Imagem de fundo

Os níveis de cálcio sérico e paratormônio devem ser observados em pacientes com doença ...

Os níveis de cálcio sérico e paratormônio devem ser observados em pacientes com doença renal crônica, pois, dependendo dos valores, algumas decisões clínicas e nutricionais são importantes.

Em relação ao metabolismo do cálcio nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Se o cálcio sérico estiver elevado e o paratormônio baixo em duas avaliações consecutivas, é prevista a restrição dos quelantes de fósforo à base de cálcio como, por exemplo, o carbonato de cálcio.

B

Se o paratormônio estiver elevado, as células ósseas responsáveis pela remodelação são ativadas, e o cálcio será retirado do osso e direcionado à corrente sanguínea, sendo, portanto, prevista a utilização do análogo de vitamina D.

C

O hiperparatireoidismo secundário é uma condição clínica comum na doença renal crônica e muito associado à deficiência de vitamina D, uma vez que o rim disfuncional não consegue realizar a ativação desse hormônio.

D

O consumo de cálcio juntamente com o cloridrato de sevelamer (quelante de fósforo à base de cálcio) deve ser evitado em quantidades acima de 2000mg/dia uma vez que aumenta o risco de calcificação de tecidos moles.