

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Todo profissional de saúde que atende e trabalha com idosos deve saber alguns conceitos básicos nessa área da gerontogeriatria. Dentre esses conceitos, destacam-se: capacidade intrínseca (CI), atividades básicas da vida diária (ABVDs), atividades instrumentais da vida diária (AIVDs), independência funcional, autonomia, dentre outros. Sobre a definição desses conceitos, assinale a alternativa CORRETA.
Capacidade Intrínseca foi um conceito proposto em 2015 pela OMS e é definida como a soma da capacidade física e mental do indivíduo.
Transferir-se sozinho da cama ou da poltrona, assim como usar o toalete são considerados componentes da AIVD.
Um idoso que gerencia suas medicações e suas finanças, porém tem osteoartrite grave de joelho e quadril e não consegue se locomover sozinho, estando restrito a uma cadeira de rodas, mesmo assim ainda pode ser considerado um idoso autônomo.
No conceito de Capacidade Intrínseca, o meio ambiente não teria influência na sua modulação, já que CI se refere apenas às capacidades internas e intrínsecas do organismo humano.
Nas ABVDs, a perda da capacidade de se alimentar, muitas vezes, é a primeira funcionalidade básica perdida em processos demenciais.