

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Analise o cardápio semanal de almoço de um restaurante universitário apresentado abaixo:
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
Salada de beterraba cozida | Salada de tomate e alface | Salada de cenoura crua e agrião | Salada de alface e pepino cru | Salada de rúcula |
Coxa de frango assada | Bife grelhado | Omelete | Filé de tilápia assado | Berinjela recheada com legumes |
Polenta de milho | Couve refogada | Jiló refogado | Abóbora cozida | Vagem cozida |
Arroz | Arroz | Arroz | Farinha de mandioca | Arroz |
Feijão | Feijão | Feijão | Feijão | Lentilha |
Laranja | Abacaxi em calda | Tangerina | Manga | Salada de frutas |
Considerando o cardápio e os princípios de uma alimentação adequada e saudável preconizados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014, assinale a alternativa CORRETA.
Existe monotonia do cardápio em relação à oferta de arroz e feijão em quase todos os dias. Essa situação traduz a realidade alimentar da imensa maioria dos brasileiros, que privilegiam alimentos in natura ou minimamente processados.
Um aspecto positivo do cardápio é a diversidade de verduras e legumes, principalmente quando preparadas de diferentes formas, cruas ou em preparações cozidas ou refogadas e acompanhadas de molhos industrializados, possibilitando aos usuários aumentar e diversificar o consumo desses alimentos.
O cardápio apresenta baixa oferta de carnes vermelhas. Considerando a importância da oferta desses alimentos para atingir a recomendação diária de ingestão de proteína, podemos inferir que o cardápio não atende às recomendações de uma alimentação saudável.
O uso apropriado de alimentos ultraprocessados para complementar e não substituir refeições com base em alimentos in natura ou processados é exemplificado na sobremesa de abacaxi em calda.
As sobremesas elaboradas devem ser oferecidas com maior frequência do que as frutas in natura como alternativa para melhorar a aceitação das preparações pelos usuários.