

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Mulher de 34 anos, com índice de massa corporal de , apresenta obesidade há oito anos e apneia obstrutiva do sono grave, confirmada por polissonografia. Realizou tratamento clínico supervisionado, com orientação nutricional, atividade física e terapia medicamentosa, sem controle sustentado do peso ou da comorbidade. A avaliação psicológica não identifica transtorno psiquiátrico descompensado, abuso de substâncias ou incapacidade de adesão ao acompanhamento.
Considerando os critérios estabelecidos pela Resolução CFM nº 2.429/2025, a conduta mais adequada, quanto à indicação de cirurgia bariátrica e metabólica, é
indicar o procedimento, pois o IMC entre 30 e associado à apneia do sono grave permite a cirurgia após insucesso do tratamento clínico e avaliação multidisciplinar.
contraindicar o procedimento, pois o IMC entre 30 e permite a cirurgia apenas quando houver diabetes mellitus tipo 2 com controle metabólico inadequado.
adiar o procedimento, pois o IMC entre 30 e exige comprovação de acompanhamento endocrinológico contínuo por período mínimo de dois anos.
indicar o procedimento, pois qualquer comorbidade relacionada à obesidade permite a cirurgia em pacientes com IMC superior a e idade adulta.
contraindicar o procedimento, pois a cirurgia bariátrica permanece reservada aos pacientes com IMC superior a , independentemente das doenças associadas.