Imagem de fundo

A comercialização é uma das melhores formas de conexão...

A comercialização é uma das melhores formas de conexão entre quem compra e quem produz alimentos. É válido destacar que nem sempre isso ocorre de maneira tão simples, pois, por vezes, a cadeia de comercialização pode ser mais longa e complexa, envolvendo múltiplos intermediários, como distribuidores e revendedores, a exemplo dos supermercados. Esse aumento de intermediários afeta o valor final do produto e também a relação entre o produtor e o consumidor, que passa a ser mais distante. Como resposta às cadeias longas de comércio, temos os Circuitos Curtos de Comercialização (CCCs). Portanto, os CCCs são vistos como principais ferramentas para


A

aumentar exclusivamente a exportação de produtos agrícolas industrializados, sem foco na relação com o consumidor local.


B

reduzir a diversidade de produtos agrícolas, concentrando-se apenas em monoculturas de alto lucro.


C

substituir completamente a agricultura orgânica por métodos convencionais, sem considerar sustentabilidade ou justiça social.


D

criar barreiras legais que dificultem o acesso de pequenos produtores ao mercado local.


E

garantir que a agricultura orgânica seja precursora de formas mais justas de agricultura, para a criação de novos paradigmas e formas emancipatórias de desenvolvimento, promovendo a agrobiodiversidade alimentar de maneira mais prática.