

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A respeito das disfunções tireoidianas, assinale a alternativa INCORRETA.
A prevalência de função tireoidiana anormal é cerca de 15% em pacientes com COVID-19 e se manifesta mais comumente como síndrome do eutireoidiano doente.
Na vigência de infecção por COVID 19, mais raramente, podem ocorrer apresentações de Tireoidite subaguda ou distúrbios autoimunes da tireoide, conforme relatos de casos na literatura.
A suplementação de iodo pode induzir hipotireoidismo em pacientes com fatores de risco tais como portadores de auto anticorpos anti tireoide ou com tireoidites prévias.
É indicado repetir exames de autoanticorpos anti tireoperoxidase (anti-TPO) e/ou antitireoglobulina no seguimento de pacientes com hipotireoidismo por tireoidite de Hashimoto com exame anterior positivo.
Não é indicado solicitar tireoglobulina sérica na avaliação inicial de nódulos de tireoide, por não adicionar informações sobre a natureza de nódulo de tireoide e não ter papel no rastreamento de câncer de tireoide.