

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A descontinuação medicamentosa deve ser considerada em qualquer paciente idoso com a situação clínica de
não aderência terapêutica.
quadro demencial inicial.
dependência parcial de terceiros.
sintomas novos ou síndrome clínica sugestiva de efeitos adversos de medicação.
idoso semifrágil.
Quanto ao tratamento da depressão no idoso, assinale a alternativa incorreta.
Em idosos, a maioria das evidências não aponta superioridade em termos de eficácia ente as várias classes de antidepressivos.
Ainda há pouca evidência da eficácia dos antidepressivos em idosos, o que não representa necessariamente ausência de eficácia.
Devemos esperar menos de 2 semanas para avaliar resposta terapêutica na mudança de esquema inicial do tratamento antidepressivo no idoso.
Após a prescrição inicial, caso não haja alguma melhora dos sintomas iniciais, podemos mudar o antidepressivo.
Muitos dos efeitos adversos do início do tratamento são temporários e reversíveis, principalmente os mais leves e os gastrointestinais.
Sobre o tratamento da incontinência urinária do idoso, está incorreta a seguinte correlação entre medicamento e classe/função indicada em:
oxibutinina – antimuscarínico relativamente seletivo M1/M2.
duloxetina – antidepressivo inibidor seletivo da recaptação de serotonina e noradrenalina.
solifenacina – antimuscarínico relativamente seletivo M1.
mirabegrona – agonista beta 3-adrenérgico.
tolterodina – antimuscarínico seletivo M2 e M3.
Mulher de 77 anos é esposa e cuidadora de homem com demência. Não tem filhos e o suporte social é mínimo. Preocupa-se com o futuro de seu marido e chora bastante durante a consulta. Refere ter dificuldades para dormir e teve perda de peso de 2 kg nos últimos 6 meses (IMC atual = 22,5 Kg/m2). Obteve 7 pontos em 15 na Escala de depressão geriátrica.
Assinale a alternativa que apresenta qual dos antidepressivos abaixo é a melhor opção para esta paciente.
Fluoxetina
Trazodona
Mirtazapina
Nortriptilina
Paroxetina
Homem de 36 anos é atendido em consulta de rotina com queixa de desinteresse sexual. Ele não tem tido fantasias sexuais e está desmotivado para iniciar a atividade sexual com a esposa. Ele não tem sintomas depressivos e não apresenta outras queixas físicas. O exame físico é normal.
Nesse momento, o exame sérico inicial de maior utilidade é:
prolactina.
antígeno específico da próstata.
testosterona livre.
hormônio luteinizante.
perfil da tireoide.