Questões de Concurso sobre Sinônimos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.648 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere as seguintes passagens do texto:


• Controversa, a expressão fake news é amplamente usada.

• Um aspecto crucial é saber diferenciá-la dos erros cometidos pela imprensa.


Os termos em destaque têm como sinônimos adequados ao contexto, respectivamente:


A

polêmica; decisivo.


B

obscura; desejável.


C

incomum; positivo.


D

imprecisa; louvável.


E

infundada; fundamental.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 7.


Guerra de narrativas (adaptado)


Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.

Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.

A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.

Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.

https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/



Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os sinônimos das expressões destacadas nos trechos “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.” e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”.


A

imortalizamos / machucar.


B

criamos / aprendemos.


C

eternizamos / deduzir.


D

calculamos / depreender.

Releia este trecho.


“O ensino foi bastante escasso ao longo da vida de Pedro [...]”


A palavra “escasso”, nesse trecho, pode ser substituída, sem alterar o sentido original do trecho, por


A

minguado.


B

cheio.


C

farto.


D

inexistente.

Mantendo-se o significado do trecho em que se encontra, o termo um estipêndio (l. 06-07) pode ser substituído por:


A

um assédio


B

um controle


C

uma atenção


D

uma remuneração


E

um acompanhamento

"Se você não for um conservador anacrônico" - terceiro parágrafo.


Podemos entender como conservador anacrônico aquele que necessariamente é:


A

fundamentalista.


B

obsoleto.


C

agressivo.


D

contemporâneo.

Todas as palavras destacadas estão corretamente interpretadas entre parênteses, EXCETO:


A

Cada atitude, cada escolha, cada argumentação, cada lamúria está vinculada a uma série de outras coisas que orbitam em volta do assunto principal. (queixa)


B

“Quer-se o bombástico, de deglutição fácil”. (ingestão)


C

“E isso, por si só, é uma forma sutil de manipular o leitor.” (mágica)


D

Essa frase, sozinha, reconstitui relações, mas e o contexto todo, onde fica? (conjunto de circunstâncias de uma situação)

A seguir, analise o trecho retirado da reportagem:


“[...], um vasto mercado que valoriza...”


Assinale a alternativa que, dentro do mesmo contexto, representa uma palavra sinônima daquela destacada acima:


A

Estreiro.


B

Exíguo.


C

Conciso.


D

Acanhado.


E

Ancho.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinônimo para a palavra/expressão “além disso”, utilizada pelo autor na primeira parte do texto:


A

ademais.


B

além do mais.


C

além de que.


D

nunca mais.


E

outrossim.

O verbo procrastinando, a linha 24, possui um significado correspondente a:


A

Esquecendo.


B

Adiando.


C

Adiantando.


D

Resolvendo.


E

Conferindo.

No trecho “À medida que os empregadores começam a revelar suas visões de trabalho póspandemia, surge (ainda incipiente) um movimento de resistência por parte de funcionários que desejam manter seus privilégios de trabalhar de casa..”, a expressão “incipiente” tem por sinônimo


A

desproporcional.


B

inicial.


C

supérfluo.


D

limitado.

Eu seu poema, Mário Quintana utiliza a expressão “Anjo Rebelado”. Nesse caso, “rebelado” poderia ter como sinônimo a palavra:


A

Cortês.


B

Desobediente.


C

Maleável.


D

Submisso.

Acerca da significação de vocábulos do texto, leia as assertivas:


I. O vocábulo evoca poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por lembra.

II. Em sentido figurado, o vocábulo frêmito significa comoção, abalo ou estremecimento de alegria.

III. O vocábulo inéditas possui como sinônimos os vocábulos insólitas e originais.


Pode-se afirmar que:


A

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


B

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


C

As assertivas I, II e III estão corretas.


D

Apenas a assertiva III está correta.

Imagem associada para resolução da questão


(Armandinho. http://tirasbeck.blogspot.com.br Acesso em 30/01/2021.)


Na tira, há três palavras homófonas heterográficas: cestas, sestas e sextas. Sobre a significação das palavras (sinônimas, antônimas, homônimas, polissêmicas, conotativas e denotativas), assinale a afirmativa correta.


A

Na frase Os antagonistas de um partido político nem sempre se posicionam como adversários, depende de seus interesses políticos, há exemplo de antonímia.


B

Na frase A descrição da obra, feita pelo crítico, revelou toda discrição que ele usou para não ferir suscetibilidades, há exemplo de homonímia perfeita.


C

Na frase As luzes a serem encontradas no paraíso contrastam com as trevas do inferno, há exemplo de sinonímia.


D

Na frase Todos sabem que aquele político passou a nadar em ouro após assumir alto posto, há exemplo de conotação.


E

Na frase No final do filme, o facínora conseguiu sair da cela, colocou uma sela em um cavalo e fugiu em disparada., há exemplo de homonímia homográfica.

Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto.


I. engomado (l. 18) por molhado.

II. entrecerravam (l. 18) por cerravam.

III. convencional (l. 23) por artificial.


Quais propostas indicam que a segunda palavra constitui sinônimo adequado da primeira, considerando o contexto de ocorrência?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Acerca da classe gramatical e do significado de vocábulos do texto, analise as assertivas: I. O adjetivo sobranceiro (l. 10) caracteriza algo que está em posição elevada; II. O substantivo tapir (l.20) é sinônimo do animal anta; III. O substantivo fatigado (l. 27) possui o mesmo significado de cansado e exausto; IV. O adjetivo inculto (l.41) caracteriza algo que não se encontra cultivado.


Estão CORRETAS:


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas I, II e IV.


E

I, II, III e IV.

O sinônimo do vocábulo não foi aplicado corretamente em:


A

"(...) quantificar o desafio (...)" - mensurar o desafio.


B

"(...) busca um parâmetro (...)”- busca uma exceção.


C

“(...) para calibrar nossas expectativas (...)” - para ajustar nossas expectativas.


D

"(...) contar com esse referencial.” - contar com esse ponto de vista.

   
Gerar simulado