

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A avaliação nutricional em crianças menores de 5 anos de idade pode indicar deficiências e excessos precoces e tardios, sendo possíveis de identificação através de indicadores antropométricos. Conhecendo os indicadores de crianças menores de 5 anos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. IMC para idade.
2. Peso para idade.
3. Estatura para idade.
4. Peso para estatura.
Coluna 2
( ) Expressa a relação existente entre a massa corporal e a idade. Esse índice é amplamente utilizado para avaliar a desnutrição, porém o déficit de peso para a idade observado pontualmente não determina se o quadro é recente ou de longo prazo.
( ) Expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e altura/comprimento. Mostra tanto o excesso quanto o déficit de peso para determinada estatura, sendo sensível às alterações nas variáveis que o compõem.
( ) Expressa a relação entre a massa corporal (em quilos) e o comprimento/altura (em metros), sendo utilizado, principalmente, para identificar o excesso de peso.
( ) Indica o crescimento linear, apresentando-se como o índice que reflete os efeitos cumulativos da situação de saúde e nutrição em longo prazo, ou seja, o déficit nesse índice deve ser interpretado como uma condição crônica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 3 – 2 – 4.
2 – 4 – 1 – 3.
4 – 2 – 3 – 1.
3 – 4 – 2 – 1.
2 – 1 – 3 – 4.