

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Durante a perícia de um cadáver com suspeita de enforcamento e estrangulamento, são características do sulco cervical nas asfixias, respectivamente:
contínuo / descontínuo.
geralmente único / frequentemente múltiplo.
horizontal / oblíquo.
raramente apergaminhado / frequentemente apergaminhado.
Na perícia de local de um cadáver, foi descrito pelo perito que a morte ocorreu pela constrição do pescoço por um laço que exerceu força ativa, ao passo que o corpo da vítima atuava de forma passiva. O exame necroscópico identificou fratura de cartilagem cricoide e lesão da íntima da carótida interna. Essas informações estão relacionadas à asfixia por
enforcamento com suspensão típica ou completa.
esganadura.
estrangulamento.
sufocação indireta.
Um cadáver foi encontrado em casa em enforcamento incompleto, de acordo com a perícia do local. De acordo com essa informação, podemos afirmar que:
mãos e pés da vítima estão amarrados com a mesma corda.
o nó do laço está localizado na parte da frente do corpo da vítima.
o nó do laço está localizado na parte de trás do corpo da vítima.
parte do corpo da vítima toca em algum ponto de apoio ou encosta no solo.
Quanto ao afogamento branco, é correto afirmar que
a denominação decorre do descolamento da epiderme, que resulta na intensa palidez do cadáver.
a denominação decorre da pele anserina acentuada, que resulta na intensa palidez do cadáver.
a morte ocorre rapidamente, por trauma do crânio, antes de ocorrer aspiração de água.
a morte ocorre rapidamente por inibição cardiorrespiratória, antes de se aspirar a água.
os pulmões estão acentuadamente encharcados por água e pálidos.
Na morte por sufocação direta, qual é o mecanismo?
Oclusão da entrada de ar na via respiratória.
Compressão do tórax, impedindo a expansão e, em consequência, a respiração.
Desprendimento de coágulo sanguíneo dos membros inferiores, que vai obstruir o tronco arterial pulmonar.
Compressão externa do pescoço, por meio de um laço apertado.
Acúmulo de monóxido de carbono, gás tóxico que, se presente em grande quantidade no sangue, impede as trocas gasosas.
Uma das modalidades de asfixia mecânica é o enforcamento. Marque a alternativa em que todas as características do sulco se referem ao enforcamento:
Oblíquo ascendente; variável segundo a zona do pescoço; interrompido ao nível do nó, de profundidade desigual
Horizontal; variável segundo a zona do pescoço; interrompido ao nível do nó, de profundidade desigual
Horizontal; uniforme em toda a periferia do pescoço; interrompido ao nível do nó, de profundidade uniforme
Horizontal; variável segundo a zona do pescoço; contínuo, de profundidade uniforme
Oblíquo ascendente; uniforme em toda a periferia do pescoço; contínuo, de profundidade desigual
Um trabalhador de 39 anos cai acidentalmente dentro de um cilo de açúcar sendo encoberto por grande quantidade do produto. É encontrado morto duas horas depois, apresentando externamente sinais gerais de asfixia. No exame interno, são reiterados os sinais gerais de asfixia, além da presença de grande quantidade de açúcar em vias aéreas superiores, traqueia, brônquios e esôfago. Qual o tipo específico de asfixia mecânica ocorreu nesse caso?
Sufocação direta.
Confinamento.
Sufocação indireta.
Soterramento.
A asfxia é o fenômeno da modalidade de energia de ordem físico-química. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. São sinais externos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas.
II. Sufocação direta é a modalidade de asfixia que ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais ou por compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios.
III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: Manchas de Tardieu e diluição do sangue.
Assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas a afirmativa III está correta
Na medicina legal, segundo a classificação de asfixias de Afrânio Peixoto, temos os grupos das asfixias puras, asfixias complexas e asfixias mistas. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. No enforcamento, sempre há a suspensão completa do indivíduo, sendo que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio.
II. O período inicial da evolução do enforcamento caracteriza-se por convulsões e excitação do corpo proveniente dos fenômenos respiratórios.
III. O sulco do enforcamento é proporcional à consistência do laço, mas, mesmo sendo um laço mole, o sulco permanece, não desaparecendo posteriormente.
