

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um paciente do sexo feminino, 62 anos, é admitido em hospital terciário para tratamento de insuficiência cardíaca descompensada. Ele apresenta histórico de diabetes mellitus tipo 2, doença renal crônica estágio 3 e uso crônico de diuréticos. Na admissão, relata redução importante do apetite nas últimas 2 semanas, com ingestão alimentar estimada em cerca de 40% do habitual. Refere perda ponderal recente, porém não consegue quantificar.
Dados coletados:
• peso atual: 64 kg;
• peso habitual (há 3 meses): 68 kg;
• altura: 1,60 m; • IMC atual: 25,0 kg/m²;
• presença de edema periférico;
• exame físico: redução visível de massa muscular em região temporal e interóssea;
• albumina sérica: 2,9 g/dL.
Considerando as recomendações atuais para triagem e avaliação nutricional hospitalar, assinale a alternativa correta.
O IMC dentro da faixa de normalidade exclui risco nutricional, sendo a redução de ingestão alimentar insuficiente para indicar avaliação nutricional completa.
A presença de edema invalida qualquer interpretação antropométrica, impedindo a identificação de risco nutricional durante a internação.
A perda de peso recente, associada à ingestão alimentar reduzida e à diminuição de massa muscular, caracteriza risco nutricional, indicando necessidade de avaliação nutricional completa, independentemente do IMC.
A albumina sérica isoladamente é suficiente para diagnóstico de desnutrição em pacientes hospitalizados com doenças crônicas.
A triagem nutricional deve ser adiada até a estabilização clínica, pois a inflamação e o edema inviabilizam sua aplicação na admissão hospitalar.