Questões de Concurso sobre Uso de sinônimos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.201 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

FRANÇOIS MAURIAC (1885-1970)


Nascido em Bordeaux, de uma família burguesa abastada e católica, François Mauriac estudou literatura em sua cidade natal e em Paris antes que a riqueza familiar lhe permitisse devotar-se inteiramente à literatura. O primeiro verdadeiro sucesso chegou na década de 1920, com a publicação do romance O beijo ao leproso.

Os primeiros romances de Mauriac retratam o universo da burguesia provinciana de sua infância. A atmosfera é sufocante e destituída de moral, mas as intenções religiosas não estão aparentes à primeira vista. Abalado por uma crise religiosa entre 1928 e 1931, Mauriac batalhou com aquilo que enxergava como o dilema de todo autor cristão: como descrever a perversidade humana sem expor o leitor à tentação.

A mudança dramática em sua obra subsequente fica evidente.ao se compararem os dois livros mais conhecidos de Mauriac. Em Thérèse Desqueyroux, a heroína tenta assassinar o marido para escapar de uma vida asfixiante. Embora o retrato psicológico de Thérèse seja compassivo, está claro que suas ações só servirão para enredá-la ainda mais. Porém, em seu romance mais bem-sucedido, O nó de víboras, a má vontade do protagonista em relação a sua família e sua cobiça são superadas pelo despertar espiritual. Além da ficção e da poesia, Mauriac foi um jornalista de destaque, autor de eloquentes artigos políticos para diversos jornais. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi um dos mais atuantes escritores da Resistência Francesa, e depois foi um proeminente defensor de Charles de Gaulle, Também divulgou amplamente suas posições em relação à própria literatura, procurando se justificar junto aos críticos e delinear suas intenções morais. Em 1952, Mauriac recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, pela “profunda percepção espiritual e intensidade artística que empregou, em seus romances, para penetrar no drama da vida humana”. (PATRICK, Julian. Grandes Escritores. Rio de Janeiro: Sextante, 2009, p. 286).

No início do texto, o autor utiliza o adjetivo “abastada” para se referir à família de François Mauriac. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinônimo para tal palavra:


A

endinheirado.


B

abonado.


C

fluido.


D

pecunioso.


E

próspero.

Algumas palavras presentes no texto foram selecionadas abaixo. Assinale a opção que mostra um sinônimo adequado para a palavra selecionada.


A

atividade / profissão.


B

comunidade / vizinhança.


C

sociedade / população.


D

agressividade / marginalidade.

”— Não — disse ele —, é uma condição sine qua non; antes de todos tu deves saber quem é a escolhida do meu coração; trata-se de tua filha.”

No trecho acima a expressão em destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido da frase, pela seguinte alternativa:


A

é uma condição indispensável.


B

é uma condição desnecessária.


C

é uma condição irrelevante.


D

é uma condição impossível.

No fragmento “...todas essas coisas podem tornar o meu olhar cada vez mais translúcido...”, o termo destacado pode ser substituído sem alteração de sentido por:


A

Límpido


B

Transviado


C

Transformado


D

Liberto


E

Escuro

A palavra “dito” (l. 01) poderia ser substituída, sem alterar o sentido do texto, por:


A

Livro.


B

Ditado.


C

Poema.


D

Texto.


E

Brincadeira.

Na frase “O exercício regular reduz a gordura corporal [...]”, o termo sublinhado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:


A

Anômalo.


B

Singular.


C

Rápido.


D

Frequente.

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir o vocábulo “plausível” (l. 31) sem causar alterações significativas no sentido original do trecho em que o vocábulo aparece.


A

Inaceitável.


B

Admissível.


C

Terrível.


D

Particular.


E

Impossível.

A expressão "sem precedentes" constante do título e da primeira frase do texto poderia ser substituída por qual das alternativas a seguir, sem prejuízo ao sentido pretendido no texto?


A

inéditos


B

inimagináveis


C

decorrentes


D

importantes


E

desconhecidos

No trecho “… essas criaturas de aparência estranha vêm fascinando os cientistas há muito tempo” (3o parágrafo), a palavra destacada pode ser substituída, no contexto em que se encontra, sem prejuízo do sentido, por:


A

rebuscada.


B

inusitada.


C

deteriorada.


D

reveladora.


E

apelativa.

Assinale a alternativa correta. Em “...dados estes que servirão de alimento à imaginação criadora”, a palavra sublinhada pode ser substituída por:


A

subsistência, comida.


B

estímulo, prato.


C

fomento, estímulo.


D

mantimento, iguaria.


E

nutrição, petisco.

A palavra “sucesso”, sublinhada no texto, poderia ser substituída pela seguinte palavra sem alterar o sentido do texto:


A

Erro.


B

Êxito.


C

Rapidez.


D

Indecisão.

No período “A primeira delas é endêmica da ilha [...]”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:


A

Exótica.


B

Comum.


C

Atípica.


D

Nativa.

A substituição da conjunção “Entretanto” (linha 5) por No entanto manteria a correção e a coerência do texto.


C

Certo


E

Errado

Analise as sentenças abaixo.


I. "você provavelmente hesitou um pouquinho".

II. "Porque a felicidade é fugidia":


Para que não haja alteração no sentido do texto, os termos sublinhados nos excertos I e II podem ser substituídos, respectivamente, por:


A

I - reclamou; II - passageira.


B

I - titubeou; II - perene.


C

I - desconfiou; II - impossível.


D

I - vacilou; II - efêmera.

Em "Evocava Robin Hood com seus éditos afixados por rebeldia aventureira na porta dos castelos dos nobres" (2° parágrafo), a palavra destacada tem o mesmo significado de:


A

anúncios ou ordens


B

protestos veementes


C

condecorações especiais


D

livros antigos manuscritos

Ainda em relação ao termo “impertinentemente”, poderia ser substituído no texto, sem prejuízo ao sentido pretendido pelo autor, por:


A

“adequadamente”.


B

“harmoniosamente”.


C

“inconvenientemente”.


D

“oportunamente”.


E

“respeitosamente”.

“Entre os terráqueos, o homem não foi o pioneiro no espaço.” 1º§


É sinônimo da palavra sublinhada nessa frase:


A

desbravador.


B

único.


C

descendente.


D

sucessor.


E

herdeiro.

Em dado momento de sua argumentação, o autor do texto trata da “propaganda ostensiva de rádios e televisores”. Marque a alternativa que indica um possível sinônimo do adjetivo “ostensiva”.


A

Benigna


B

Discreta


C

Modesta


D

Notória


E

Recatada

   
Gerar simulado