O conceito de desenvolvimento sustentável está associado
às políticas públicas, que assumem papel fundamental por normatizar padrões de consumo e produção de equilibrada contribuindo para a proteção ambiental.
ao relatório Nosso Futuro Comum (WCED, 1987) baseado na defesa de que o desenvolvimento das sociedades não deveria incluir a dimensão ambiental no amplo leque de dimensões do desenvolvimento, de tal forma que este conceito possa ser entendido como sendo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente adequado.
ao conceito acerca do desenvolvimento sustentável, que perpassa o crescimento econômico, tal qual se conhece atualmente, e vem se fundamentando na preservação dos privilégios das elites que satisfazem seu afã de modernização, enquanto o desenvolvimento se caracteriza pela elaboração de políticas, programas, projetos sociais.
ao conceito acerca de desenvolvimento, que se apoia sobre os pilares da economia solidária, cultura e meio ambiente, e ainda sobre a dimensão territorial.
aos temas sobre o consumo predatório de recursos naturais e à degradação de ecossistemas e à qualidade ambiental, que são os responsáveis pela perda de qualidade de vida; o debate sobre essa temática abrange também temas relacionados à saúde, segurança, educação, emprego e renda, cultura e lazer, economia e a obtenção da repartição de benefícios igualmente distribuídos à sociedade.