 7

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Fundamental

Julgue os itens que se seguem, considerando aspectos linguísticos do texto.

A expressão “o uso indiscriminado dos novos conhecimentos científicos” (linhas 31 e 32) completa o sentido da forma verbal “causa” (linha 30).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1002135

Conselho Federal de Biologia (CFBio) 2018

Cargo: Agente Administrativo / Questão 8

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Fundamental

Julgue os itens que se seguem, considerando aspectos linguísticos do texto.

Não haveria alteração de sentido no texto caso o vocábulo “certos” (linha 20) fosse substituído por corretos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 929455

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2017 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 13

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: M�dio

Mantendo-se o sentido e a correção, a forma verbal havia passado (3o parágrafo) pode ser alterada para
  • A. passara.
  • B. iria passar.
  • C. teria passado.
  • D. passaria.
  • E. passando.

Questão 956747

Conselho Regional de Odontologia da Paraíba - PB (CRO/PB) 2018

Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais / Questão 11

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Fundamental

Muitos textos circulam nas redes sociais, sendo atribuídos a autores famosos, sem sê-lo. Um deles é o texto abaixo, constantemente atribuído a Cora Coralina.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

“Se” poderia ser substituído por Caso, sem mudar o sentido do texto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1002141

Conselho Federal de Biologia (CFBio) 2018

Cargo: Agente Administrativo / Questão 14

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Fundamental

Julgue os próximos itens no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.

“Há quem considere imoral descartar embriões para evitar o nascimento de crianças doentes, da mesma forma como se acredita ser imoral fazer um aborto” (linhas de 32 a 35): Existem pessoas que consideram imoral descartar embriões para evitar o nascimento de crianças doentes, assim como há indivíduos que creem ser imoral fazer um aborto
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1014533

Tribunal de Justiça de São Paulo  - SP (TJ/SP/SP) 2018 (3ª edição)

Cargo: Escrivão de Polícia Civil / Questão 17

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

A alternativa em que o termo “como” está empregado com o mesmo sentido que tem na passagem – E como se aprende a ter – e a proteger – privacidade? – é:
  • A. Ainda não se descobriu como eles tiveram essa informação posta sob sigilo.
  • B. Partiu como veio ao mundo: sem um centavo no bolso.
  • C. Como se sabe, adolescentes dominam as tecnologias modernas.
  • D. Prometeram amor eterno, na alegria como na tristeza.
  • E. As crianças, como os adolescentes, têm grande interesse pelas mídias eletrônicas.