Dona Maria, 56 anos, diabética e obesa, é encaminhada ao...
Imagem de fundo

Dona Maria, 56 anos, diabética e obesa, é encaminhada ao...

Dona Maria, 56 anos, diabética e obesa, é encaminhada ao nutricionista para melhor orientação em relação ao consumo dos carboidratos. Dentre as orientações, o profissional explicou a carga glicêmica, produto do índice glicêmico de um alimento pelo seu conteúdo de carboidrato disponível na porção. Diante disso, foram lançadas algumas estratégias para reduzir o efeito glicêmico das refeições de dona Maria. Com base no exposto, assinale a alternativa que NÃO se enquadra às estratégias propostas.


A

Associar o consumo de alimentos como linhaça, aveia e feijão com aqueles de maior carga glicêmica.


B

Oleaginosas, abacate e azeite são alimentos bem-vindos quando associados àqueles que possuem carga glicêmica mais elevada.


C

Fazer associação de fontes proteicas, como ovos, leite e queijos, com alimentos de carga glicêmica maior não é recomendado.


D

Consumir frutas como melancia e uva, que possuem alto índice glicêmico, junto de refeições com considerável carga glicêmica não é uma estratégia interessante.


E

O uso das fibras solúveis é sempre uma estratégia interessante com o objetivo de reduzir o efeito glicêmico.