

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Recém-nascido com 27 dias de vida, nascido a termo, com bom ganho ponderal em aleitamento materno exclusivo, apresentando icterícia em Zona II, acolia fecal e colúria, fígado a 4cm do RCD, com aspecto liso e endurecido.
Infecções congênitas (TORCHS).
Deficiência de α 1-antitripsina.
Atresia de vias biliares.
Fibrose cística.
Icterícia do aleitamento materno.
Sobre divertículo de Meckel, assinale a alternativa ERRADA.
O divertículo de Meckel é a anomalia congênita mais comum do trato gastrointestinal e costuma causar problemas por suas complicações.
O sangramento vermelho-amarrozado é uma das formas de apresentação mais comum e a fisiopatologia desse sangramento é ulceração peptic.
Nos casos de sangramentos, o exame que provavelmente definirá o diagnóstico é a cintilografia com tecnécio.
Está localizado a, no máximo, 10 cm da válvula ileocecal.
A ultrassonografia não é um exame sensível para avaliação diagnóstica.
Assinale a alternativa correta a respeito da invaginação intestinal na infância.
É uma das principais causas de abdome agudo obstrutivo entre 2 e 5 anos de idade.
A maior parte dos casos apresenta lesão anatômica identificável.
A forma mais frequente é a ileocecocólica, seguida pela forma ileocólica.
A principal causa para sua ocorrência é a máfixação intestinal.
Os principais diagnósticos diferenciais são megacólon congênito, alergia ao leite de vaca e gastroenterite aguda.
Sobre traumatismo na infância, assinale a alternativa ERRADA.
A morte por lesões traumáticas acontece em três etapas: inicial, intermediária e tardia. A etapa inicial transcorre durante os primeiros minutos depois do acidente e a morte é causada por lesões massivas e graves do sistema nervoso central, grandes vasos, vísceras maciças e coração. O melhor manejo dessa fase é a prevenção primária visando à diminuição no número de acidentes e sua gravidade.
No traumatismo genitourinário a hematúria esta relacionada com o grau da lesão.
A formação de pseudocisto deve ser considerada em pacientes que mantêm as enzimas amilase e/ou lipase aumentadas. O tratamento cirúrgico definitivo está indicado geralmente após 6 semanas de seu início.
O pâncreas é o órgão sólido mais frequentemente lesado em crianças nos traumas abdominais fechados.
A toracotomia de reanimação na sala de emergência é a forma mais agressiva de tentativa de manutenção de sinais vitais em pacientes politraumatizados e taxa de sobrevida é equivalente a de adultos e permanece entre 10-12% nos casos de trauma penetrante e aproximadamente 1-2% nos traumas.
Sobre traumatismo na infância, assinale a alternativa ERRADA.
Adolescente de 13 anos vítima de ferimento por arma branca em quadrante inferior esquerdo do abdome. Após a avaliação primária, opta-se por laparotomia exploradora. Os achados intraoperatórios são: - pequena lesão de sigmoide (menor que 25% da circunferência da alça); - hematoma de zona 3 do retroperitônio. Nesse momento, o paciente está estável, com reposição volêmica de cristalóide. A informação do anestesiologista é que a gasometria está boa e não necessita de drogas vasoativas. A conduta do médico, nesse momento, é sutura primária do colo e exploração do hematoma, avisando à equipe de anestesia da chance de descompensação hemodinâmica iminente.
A maior complacência da parede torácica torna comum a ocorrência de contusão pulmonar mesmo na ausência de fraturas das costelas. Apesar disso, por causa da maior mobilidade das estruturas do mediastino, as crianças são menos propensas a desenvolver pneumotórax hipertensivo.
Traumas não acidentais correspondem a até 5% das lesões graves em crianças, sendo causa importante de morbimortalidade em pediatria. É dever do médico, além do atendimento à criança, estar atento a situações de demora para buscar ajuda, histórias vagas, discordantes e inconsistentes, lesões inexplicadas ou fraturas em diferentes estágios de consolidação.
Mantendo instabilidade hemodinâmica, mesmo com adequada reposição volêmica indica laparotomia exploradora de emergência para controle do sangramento.
A tomografia computadorizada deve ser realizada na presença de estabilidade hemodinâmica, não deve atrasar o tratamento definitivo e deve ser usada a menor dose de radiação possível.
Sobre hérnia inguinal na infância, assinale a alternativa ERRADA
A hérnia inguinal na criança é a saída de uma víscera da cavidade abdominal para a região inguinal por meio da persistência do conduto peritôneovaginal e o tratamento está indicado em crianças sintomáticas e em crianças maiores de 2 anos de idade.
Hérnia inguinal bilateral em meninas com gônadas palpáveis e irredutíveis sugere uma síndrome de insensibilidade completa aos andrógenos. E nos meninos, quando a transiluminação for positiva sugere hidrocele;
A exploração contra-lateral na cirurgia só deve ser feita naqueles pacientes que tenham alguma patologia que cause o aumento da pressão intra-abdominal (ascite volumosa, massas abdominais, derivação ventrículo peritoneal) e nos casos sintomáticos.
No sexo feminino as estruturas mais frequentemente encarceradas são ovário e trompa.
As complicações mais frequentes da hérnia inguinal na infância são estrangulamento e encarceramento.