

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O termo “zangou‑se” (linha 7) poderia ser substituído por irou‑se, sem prejuízos ao sentido original do texto.
Certo
Errado
No trecho “Ainda que não exista uma concepção única sobre o empreendedorismo social” (parágrafo 1), a expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido do texto, por
À medida que
Contanto que
De modo que
Mesmo que
Por causa de
No trecho “Todos engajados na luta pela diminuição desse problema” (parágrafo 4), a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
comprometidos
contratados
admitidos
atraídos
inscritos
Água
-
Em janeiro de 1997, entrou em vigor a Lei nº 9.433/1997, também conhecida como Lei das Águas. O instrumento legal instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Segundo a Lei das Águas, a Política Nacional de Recursos Hídricos tem seis fundamentos. A água é considerada um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor ____________.
A Lei prevê que a gestão dos recursos hídricos deve proporcionar os usos múltiplos das águas, de forma descentralizada e participativa, contando com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. Também determina que, em situações de escassez, o uso prioritário da água é para o consumo humano e para a dessedentação de animais. Outro fundamento é o de que a bacia hidrográfica é a unidade de atuação do SINGREH e de implementação da PNRH.
O segundo artigo da Lei explicita os objetivos da PNRH: assegurar a disponibilidade de água de qualidade às gerações presentes e futuras, promover uma utilização racional e integrada dos recursos hídricos e a prevenção e defesa contra eventos hidrológicos (chuvas, secas e enchentes), sejam eles naturais ou decorrentes do mau uso dos recursos naturais.
O território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Ao todo, são 200 mil ___________ espalhadas em 12 regiões hidrográficas, como as bacias do São Francisco, do Paraná e a Amazônica (a mais extensa do mundo, sendo 60% dela localizada no Brasil). É um enorme potencial hídrico, capaz de prover um volume de água por pessoa 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 1.700 m³/s por habitante por ano.
Apesar da abundância, os recursos hídricos brasileiros não são inesgotáveis. O acesso à água não é igual para todos. As características geográficas de cada região e as mudanças de __________ dos rios, que ocorrem devido às variações climáticas ao longo do ano, afetam a distribuição.
-
(Fonte: Antigo Ministério do Meio Ambiente - adaptado.)
-
Em “o uso prioritário da água é para o consumo humano e para a dessedentação de animais.”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
Saciação.
Remoção.
Cura.
Salvação.
Violência doméstica contra crianças: um triste retrato social
Enquanto seres em formação, crianças e adolescentes precisam ser cuidados e protegidos em condições adequadas para que desenvolvam o seu pleno potencial. Infelizmente, a violência infantil é uma realidade persistente em todo o mundo, gerando sérias consequências para o desenvolvimento e formação das crianças e da sociedade.
O Relatório do Status Global sobre Prevenção da Violência contra Crianças, de 2020, aponta que quase a metade de todas as crianças no mundo sofre violência física, sexual e psicológica regularmente. Os números no Brasil também refletem uma difícil realidade: mais de 80% das violências contra crianças são cometidas dentro de casa e por familiares ou pessoas próximas.
A violência contra crianças é tão normalizada que muitas vezes é considerada uma forma de educação. Precisamos debater e repensar de forma urgente como educamos e cuidamos das crianças – e não só as famílias, mas toda a sociedade.
Crianças se desenvolvem, principalmente, enquanto estão cercadas de cuidados em todos os níveis – fisicamente, emocionalmente, psicologicamente. Portanto, violência não combina com educação. Há uma frase que diz que “a infância é um chão que a gente sempre pisa” (Ariane Osshiro), ou seja, tudo o que acontece nessa fase tem alto impacto e irá reverberar ao longo da vida. Que nós, adultos, possamos oferecer o “chão”, a segurança e a proteção para aqueles que são o nosso futuro, mas, principalmente, o nosso presente.
(Fonte: BARRETO, Águeda. 2023. — adaptado.)
No trecho “[...] a violência infantil é uma realidade persistente [...]”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
Difícil.
Rápida.
Duradoura.
Infeliz.
No trecho “para compensar os malefícios de uma única hora de sono perdida”, assinale a alternativa que indica a palavra que pode ser usada para substituir “malefícios” sem causar prejuízo.
benefícios.
objetivos.
danos.
intervalos.
Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “ob...ecada” (l. 04):
I. O espaço pontilhado é completado corretamente pelas letras “ss”.
II. Trata-se de um adjetivo formado pelo particípio de um verbo.
III. Um sinônimo possível para a palavra seria “possuída”.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
De acordo com as regras gramaticais, em “a felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas.”, assinale a alternativa que apresenta um sinônimo adequado para a palavra “bestializa”.
Asselvaja.
Civiliza.
Educa.
Socializa.
Instrui.
Em “A maioria dos quadros de soluço dura poucos minutos, desaparecendo espontaneamente ou após algumas manobras, como beber água gelada ou prender a respiração “, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
Ilusões.
Engodos.
Estratégias.
Ardis.
Trapaças.
Em “O nosso relógio biológico é factível de alterações.” a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
Inadmissível.
Árduo.
Exequível.
Impraticável.
A palavra “distinto”, sublinhada no texto, poderia ser substituída pela seguinte palavra sem alterar o sentido da frase:
Diferente.
Idêntico.
Semelhante.
Parecido.
A palavra “obliterada”, no texto I, poderia ser substituída, sem alteração de seu sentido no texto, por:
evocada
excluída
recordada
valorizada
Em “[...] eu esperava que terminasse a ligação [...]”, o sinal indicativo de crase deverá ser incluído caso o verbo for substituído por:
consumasse
fosse finalizada
concluísse
procedesse
perfizesse
Assinale a alternativa em que a proposta de substituição para vocábulo ou expressão destacados do texto é gramaticalmente correta e coerente com as ideias do texto.
“limitava-se à” (linha 6) por restringia-se da
“dotadas de” (linha 9) por embora fossem providas com
“Dessa forma” (linha 17) por Assim
“com destaque para” (linha 19) por destacando
“é composta por” (linha 25) por compõem-se de
Embora os arcos correspondentes não tenham sido achados, trata-se de uma lacuna natural, uma vez que a madeira e os tendões de animais usados na fabricação das armas se decompõem com relativa facilidade. (L.59-63)
Assinale a alternativa que pode substituir o sublinhado no período acima, sem provocar grave alteração de sentido.
Como
Porquanto
Conquanto
Uma vez que
Na medida em que
Assinalar a alternativa que substitui a palavra sublinhada sem alterar o sentido:
As florestas tropicais do mundo estão sendo dizimadas a uma velocidade impressionante.
Assoladas.
Queimadas.
Diminuídas.
Poluídas.
Considerando-se o contexto e o efeito de sentido provocado, a substituição do termo sublinhado pelo indicado entre parênteses altera o sentido do trecho destacado em:
I. “[...] enfatizou o valor do escritor baiano [...]” (enredou)
II. “É importante enaltecer a figura do escritor [...]” (aviltar)
III. “[...] com relevância nacional e internacional.” (expressão)
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o fragmento “(...) a fim de que a oferta atenda a diversidade regional, metodologias diversificadas sem, contudo, descuidar da qualidade (...)”. Observe as palavras em destaque e assinale a alternativa que as substitui sem perda de sentido.
Mantendo a qualidade
Ignorando a qualidade
Refreando a qualidade
Minimizando a qualidade
No trecho “o medo dos cinco anos perdura em mim até hoje”, o termo “perdura” poderia ser substituído, sem prejudicar o sentido do texto, por:
“completa-se”.
“conserva-se”.
“desfaz-se”.
“expira-se”.
“finda-se”.