Questão de concurso
1
Q1645358
Língua Portuguesa Interpretação de Texto
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina - AMEOSC
Prova: AMEOSC - Prefeitura de Iporã do Oeste - Professor de Português

Leia o poema abaixo:


SE EU MORRESSE AMANHÃ!


Se eu morresse amanhã, viria ao menos

Fechar meus olhos minha triste irmã;

Minha mãe de saudades morreria

Se eu morresse amanhã!


Quanta glória pressinto em meu futuro!

Que aurora de porvir e que manhã!

Eu perdera chorando essas coroas

Se eu morresse amanhã!


Que sol! que céu azul! que doce n'alva

Acorda a natureza mais louçã!

Não me batera tanto amor no peito

Se eu morresse amanhã!


Mas essa dor da vida que devora

A ânsia de glória, o dolorido afã...

A dor no peito emudecera ao menos

Se eu morresse amanhã!

(Álvares de Azevedo)


De acordo com o poema e seu contexto, assinale a alternativa correta:

A

O título do poema “Se Eu Morresse Amanhã” traz para o leitor a ideia de circunstância, e, também a óbvia alusão à morte, mostrando o espírito que se manifesta não só neste poema, mas na 2ª Geração do Romantismo no Brasil, geração do poeta Álvares de Azevedo, caracterizada pelo gosto pelo mórbido, pessimismo desesperado, escapismo na morte, etc.

B

O título do poema “Se Eu Morresse Amanhã” traz para o leitor a ideia de confiança por parte do eu lírico, e, também a óbvia alusão ao altruísmo, mostrando o espírito que se manifesta não só neste poema, mas na 2ª Geração do Romantismo no Brasil, geração do poeta Álvares de Azevedo, caracterizada pelo sacrifício, solidariedade e o gosto pela saudade, o que fica claro na 1ª estrofe quando o autor fala de sua irmã.

C

O título do poema “Se Eu Morresse Amanhã” traz para o leitor a ideia de circunstância, e, também a óbvia alusão à vida, mostrando o espírito que se manifesta não só neste poema, mas na 2ª Geração do Romantismo no Brasil, geração do poeta Álvares de Azevedo, caracterizada pelo gosto pela vida, otimismo arrojado, vitalidade. Por mais que o poema fale sobre a morte, o autor faz menção de suas expectativas de vida no 1º verso da 2ª estrofe.

D

O título do poema “Se Eu Morresse Amanhã” traz para o leitor a ideia de circunstância, e, também a óbvia alusão à delícia da existência, mostrando o espírito que se manifesta não só neste poema, mas na 7ª Geração do Modernismo no Brasil, geração do poeta Álvares de Azevedo, caracterizada pelo gosto pelo mórbido, pessimismo desesperado, escapismo na morte, etc