

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre a hipertensão arterial, é CORRETO afirmar que:
O organismo conta com o sistema renina-angiotensina (SRA) para auxiliar no balanço de sódio e potássio, pelos túbulos renais. Quando este sistema libera renina, os níveis pressóricos intravasculares tendem a baixar.
A aldosterona atua nos túbulos renais promovendo reabsorção de sódio, a qual se acompanha de retenção de água e produz significativo aumento do volume extracelular com repercussões, em longo prazo, sobre a pressão arterial.
Como consequência da hiperatividade simpática induzida pela ação central da angiotensina II, ocorre vasodilatação, a qual induz o aumento da pressão arterial.
Anlodipino é uma droga de classe dos IECAs, inibidores da enzima conversora da angiotensina, de escolha para baixar a pressão arterial.