

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A organização textual revela a dominância da sequência
argumentativa, caracterizada pela contestação de uma afirmação preexistente, que é confrontada com uma nova afirmação a ser sustentada por fatos, visando à conclusão.
argumentativa, caracterizada pela existência de uma situação inicial, seguida de situações complicadoras que, após serem resolvidas, geram uma situação final.
narrativa, caracterizada pela contestação de uma afirmação preexistente, que é confrontada com uma nova afirmação a ser sustentada por fatos, visando à conclusão.
narrativa, caracterizada pela existência de uma situação inicial, seguida de situações complicadoras que, após serem resolvidas, geram uma situação final.
O texto dissertativo-argumentativo tem sua estrutura dividida em três etapas: ..........., .........., ........., com particularidades. Assinale a afirmativa correspondente:
Ideias introdutivas, meio explicativo e conclusivo.
Ideias introdutivas, explicativas e argumentos.
Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução, argumentação e conclusão.
Analisando as principais características do texto lido, é correto afirmar que seu tipo predominante é:
Publicitário.
Injuntivo.
Informativo.
Instrucional.
Descritivo.
A região, áspera, ressequida, constituída de terra argilosa que se fendia sob a ação do calor, parecia totalmente deserta. Aqui e ali se viam vestígios de cavernas, ossos embranquecidos de homens e animais, semicorroídos e confundidos na mesma poeira.
Após meia hora de caminhada, Dick e Joe embrenharam-se numa floresta de árvores gomosas, sempre à espreita e com o dedo no gatilho da carabina. Não sabiam com que iriam defrontar-se. Sem ser grande atirador, Joe manejava habilmente arma de fogo.
– Como faz bem andar um pouco, senhor Kennedy, apesar deste terreno não ser dos mais cômodos, observou ele, tropeçando nos fragmentos de quartzo espalhados pelo caminho. Dick fez sinal ao companheiro para calar-se e parar. Não contavam com cães para aquela caçada e, por maior que fosse a agilidade de Joe, não podia ter faro de cão. No leito de uma torrente, onde ainda se achavam estagnados alguns charcos, saciavam a sede vários antílopes. Os graciosos animais, pressentindo o perigo, mostraramse inquietos. Depois de cada trago, endireitavam a cabeça com vivacidade, sorvendo com as narinas dilatadas o ar que denunciava a presença dos caçadores.
Kennedy contornou alguns arbustos, enquanto Joe permanecia imóvel. Pouco depois estacava, apontava a espingarda e atirava. Os bichos desapareceram num abrir e fechar de olhos. Apenas um antílope macho, atingido na espádua, tombara fulminado. – Dick precipitou-se em direção à sua presa. Era um magnífico animal de cor azulada-escura, com o ventre e a parte interna das patas alvos como a neve.
Assalto Inesperado, em: Cinco Semanas em um Balão – Júlio Verne.
Considerando a leitura do texto, podemos classificalo como:
Injuntivo.
Narrativo.
Dissertativo.
Argumentativo.
O texto 5, em termos de predominância quase absoluta, deve ser classificado como:
descritivo;
narrativo;
dissertativo-expositivo;
dissertativo-argumentativo;
injuntivo.