Imagem de fundo

A avaliação subjetiva global, ou avaliação nutricional...

A avaliação subjetiva global, ou avaliação nutricional subjetiva (ANS) do estado nutricional, é um método essencialmente clínico, em forma de questionário. Inicialmente, foi motivo de controvérsia, mas, depois de ter sido comparado com métodos considerados padrão-ouro, obteve grande aceitação na prática clínica. É utilizado em pacientes cirúrgicos e foi adaptado para várias outras situações clínicas. Esse método é composto por dados sobre


A

alterações no peso e na ingestão alimentar, sintomas gastrointestinais, capacidade funcional, diagnóstico clínico, exame físico e classificação do estado nutricional em bem nutrido, moderadamente desnutrido e gravemente desnutrido.


B

alterações no peso e na ingestão alimentar, sexo, idade, procedência e exame físico.


C

alterações no peso e na ingestão alimentar e força muscular medida pelo dinamômetro.


D

alterações no peso e na ingestão alimentar, sintomas, atividade e função, estresse metabólico, uso de corticosteroides e exame físico.


E

índice de massa corporal (IMC), perda de peso, ingestão dietética, gravidade da doença e idade do paciente.