Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.054 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre o exame físico do paciente idoso podemos afirmar, EXCETO:


A

Aproximadamente um terço dos idosos apresenta anormalidades do desvio conjugado do olhar para cima, na ausência de doença neurológica.


B

No teste de Patte o paciente fica em pé, com o braço abduzido 90° no plano frontal e cotovelo fletido a 90° e o médico força a rotação interna do braço contra resistência. A resistência diminuída ou a presença de dor sugerem lesão do tendão do músculo subescapular.


C

A lesão do nervo hipoglosso (XII par) é demonstrada pelo desvio da língua em direção ao lado lesado quando o paciente a coloca para fora.


D

A quarta bulha cardíaca pode ser detectada em grande parte dos idosos, independente da presença ou não de cardiopatia, por isso tem seu valor limitado no diagnóstico das doenças cardíacas no idoso.

Antibióticos figuram entre as medicações mais utilizadas em casas de repouso e estima -se que mais da metade dessas prescrições são desnecessárias ou inadequadas (referentes às indicações, doses e tempo de tratamento). O uso inapropriado dos antimicrobianos está associado a eventos adversos que podem ser graves, incluindo interações medicamentosas, emergência de resistência antimicrobiana, além de colite pseudomembranosa. Sobre o rastreio de infecções em pacientes institucionalizados (residentes) que se apresentam com sintomas não localizatórios, assinale a alternativa incorreta.


A

Residentes que apresentem febre sempre devem ser rastreados para infecções, mas causas não - infecciosas também devem ser consideradas


B

Residentes que apresentem hipotermia sempre devem ser rastreados para infecções, mas causas não -infecciosas também devem ser consideradas


C

Residentes que apresentem quedas sempre devem ser rastreados para infecções, mas causas não - infecciosas também devem ser consideradas


D

Residentes que apresentem delirium sempre devem ser rastreados para infecções, mas causas não - infecciosas também devem ser consideradas


E

Residentes que apresentam hipotensão de início recente devem ser rastreados para infecções, mas causas não -infecciosas também devem ser consideradas

Paciente de 88 anos, portador de insuficiência cardíaca, apresentou quadro de alteração da memória, orientação, afasia de Broca e alteração da função executiva associada à hemiplegia à direita, após quadro de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) há um ano, mas recuperando parte da sua funcionalidade após reabilitação motora.


Apresentou novo quadro de AVCi há 2 meses, evoluindo com dependência para atividades básicas e instrumentais de vida diária e piora cognitiva significativa em múltiplas funções.


Assinale o tipo de demência apresentada pelo paciente.


A

CADASIL.


B

Demência Vascular.


C

Demência de Alzheimer.


D

Demência Fronto-Temporal.


E

Demência com Corpos de Lewy.

Assinale a alternativa correta quanto ao benefício da prescrição de baixas dosagens de ácido acetilsalicílico para prevenção primária de doença cardiovascular.


A

O Sr. J.T.L. tem 3 fatores de risco para doença cardiovascular, deve ser prescrito.


B

Não há benefício, não deve ser prescrito.


C

Por ter mais de 80 anos, ele deve receber doses baixa de ácido acetilsalicílico, independentemente dos fatores de risco.


D

Os fatores de risco para aterosclerose pioram a evolução da doença de Alzheimer, a prescrição de ácido acetilsalicílico diminui sua progressão.


E

Por ser prescrita uma dose baixa, os riscos são mínimos, mesmo que os benefícios sejam duvidosos, ela deve ser administrada.

Uma das anormalidades eletrocardiográficas mais frequentes documentadas em idosos, decorrentes de doença do nó sinusal, é:


A

Bloqueio AV.


B

Síndrome braditaquicárdica.


C

Taquiarritmias sustentadas.


D

Extrassístoles ventriculares prematuras.


E

Extrassístoles supraventriculares.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado