

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A escabiose é uma parasitose da pele causada por um ácaro cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, pápulas ou pequenos sulcos, nos quais ele deposita seus ovos. Geralmente, ocorre sob a forma de surtos em comunidades fechadas ou grupos familiares.
A principal forma de contaminação é através de gotículas de saliva.
Infecções secundárias pela “coçadura”, que, quando causada pelo estreptococo ß hemolítico, podem levar à glomerulonefrite.
O diagnóstico se faz por sorologia específica para Sarcoptes scabiei.
Ocorre em qualquer lugar do mundo e independe de hábitos de higiene.
Trata-se de doença de notificação compulsória.
O aleitamento materno deve ser recomendado, prioritariamente, na AB. Sobre condições clínicas maternas que restringem ou proibem a amamentação, está correto afirmar, EXCETO,
Infecção por HIV e Infecção pelo HTLV pelo risco de transmissão do vírus da mãe para o bebê.
Infecção pelo vírus da hepatite C permite manter o aleitamento materno, na ausência de fissura mamária ou elevada carga viral materna.
O aleitamento materno está liberado, sem restrições para mães portadoras de tuberculose pulmonar e doença de chagas.
Nas usuárias de anfetaminas, cocaína, crack, fenciclidina, heroína, inalantes, LSD, maconha e haxixe o aleitamento é contraindicado.
Na vigência de tratamentos quimioterápico e radioterápico, contraindica-se o aleitamento materno.
Quanto à abordagem de adolescentes e jovens no tangente à saúde sexual e reprodutiva, é pertinente na AB:
Informar aos pais ou responsáveis por adolescentes do teor das consultas e orientações realizadas.
Realizar orientação contraceptiva, optando por métodos hormonais ou de barreira (preservativo - camisinha).
Abordar as necessidades de jovens e adolescentes em educação sexual e planejamento reprodutivo mediante acompanhamento dos pais.
Quando do diagnóstico de gravidez, orientar sobre as consequências e fatores relacionados a um abortamento inseguro: clínicas não equipadas e profissionais não capacitados; método empregado; idade gestacional.
Todas estão corretas.
Sobre DENGUE, é CORRETO afirmar:
A primeira manifestação é a febre que tem duração de dois dias, geralmente alta (39ºC a 40ºC), de início abrupto, associada à cefaleia, à adinamia, às mialgias, às artralgias e a dor retroorbitária.
O exantema está presente em 50% dos casos, é predominantemente do tipo máculo-papular, atingindo tronco e membros de forma aditiva, não atinge plantas de pés e palmas de mãos. É sempre pruriginoso.
Anorexia, náuseas e vômitos sempre estão ausentes.
Diarreia pode estar presente. Aquosa, abundante e com sangue.
Após a fase febril, grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente com melhora do estado geral.
Sobre a abordagem farmacológica na dengue, associe V – Verdadeiro ou F – Falso:
( ) Dipirona e paracetamol podem ser usados, tanto em adulto, quanto em crianças.
( ) Em situações excepcionais, para pacientes com dor intensa, pode-se utilizar, nos adultos, a associação de paracetamol (500 mg) e fosfato de codeína (7,5 mg) até de 6/6 horas.
( ) Os anti-inflamatórios não hormonais (cetoprofeno, ibuprofeno, diclofenaco, nimesulida), podem ser usados apenas em adultos.
( ) Pacientes submetidos a recente angioplastia coronariana com implante de stent (um mês para stent convencional e seis meses para stent farmacológico), em uso de AAS e clopidogrel devem, se possível, manter os antiagregantes durante infecção pelo vírus da dengue.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
V, F, F, F.
F, V, F, V.
F, F, F, V.
Os serviços de Atenção Básica devem ser estruturados para possibilitar acolhimento, diagnóstico precoce, assistência e, quando necessário, encaminhamento dos portadores de DST, HIV/aids, às unidades de referência. São muito amplas as possibilidades de ação, no âmbito dos serviços de Atenção Básica, no que se refere ao manejo desse grupo de agravos, destacam-se:
Atividades educativas para promoção à saúde e prevenção.
Encaminhamento de casos suspeitos para a rede especializada, como e fim da solicitação testes diagnósticos de DST.
Encaminhamento ao ginecologista/urologista para diagnóstico precoce das DST, infecção pelo HIV, hepatites e HTLV.
Direcionamento, para rede terceária, dos casos de DST para seguimento de tratamento adequado.
Em caso de suspeita de DST e uso de drogas injetáveis, o diagnóstico, tratamento e ações de promoção à saúde deverão ser realizadas na AB apenas sob supervisão de profissional de CAPS (Centro de Assistência Psico-Social).
Quanto aos esquemas de imunização disponíveis, devese levar em conta que:
as vacinas contra a hepatite B e contra o H1N1 são oferecidas na rede pública a todos os adultos.
o Programa Nacional de Imunizações possui esquema único para todos os indivíduos.
a febre amarela urbana e a poliomielite estão erradicadas no Brasil.
o PNI elimina de seu calendário as doenças ditas erradicadas.
Leia o caso clínico a seguir.
Criança de seis anos com historia de febre baixa há duas semanas, hiporexia e adinamia. No início do quadro, passou por avaliação médica com prescrição de amoxicilina. Mãe tem percebido manutenção do quadro mesmo com o término da antibioticoterapia. Ao exame físico: linfonodos palpáveis em cadeias cervical anterior, cervical posterior, axilares e inguinais, de 0,5 a 1,0 cm de diâmetro, sem flogose, não coalescentes e não aderidos. Abdome: baço palpável a 3 cm do rebordo costal esquerdo. |
A principal hipótese e o exame mais apropriado são:
mononucleose e solicitação de sorologia para vírus Epstein BAAR.
pneumonia atípica e radiografia de tórax.
linfoma de Hodgkin e mielograma.
febre reumática e dosagem de ASLO.
Leia o caso clínico a seguir.
Recém-nascida de 20 dias de vida e levada à primeira consulta em unidade básica de saúde com relato de avaliação médica em Carteira Nacional de Vacinação de sinal de Ortolani/Teste de Barlow positivo no quadril direito. No exame físico dessa recém-nascida, nota-se instabilidade mantida em quadril à direita. |
A forma de avaliar a displasia congênita de quadril é realizar:
ressonância magnética de quadril.
radiografia de quadril.
avaliação a cada dez dias, até três meses.
ultrassonografia de quadril.
Presença de opacidades reticulo-intersticiais em campos superiores e ápices em radiografia de trabalhador de fundição em contato com peças fundidas revestidas de areia. Sem queixas. Nega tabagismo. Exame físico: normal. Espirometria: normal. Com base no radiograma de tórax e na atividade laborativa, pode-se levantar o diagnóstico de:
asbestose.
bissinose.
siderose.
silicose.
Os Conselhos de Saúde, previstos na legislação do SUS, são órgãos
compostos de representantes do governo, dos prestadores e dos usuários, distribuídos de forma igualitária em número e voto.
definidos pelo Poder Legislativo, em cada instância de poder.
atuantes no controle econômico e financeiro da política de saúde.
compostos de conselheiros indicados pelos plenários dos conselhos de saúde e das conferencias de saúde, independente de definição em lei (seja municipal, estadual ou federal).
Paciente masculino, 52 anos, vítima de atropelamento por automóvel em 22/10/2015, apresentou fratura de múltiplos arcos costais e hemorragia subaracnóidea traumática. Necessitou de internação prolongada em UTI, evoluiu com choque séptico de foco pulmonar, refratário às medidas clínicas e evolui a óbito em 21/12/2015. Sobre o óbito deste paciente e os procedimentos legais relacionados, é CORRETO afirmar:
Deve-se preencher o formulário de encaminhamento do corpo para o SVO (Serviço de verificação de óbitos).
O médico plantonista da UTI deve atestar o óbito.
O médico que prestou atendimento inicial deve preencher o atestado de óbito.
O corpo deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal onde o médico legista irá preencher o atestado de óbito.
A história de trauma prévio como condição inicial para internação hospitalar não apresenta relevância legal para o preenchimento dos documentos do óbito.
A competência do médico de família e comunidade abrange reconhecimento e primeiros cuidados às afecções graves e urgentes além de interpretação de exames complementares de apoio diagnóstico na atividade clínica diária. O ECG é fundamental neste contexto. Assim, analise a figura a seguir e relacione os traçados eletrocardiográficos com os respectivos diagnósticos:

( ) Taquicardia sinusal.
( ) Fibrilação ventricular.
( ) Bradicardia sinusal.
( ) Taquicardia ventricular.
( ) Taquicardia supraventricular.
Qual a sequência CORRETA, considerando a relação traçados eletrocardiográficos e diagnósticos, de cima para baixo?
4 – 2 – 1 – 3 – 5.
3 – 2 – 1 – 5 – 4.
4 – 3 – 2 – 1 – 5.
3 – 2 – 1 – 4 – 5.
O acompanhamento de pacientes idosos com doenças crônicas pressupõe o conhecimento sobre controle da dor e uso dos principais analgésicos em ambulatório. Considera-se que, na dor crônica:
a evolução do paciente deve ser acompanhada com escalas comparativas para determinar o impacto na vida social, familiar e emocional.
o tratamento orientado em degraus recomenda que toda dor crônica deva ser tratada com opiodes como primeira escolha.
para maior alívio da dor, o menor número de receptores de dor deve estar saturado.
a característica neuropática é descrita como anestesia, em que o paciente perde a sensibilidade ao toque.
os corticoides potencializam as sinapses relacionadas à dor e, por este motivo, devem ser suspensos, sempre que possível.
Homem, 32 anos, trabalhador de embarcação, retornou do seu trabalho com quadro de diarreia líquido-pastosa, mais de oito evacuações por dia, com febre, tenesmo e urgência fecal, iniciado há quatro dias. Qual o diagnóstico mais provável?
Cólera grave
Retocolite ulcerativa
Amebíase
Gastroenterite por Shigella
Doenca celi!aca
Mulher, 30 anos, é trazida à emergência em insuficiência respiratória aguda. Telerradiografia de tórax com padrão de infiltrado intersticial difuso. Realizado teste rápido anti-HIV, que foi positivo e confirmado por método ELISA. Qual a conduta correta em relação ao início de tratamento antirretroviral específico?
Iniciar terapia tripla imediatamente.
Introduzir antirretrovirais após a melhora do quadro clínico.
Iniciar tratamento para HIV quando o número estimado de células CD4 for abaixo de 50/mm3.
Começar tratamento se a carga viral for detectável.
Não há indicação para tratamento antirretroviral neste caso clínico.
Homem, 22 anos, procura clínico geral devido à lesão genital com úlcera única, com base vermelha e bordos endurecidos, indolor, com adenopatia bilateral. O agente etiológico mais provável é:
Treponema pallidum.
Neisseria gonorrhoeae.
Haemophilus ducreyi.
Tricomonas vaginalis.
Clamydia tracomatis.
João dos Santos, 76 anos, sofreu politraumatismo após ter sido atropelado por veículo automotivo em via pública. Permaneceu cerca de 65 (sessenta e cinco) dias em UTI, indo a óbito. O médico intensivista assistente encaminha o corpo do de cujos para o Instituto de Medicina Legal, ciente de estar em acordo com a legislação vigente, contrariando familiares. Ou seja, a responsabilidade médica perpassa questões de ordem ética, sem prejuízos de outras ordens. Nesse sentido, quanto ao ato médico que tem implicações jurídicas, pode-se compreender que cabe ao médico agir de forma conveniente ao:
I - Expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade.
II- Atestar óbito quando não o tenha verificado pessoalmente, ou quando não tenha prestado assistência ao paciente, salvo, no último caso, se o fizer como plantonista, médico substituto, ou em caso de necropsia e verificação médico-legal.
III- Deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência, exceto quando houver indícios de morte violenta.
IV - Permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade.
V- Deixar de fornecer laudo médico ao paciente ou a seu representante legal quando aquele for encaminhado ou transferido para continuação do tratamento ou em caso de solicitação de alta.
Portanto, está CORRETA:
Somente V.
Somente I.
Somente II.
Somente IV.
Somente III.
Acerca do direito do médico, na relação direta com paciente em estado terminal, cujo responsável legal solicita que no caso de parada cardio-respiratória não efetive manobras de ressuscitação, fundamenta-se o pedido da família em razão de princípios fundamentais, de onde se pode afirmar que cabe:
I - Exercer a Medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, sexo, nacionalidade, cor, orientação sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.
II- Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
III- Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico deve evitar a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.
IV - O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficácia e correção de seu trabalho.
V- Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.
Portanto, estão CORRETAS apenas:
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
IV e V.
A finalidade da Política Nacional de cuidados com a saúde da pessoa idosa é:
I - Recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
II- Ter como alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 65 anos ou mais de idade.
III- Tratar de política em nível nacional, e se deve à razão de fatores tais como o contínuo e intenso processo de envelhecimento populacional brasileiro; os inegáveis avanços políticos e técnicos no campo da gestão da saúde; o conhecimento atual da Ciência. O conceito de saúde para o indivíduo idoso se traduz mais pela sua condição de autonomia e independência que pela presença ou ausência de doença orgânica; a necessidade de buscar a qualidade da atenção aos indivíduos idosos por meio de ações fundamentadas no paradigma da promoção da saúde.
Portanto, está(ão) CORRETA(S):
Somente I.
Somente II.
Somente III.
Somente I e II.
Somente II e III.