Smole e Diniz (ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática) afirmam que uma proposta de trabalho em matemática que vise à aprendizagem significativa:
deve estar centrada na resolução de problemas que estejam vinculados com projetos de trabalho e que abordem temas que ofereçam desafios às crianças.
considera que o conteúdo desenvolvido seja predominantemente abstrato, considerando-se os aspectos mais técnicos da matemática.
deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas não apenas numéricas, mas também aquelas relativas à geometria, às medidas e às noções de estatística de forma que os alunos desenvolvam com prazer e conservem uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.
reconhece que os conceitos matemáticos servem de base para a verdadeira compreensão da matemática - o domínio de uma linguagem específica, a linguagem matemática, símbolos, regras, definições e leis - e, por isso, devem ser largamente trabalhados.