Imagem de fundo

O tecido gengival e ligamento periodontal contam com a presença de fibras colágenas pro...

O tecido gengival e ligamento periodontal contam com a presença de fibras colágenas produzidas pelos fibroblastos, que compõem as fibras gengivais e o ligamento periodontal. Embora muitas fibras colágenas na gengiva e no ligamento periodontal possam estar distribuídas aleatoriamente, boa parte delas tende a se dispor em feixes de grupos com orientações e inserções bem definidas, sendo subdivididas em grupos. Considerando esse assunto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira coluna:


A- Fibras circulares

B- Fibras dentogengivais

C- Fibras dentoperiostais

D- Fibras transeptais

E- Fibras horizontais e oblíquas


( ) 1. São feixes de fibras localizados na gengiva livre e que circundam o dente como se fosse um anel ou bainha.

( ) 2. Estendem-se entre o cemento supra-alveolar de dentes vizinhos e seguem um trajeto retilíneo através do septo interdental, e estão inseridas no cemento de dentes adjacentes.

( ) 3. Estão integradas ao cemento de porção supra-alveolar da raiz e se projetam a partir do cemento, em forma de leque, para o tecido gengival livre das superfícies vestibular, lingual e interproximal.

( ) 4. Estão integradas ao cemento de porção supra-alveolar da raiz, porém fazem a trajetória em sentido apical sobre a crista óssea vestibular e lingual, projetando-se do cemento para a gengiva inserida.

( ) 5. São fibras que compõe o ligamento periodontal, organizadas de acordo com a sua direção, juntamente com fibras da crista alveolar e apicais.


Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA, considerando a segunda coluna, de cima para baixo.

A

A1, B2, C3, D4, E5.

B

A2, B3, C4, D5, E1.

C

A3, B4, C5, D1, E2.

D

A5, B1, C2, D3, E4.

E

A2, B5, C1, D2, E3.