

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um homem de 55 anos, com histórico de diabetes tipo 2 mal controlada, apresenta-se com fadiga, perda de peso, hipotensão e hiperpigmentação da pele. Ele relata ter tido um episódio de náuseas e vômitos intensos há uma semana, que atribuiu a uma gastroenterite. Exames laboratoriais revelam hiponatremia e hipercalemia. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial indicada para este paciente?
Insuficiência suprarrenal aguda – iniciar hidrocortisona intravenosa e correção de distúrbios eletrolíticos.
Cetoacidose diabética – iniciar fluidoterapia, insulina intravenosa e monitorização de eletrólitos.
Tireotoxicose – iniciar tratamento com tiamazol e betabloqueadores.
Doença de Addison crônica – prescrever reposição de corticosteroides orais e ajustes na terapia para diabetes.
Hipotireoidismo severo – iniciar levotiroxina com monitorização cuidadosa dos níveis de TSH e ajustes na medicação para diabetes.