Questões de Concurso sobre Tipologias Textuais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.157 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com relação à tipologia e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.


A

O primeiro parágrafo corresponde à introdução de um texto informativo, em que se apresenta um ponto de vista acerca das empresas que vendem produtos alimentícios e se descrevem alternativas alimentares.


B

O segundo parágrafo é narrativo e apresenta uma sequência de fatos que contribuíram para que hoje se dê preferência ao consumo de alimentos rápidos e práticos


C

O texto é injuntivo, já que pretende apresentar informações a respeito da importância de haver consciência na hora da escolha do alimento.


D

O terceiro parágrafo é a conclusão de um texto dissertativo e apresenta alternativas positivas para o atual cenário em que vivemos.


E

O texto é dissertativo, uma vez que objetiva discutir, de forma genérica, o cenário alimentar de transição pelo qual a população está passando.

É correto afirmar que o segundo e terceiro parágrafos apresentam, em relação à tipologia, uma sequência textual, mormente:


A

narrativa;


B

expositiva;


C

descritiva;


D

epistolar;


E

argumentativa.

Com relação à organização global, o texto se caracteriza como expositivo-argumentativo, pois apresenta


I- uma tese que situa o Brasil em relação a outros países quanto ao problema da violência (o país que tem maior temor à violência).

II- um propósito comunicativo, que é discorrer sobre cada fator causador da violência, as consequências para a sociedade bem como as formas de enfrentamento.

III- dados estatísticos resultantes de pesquisa realizada, comparando a situação de violência entre os países a partir de indicadores previamente estabelecidos.

IV- depoimentos de autoridades no assunto, como forma de dar sustentação à tese, confirmando o princípio da polifonia.

V- uma avaliação da situação relatada, sinalizando o aumento da militarização como o maior protagonista do problema da violência.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, III, IV e V, apenas.


B

I, II, III e IV, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, III e IV, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

Para explicar melhor o significado do amor, a personagem feminina (Texto 06) usa, predominantemente, o tipo de argumentação chamado de:


A

Direção.


B

Argumento de autoridade.


C

Argumentação por citação.


D

Evidência.


E

Analogia.

Em relação à tipologia textual “Reportagem”, atente-se para os itens a seguir:


I. As reportagens, geralmente, são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres.

II. As notícias são textos relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido.

III. Em resumo, podemos dizer que a notícia faz parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado jornalismo opinativo.


Estão CORRETAS:


A

Todas as afirmativas;


B

Duas afirmativas;


C

Uma afirmativa;


D

Nenhuma afirmativa.

   
Gerar simulado