Imagem de fundo

Uma paciente de 52 anos de idade, foi atendida em ambulatório de atenção secundária do ...

Uma paciente de 52 anos de idade, foi atendida em ambulatório de atenção secundária do SUS, apresentando obesidade grau II (IMC 36,8 kg/m²), diabetes mellitus tipo 2 há 12 anos, uso de insulina NPH + regular, HbA1c 9,6%, proteinúria de 815 mg/24h e TFGe estimada em 38 mL/min/1,73m². Relatou consumo frequente de ultraprocessados por dificuldade de acesso a alimentos in natura.


À luz das diretrizes clínicas e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, assinale a alternativa que apresenta a conduta nutricional prioritária nesse caso.


A

Priorizar educação alimentar com foco em alimentos in natura acessíveis, controle de sódio, ajuste proteico e articulação intersetorial.


B

Prescrever dieta hipocalórica rígida (<1.000 kcal), hiperproteica (1,5 g/kg), restringindo potássio empírico.


C

Indicar dieta DASH clássica, sem adaptações, por ser padrão para HAS e DM.


D

Priorizar suplementação proteica oral para preservar massa magra, independente da função renal.