

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A transmissão de microrganismos patógenos em frutas e vegetais tem causado um efeito alarmante em relação às doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Pode ocorrer contaminação das frutas e vegetais desde as etapas da pré e pós-colheita até a distribuição no mercado ou em casa. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às medidas que devem ser adotadas para prevenção da contaminação.
A simples prática de enxaguar os vegetais e as frutas crus pode reduzir a carga microbiana.
É recomendada a higienização de frutas e verduras com hipoclorito de sódio de 2 a 2,5%, diluindo 1 (uma) colher de sopa para cada litro de água. Deixando as verduras, legumes e frutas com casca de molho por cerca de 10 minutos. Logo, enxaguar em água corrente.
O uso de desinfetantes reduz de 10 a 100 vezes a carga microbiana, porém os vírus e os cistos de protozoários têm uma resistência maior aos desinfetantes do que as bactérias e os fungos.
Processos inadequados de higienização aumentam os riscos de contaminação patogênica.
Para higienização de frutas e verduras, recomenda-se diluir 3 colheres de sopa de hipoclorito de 2 a 2,5% para cada litro de água.