Imagem de fundo

Em relação à histamina, amina biogênica formada a partir do aminoácido histidina, é pro...

1
Q2706508
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Em relação à histamina, amina biogênica formada a partir do aminoácido histidina, é produzida endogenamente com muitas funções importantes. Quando há desequilíbrio entre a histamina ingerida que se acumula, bem como a capacidade reduzida da diaminoxidase (DAO) de degradá-la, ocorre o surgimento de sinais e sintomas. Devido a isso, considerando a intolerância ou sensibilidade à histamina, assinalar a alternativa CORRETA:

A

A histamina é liberada como um dos últimos mediadores inflamatórios em uma reação alérgica ou uma reação de defesa física. Quando liberada, causa diversos sinais e sintomas, como vasodilatação, eritema, aumento da permeabilidade de membranas celulares, indisposição no sistema digestório, prurido, urticária, taquicardia (coração acelerado), dor no peito, congestão nasal (rinite), coriza (rinorreia), dor de cabeça, pânico, fadiga, confusão e irritabilidade

B

São alimentos com alto conteúdo de histamina: todos os fermentados, tomates, morangos, chucrute, queijos curados, carnes e peixes processados, bebidas alcoólicas (principalmente vodca, rum, gin e whisky) e restos alimentares.

C

Alguns aditivos alimentares, como o corante tartrazina e outros corantes artificiais, além de alguns conservantes (p. ex., benzoatos e sulfitos) estimulam a liberação de histamina dos mastócitos.

D

Legumes e frutas descascadas e embaladas muitas vezes possuem um menor teor de histamina do que a forma fresca. Legumes e frutas inteiras embalados ou congelados são protegidos da invasão microbiana (e, portanto, da produção de histamina).