Imagem de fundo

C.F., 25 anos, mulher, estava insatisfeita com seu peso e...

C.F., 25 anos, mulher, estava insatisfeita com seu peso e se automedicou com uma formulação comercializada em uma farmácia de manipulação próxima à sua casa.

Após alguns meses de uso, C.F. apresentou quadros de fraqueza, fadiga e síncope. Sua amiga P.C desconfiou da solução milagrosa de perda de peso, e, ao investigar a composição da formulação, foi informada que ela contém altas doses de furosemida e hidroclorotiazida. P.C. sugeriu que a amiga interrompesse imediatamente a medicação.


Sobre o caso, assinale a opção que justifica, corretamente, a interrupção da medicação.


A

Ela leva a uma perda excessiva de ferro, o que acarreta quadros de anemia ferropriva.


B

Ela pode precipitar distúrbios hidroeletrolíticos graves, com perda excessiva de sódio e potássio.


C

Ela promove perda excessiva de cálcio e elevação sérica de magnésio, explicando a fraqueza muscular.


D

Ela, frequentemente, causa retenção de sódio e cálcio, elevando o volume circulante e agravando o edema.


E

Ela altera a expressão de transportadores iônicos no intestino, comprometendo a absorção de potássio, sódio e cloro.