

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um paciente em tratamento regular de tuberculose pulmonar bacilífera há um mês com o esquerma padrão com Rifampicina/Isoniazida/Pirazinamida/Etambutol apresentou parestesias nos membros inferiores, evoluindo nos últimos dias com fraqueza e distúrbio da marcha. Relatou melhora da tosse e mantém ganho gradual do peso. Está afebril. Indique o diagnóstico provável e a conduta adequada.
Neuropatia periférica induzida pela isoniazida, prescrever piridoxina.
Miopatia induzida pela rifampicina, substitui-la por estreptomicina.
Anemia hemolítica induzida pelo etambutol, prescrever corticóide.
Ataxia induzida pela pirazinamida, prescrever carbamazepina.
Encefalopatia hepática induzida pela pirazinamida, substitui-la por estreptomicina.