A Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional (2023) aborda questões que vão desde a triagem e diagnóstico nutricional no paciente grave até a terapia nutricional em situações específicas. Acerca do cuidado nutricional no paciente crítico, assinale a alternativa INCORRETA:
A avaliação nutricional deve ser realizada após a triagem nutricional durante as primeiras 48h de admissão na UTI, devendo ser repetida a cada 7 a 10 dias.
A suplementação de glutamina via oral ou enteral é recomendada como rotina para todos os pacientes críticos em razão de sua vulnerabilidade imunológica.
Em pacientes críticos com inviabilidade de alimentação por via oral, é recomendável o início precoce (24-48 horas) da terapia nutricional enteral.
Recomenda-se o uso de fórmula imunomoduladora via oral ou enteral no período pré-operatório (por cinco dias) e pós-operatório (por sete dias) para pacientes a serem submetidos à cirurgia de grande porte por câncer do trato digestivo ou de cabeça e pescoço.