Imagem de fundo

Paciente L.F.C., sexo feminino, 71 anos, deu entrada no...

Paciente L.F.C., sexo feminino, 71 anos, deu entrada no pronto-socorro com o seguinte quadro: descorada, pressão arterial elevada e temperatura corporal 38º. Pela avaliação física, foram constatadas: hemiparesia à esquerda, cefaléia intensa, confusão mental e disfagia. O diagnóstico médico inicial foi acidente vascular encefálico (AVE), confirmado pela tomografia computadorizada de crânio. A referida paciente foi encaminhada à unidade de terapia intensiva e prescrita terapia nutricional enteral (necessidade calórica diária 1.800 kcal). O diagnóstico nutricional foi eutrofia.

Assinale a opção INCORRETA.


A

A melhor opção quanto à hidrólise da dieta seria uma fórmula polimérica, considerando-se principalmente, que este tipo de fórmula é mais fisiológica e não há distúrbio de absorção pela paciente.


B

Na ausência do refluxo gastroesofágico, deve-se escolher a via nasogástrica, pois permite esvaziamento gástrico mais fisiológico com menor risco de complicações intestinais.


C

O volume inicial dependerá da posição da extremidade distal da sonda, se nasogástrica ou pós pilórica, com progressão gradativa do volume, de acordo com a evolução do paciente.


D

Considerando-se um aporte calórico de 1.800 Kcal/dia para a paciente em questão, é possível escolher uma dieta polimérica com densidade calórica de 1,2 Kcal/ml.


E

O nutricionista é responsável pela prescrição dietética da nutrição enteral, contemplando o tipo e a quantidade dos nutrientes requeridos pela paciente, e considerando seu estado nutricional.