Está/estão incorreta(s) a(s) afirmativa(s).
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
I, II e III
O principal sinal observado em vítimas de soterramento é a presença de
bolhas de espuma, denominadas cogumelo de espuma, nas vias aéreas superiores da vítima.
sinais de maceração da epiderme.
sinais de embebição cadavérica.
sinais de rotura de vísceras ocas.
substâncias pulverulentas no interior das vias respiratórias da vítima.
Na asfixia por enforcamento, o sulco formado comumente apresenta as seguintes características, exceto,
Sulco completo
Geralmente uma única volta
Direção oblíqua ascendente
Profundidade variável
Situado acima da cartilagem tireóidea
A respeito do estrangulamento, assinale a alternativa correta.
Nos casos em que o instrumento ainda estiver envolvido no pescoço da vítima, os peritos criminais não deverão retirá-lo.
É o tipo de ocorrência mais comum nos casos de suicídio.
Os peritos criminais deverão verificar a existência de outras características clássicas da asfixia, como as petéquias, também chamadas de manchas de Bonnet.
Os peritos criminais deverão analisar o sulco presente no pescoço da vítima e caracterizá-lo, quanto ao sentido de produção, em oblíquo ou retilíneo.
No suicídio, ocorre pelo uso de torniquetes.
Acerca do Monóxido de Carbono, assinale a alternativa correta.
É um gás altamente inflamável, incolor e com odor resinado.
É produzido pela queima completa de materiais que contêm carbono.
É um óxido neutro.
É capaz de estabelecer ligações químicas altamente instáveis com a hemoglobina das hemácias.
Apresenta baixa toxicidade.
De acordo com os conceitos médico-legais, enforcamento incompleto é aquele no qual:
parte do corpo da vítima, toca em algum ponto de apoio ou encosta no solo.
mãos e pés da vítima estão amarrados com a mesma corda.
o nó do laço está localizado na parte da frente do corpo da vítima.
o nó do laço está localizado na parte de trás do corpo da vítima.
o corpo da vítima não encosta solo, nem toca em qualquer ponto de apoio.
A modalidade de asfixia mecânica que impede a passagem do ar atmosférico pelas vias aéreas, devido à constrição anterolateral do pescoço, promovida diretamente pela mão de um agente, denomina-se
estrangulamento.
sufocação direta.
sufocação indireta.
esganadura.
enforcamento.
Com relação às lesões internas observadas nos enforcamentos não judiciais, analise as afirmativas a seguir.
I. O osso hioide é formado pela fusão de 6 pontos de ossificação e a que mais demora a ocorrer é entre o seu corno maior e o corpo do osso, podendo, mesmo, não acontecer até a senilidade.
II. A ausência de hemorragia nos focos de fratura do osso hioide comprova que houve suspensão de cadáver para simular suicídio por enforcamento.
III. Um estudo prospectivo feito com número significativo de casos de enforcamento mostrou que as fraturas do osso hioide são mais frequentes que as dos cornos da cartilagem tireoide.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I.
I – III.
I – II – III.
II – III.
I – II.
A asfixia realizada pela constrição cervical com o uso das mãos é denominada
esganadura.
sufocação direta.
sufocação indireta.
estrangulamento.
enforcamento.
Adolescente de 15 anos é avaliado em uma perícia. Ele apresentava: (a) dificuldade na fala, rouquidão e relatava dor na região cervical e na face; (b) edema e equimose de coloração vermelho-violácea na região periorbitária direita e esquerda; (c) hemorragia conjuntival e petéquias na pálpebra inferior de ambos os olhos; (d) escoriação linear, horizontal, uniforme, de coloração avermelhada, medindo 0,4 cm de largura, localizada abaixo da tireoide, estendendo-se pela circunferência do pescoço e interrompendo-se em sua região lateral esquerda.
A perícia descrita mais provavelmente sugere
estrangulamento por tentativa de homicídio.
edema e equimose observados na região periorbitária, como consequências da asfixia.
enforcamento por tentativa de suicídio.
que o evento ou dano ocorreu muito recentemente, provavelmente, em menos de 2 horas.
graves consequências clínicas secundárias à asfixia por inalante, por exemplo, monóxido de carbono ou cianeto.