Questões de Concurso sobre Endoscopia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.188 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Paciente com síndrome de imunodeficiência humana queixa- se de odinofagia e disfagia. Ao exame endoscópico do esôfago, identificam-se focos de exsudato esbraquiçado firmemente aderidos à mucosa e algumas úlceras de limites bem definidos, fundo limpo. Assinale a alternativa correta.


A

Os diagnósticos mais prováveis são monilíase e úlcera esofágica provocada pelo retrovírus.


B

A melhor maneira de se confirmar monilíase é realizar lavado da mucosa esofágica.


C

É prudente tomar biópsias das úlceras a fim de surpreender infecção por outro agente oportunista além daquela fúngica.


D

O exame endoscópico deve ser repetido após 30dd do uso de inibidor de bomba de prótons.


E

Ainda que não se identifiquem lesões na orofaringe, é prudente tomar biópsias desta localização, a fim de surpreender monilíase também nessa região.

Paciente de 55 anos, portador de síndrome da imunodeficiência adquirida, há 2 meses apresenta disfagia para sólidos e emagrecimento não quantificado. O exame de endoscopia digestiva alta detectou, em esôfago proximal, placas esbranquiçadas, bem delimitadas e aderidas à parede do órgão, e, em esôfago médio, três úlceras rasas, com cerca de 5 mm, fundo limpo e bordos delimitados. Foram realizadas biópsias dos achados endoscópicos.

Diante desse caso clínico, avalie as assertivas abaixo:


I. A candidíase esofageana é doença definidora da síndrome da imunodeficiência adquirida.

II. As biópsias de uma úlcera esofágica decorrente da infecção pelo Citomegalovírus devem ser direcionadas preferencialmente para o centro da lesão.

III. As úlceras esofágicas decorrentes da infecção pelo Herpes simplex podem evoluir para estenoses.


Está(ão) CORRETA(S):



A

Somente a assertiva I.


B

Somente as assertivas I e II.


C

Todas as assertivas.


D

Somente as assertivas II e III.


E

Somente as assertivas I e III.

Em relação à doença do refluxo gastroesofágico, é correto afirmar que


A

o achado de anel de Schatzki não implica no diagnóstico de hérnia hiatal axial.


B

o anel de Schatzki costuma provocar sintomas quando seu diâmetro é inferior a 16 mm.


C

o achado de eosinófilos nas biópsias do esôfago distal é frequente na doença do refluxo gastroesofágico.


D

o exame endoscópico apresenta a melhor sensibilidade para a confirmação do diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico.


E

dentre os tratamentos endoscópicos propostos para a doença do refluxo, aquele que apresenta os melhores resultados é a técnica de plicaturas endoscópicas com Endocinch.

Em relação ao preparo de cólon, sabe-se que


A

o preparo com solução de manitol a 10% praticamente não provoca distúrbios hidroeletrolíticos.


B

o preparo com fosfosoda é a opção de eleição para o preparo em pacientes com antecedentes de doença inflamatória intestinal.


C

o preparo retrógrado com solução glicerinada apresenta a vantagem de poder ser utilizado em pacientes com quadro de diverticulite aguda.


D

o preparo com polietilenoglicol em dose única tem melhores resultados e melhor tolerância em relação ao mesmo preparo realizado em dose dividida.


E

quando se pensa em indicadores de qualidade, espera-se que, no mínimo, 90% dos pacientes se apresentem com preparo de cólon adequado.

Paciente de 63 anos, portador de doença do refluxo gastroesofágico e esôfago de Barrett, realizou endoscopia digestiva alta de acompanhamento. O paciente está sob medicação de omeprazol e encontra-se assintomático. Sobre esse caso, avalie as assertivas abaixo:


I. A cromoscopia com azul de metileno pode ser usada para destacar áreas com metaplasia intestinal no esôfago.

II. O esôfago de Barrett é fator de risco para neoplasia esofágica.

III. A dose de omeprazol recomendada para tratamento de esôfago de Barrett é de 20 mg de 12/12 horas.


Está(ão) CORRETA(S):



A

Todas as assertivas.


B

Somente as assertivas II e III.


C

Somente as assertivas I e II.


D

Somente a assertiva II.


E

Somente as assertivas I e III.

   
Gerar simulado