Questões de Concurso de Termos da Oração - Língua Portuguesa

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Questão 957572

Superior Tribunal Militar (STM) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Revisão de Texto / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue os próximos itens.

O vocábulo “daí” (l.15) e a expressão “da ignorância” (l.16) exercem a mesma função sintática no período em que ocorrem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 952379

Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) 2018

Cargo: Analista em Gestão Especializado - Ciências Contábeis / Questão 5

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Será que lhes faltam características (5o parágrafo)

O segmento que exerce a mesma função sintática do sublinhado acima está também sublinhado em:

  • A. As ideias estão no ar.
  • B. A mimese adiciona uma dimensão representativa à imitação.
  • C. que as reorganize em algo pessoal.
  • D. ecos, imitações, paráfrases de Rossini.
  • E. A criatividade envolve não só anos de preparação e treinamento.

Questão 998840

Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 7

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

O segmento destacado em pontos de partida, sobre os quais o aprendizado e a experiência podem agir (último parágrafo) possui função equivalente ao que se encontra sublinhado em:
  • A. investigar por exemplo a ativação em seu cérebro enquanto ele mesmo pensa
  • B. homens possuem em média uns quatro bilhões de neurônios a mais
  • C. Essa diferença casa bem com observações da psicologia
  • D. por que bocejo contagia, se café vicia, o endereço do senso de humor
  • E. Muitos se queixam da ausência de uma “teoria da mente” satisfatória

Questão 951745

Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) 2018

Cargo: Analista Jurídico de Defensoria - Área Ciências Jurídicas / Questão 15

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Ambos os elementos sublinhados constituem exemplos de uma mesma função sintática na frase:
  • A. A mediação e a conciliação são termos por vezes empregados sem qualquer critério.
  • B. O autor do texto considera eminentemente retórica a função da conciliação.
  • C. É bizarra, por vezes, a tentativa de conciliar posições inteiramente antagônicas.
  • D. O mediador parece estar sempre mais apto a compreender o que divide as opiniões.
  • E. Os conciliadores tendem a suprimir ou ocultar as diferenças, ao examinarem posições opostas.

Questão 949332

Polícia Civil do Maranhão - MA (PC/MA/MA) 2018

Cargo: Perito Criminal / Questão 3

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

No texto 1A1BBB, o trecho “4.040 ações judiciais sobre assédio sexual no trabalho” (l. 6 e 7) tem a mesma função sintática de
  • A. ‘mais protegidas para falar’ (l. 17 e 18).
  • B. “chantagem de um superior sobre um subordinado” (l. 19 e 20).
  • C. “queixas de assédio” (l.15).
  • D. ‘por medo de serem culpabilizadas’ (l.12).
  • E. “mais e mais casos de assédio sexual ” (l. 1 e 2).

Questão 1007140

Câmara Legislativa do DF - DF (CLDF/DF) 2018

Cargo: Consultor Legislativo - Área Direitos Humanos / Questão 11

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Ambos os elementos sublinhados exemplificam uma mesma função sintática em:
  • A. Vi deliciado o garoto recolher as mãos.
  • B. Os ingleses, diz o poeta, nasceram para existir.
  • C. O sorriso de todos iluminou de novo a sala.
  • D. O menino continuava a narrativa com uma inocência maravilhosa.
  • E. Aquele doce sorriso mecânico sumiu de repente.

Questão 1024458

Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás - GO (CRECI/GO) 2018

Cargo: Profissional de Fiscalização / Questão 14

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Julgue os itens de 8 a 18 quanto à estruturação linguística e à coesão do texto.

Nas linhas 9 e 15, o elemento “se”/“Se” tem a mesma função sintática, ou seja, serve para introduzir oração com sentido causal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 959525

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) 2018

Cargo: Oficial de Inteligência - Área Administração / Questão 13

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue os itens seguintes.

Os vocábulos “é” (l.10) e “que” (l.12) poderiam ser suprimidos, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, visto que constituem expressão de realce sem função sintática no período em que se inserem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 960547

Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul - RS (SEFAZ/RS) 2018

Cargo: Auditor do Estado / Questão 87

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

No texto 1A9BBB, é verificado o emprego de discurso indireto no trecho
  • A. “Era o que falavam os primeiros paulistas, os bandeirantes” (l. 31 e 32).
  • B. “Sérgio Buarque de Holanda afirma que o processo (...) metade do século XVIII” (l. 1 a 4).
  • C. “a gente paulista (...) não se comunicava em português, mas em uma língua de origem indígena” (l. 4 a 6).
  • D. “Sem caipira, sem jururu, sem igarapé, (...) descrever uma bucólica paisagem inglesa” (l. 18 a 20).
  • E. “as crianças usavam o tupi da mãe e o português do pai” (l. 25 e 26).

Questão 510358

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - RJ (TJ/RJ/RJ) 2012

Cargo: Técnico de Atividade Judiciária sem Especialidade / Questão 29

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

... das varandas pendiam colchas, toalhas bordadas e outros adereços.

O segmento grifado exerce na frase acima a função de

  • A.

    sujeito.

  • B.

    objeto direto.

  • C.

    objeto indireto.

  • D.

    adjunto adverbial.

  • E.

    adjunto adnominal.