

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Acerca da utilização de exames laboratoriais na avaliação nutricional, é correto afirmar que
albumina e transferrina são marcadores específicos do estado nutricional, pois não sofrem influência da inflamação ou do metabolismo do ferro.
pré-albumina e proteína C-reativa refletem exclusivamente o aporte proteico recente, sendo úteis como indicadores diretos de ingestão alimentar.
transferrina e contagem total de linfócitos não apresentam variações em resposta a processos infecciosos ou inflamatórios, podendo ser usadas como marcadores estáveis de desnutrição.
albumina e pré-albumina possuem curta meia-vida e, por isso, são consideradas parâmetros ideais para detectar alterações agudas do estado nutricional.
pré-albumina e contagem total de linfócitos sofrem influência de inflamação e condições clínicas, não devendo ser interpretados isoladamente para diagnóstico nutricional.