Imagem de fundo

Na obesidade, a dietoterapia só será efetiva se houver...

Na obesidade, a dietoterapia só será efetiva se houver acompanhamento nutricional individualizado, dinâmico e continuado. Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.


A

Uma das estratégias indicadas para adequar o comportamento dos pacientes é o controle de estímulos, onde são identificados fatores de riscos e das situações de risco que estimulam o consumo em excesso e a inatividade física. Neste processo, o indivíduo manipula seu próprio ambiente, para produzir mudanças em seu comportamento.


B

Para melhorar a adesão ao tratamento, deve-se oferecer, além do plano alimentar, opções e dicas para variarem os cardápios, por meio de listas de substituições, guias alimentares, listas de compras e receitas.


C

Considerando que a obesidade é uma doença crônica, o tratamento medicamentoso deve ser indicado na primeira consulta juntamente com a orientação das mudanças no estilo de vida.


D

A relação risco/benefício do medicamento precisa ser favorável, com efeitos colaterais temporários ou transitórios e sem propriedades que causem dependência química.


E

De acordo com o Ministério da Saúde, a indicação de cirurgia bariátrica deve seguir alguns parâmetros como ser maior de 18 anos e ter IMC >40 kg/m².