

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Crianças com megacólon congênito apresentam constipação desde o nascimento, o que continua sendo um dos maiores desafios para o cirurgião pediátrico. Assinale a opção CORRETA acerca dessa doença e do seu tratamento.
A colostomia deve ser realizada em duas bocas, sendo contraindicada a ostomia em alça.
Atualmente o abaixamento pode ser realizado sem colostomia, com ou sem auxílio da videolaparoscopia, no entanto a técnica mais utilizada ainda é a modificação da cirurgia de Duhamel, com a utilização de grampeadores cirúrgicos.
Nos raros casos de megacólon total, a cirurgia de escolha ainda é a ileostomia definitiva.
Nos casos de megacólon total, quando não for possível a ileostomia definitiva, o tratamento de escolha é o picossulfato de sódio, por ser uma droga de alta potência e não lesiva ao intestino. Deve-se sempre associar óleo mineral, independente da idade, até mesmo nas manifestações neonatais, devido à facilidade de eliminação do conteúdo fecal.
A biópsia retal não tem valor diagnóstico, visto que a doença é exclusiva do cólon. Nesses casos, o enema opaco é considerado padrão ouro para o diagnóstico da doença de Hirschsprung.