Questões de Concurso sobre Endodontia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.463 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para compor o diagnóstico, além de observar os sintomas e sinais clínicos, o profissional deve lançar mão do teste térmico para avaliar a vitalidade pulpar e presença de alterações pulpares. Sobre a relação entre o estado da polpa e suas reações frente às variações térmicas, considere as afirmações abaixo.

I A polpa normal apresenta ligeira sensibilidade quando aplicado estímulo térmico, que cessa imediatamente quando este é removido.

II A polpa com inflamação aguda em fase inicial (pulpite irreversível inicial) não apresenta resposta ao frio.

III A polpa com inflamação aguda em fase avançada (pulpite irreversível avançada) pode apresentar alívio da dor pelo frio e aumento da dor pelo calor.

IV A polpa necrosada não responde ao frio e, às vezes, responde dolorosamente ao calor, quando há comprometimento dos tecidos periapicais.

Estão corretas as afirmações:


A
I e II, apenas.

B
I e III, apenas.

C
II e III, apenas.

D
I, II e III, apenas.

E
I, III e IV apenas.

A injúria pulpar causada pelo corte de um dente durante o preparo cavitário simples não causa inflamação localizada se o fator irritante não persistir ou não for prolongado.


C
Certo

E
Errado

Considere as informações abaixo sobre a correta execução de todas as etapas da terapia endodôntica, que vão desde o diagnóstico até sua proservação.

I Para obtenção do diagnóstico, deve-se realizar a avaliação clínica através do exame clínico, anamnese, inspeção dentária, percussão, palpação, sondagem, teste de sensibilidade pulpar, sendo a avaliação radiográfica um recurso dispensável para atingir o diagnóstico preciso.

II O isolamento absoluto do campo operatório é manobra indispensável no tratamento endodôntico. Tem como objetivo a criação de uma barreira garantindo condições assépticas, evita deglutição de instrumentos e protege os tecidos moles da ação de substâncias químicas irritantes, o protocolo preciso e seguro aponta o uso de recursos auxiliares como etil-cianocrilato e barreiras fotopolimerizáveis como Topdam, Gengival barrier e Protetion gengival para vedar o espaço entre dente-lençol-grampo.

III O preparo químico-mecânico tem como objetivo modelagem e sanificação, incidindo diretamente na limpeza e desinfecção. O EDTA (substância quelante) age no aumento da permeabilidade dentinária - túbulos dentinários expostos, remoção do magma e consequentemente aumento na adesividade do material obturador às paredes do canal radicular, além de melhorar a ação das medicações intra-canal no complexo sistema de canais radiculares. Deve ser, portanto, utilizado somente antes da colocação da medicação intracanal.

IV No momento ideal para a obturação do canal radicular, este deve se apresentar, após instrumentação do sistema de canais radiculares, seco, com ausência de mobilidade, assintomático (silêncio clínico), sem odor, sem fístula e sem edema.

Estão corretas as afirmações:


A
I e II, apenas.

B
III e IV, apenas.

C
II e IV, apenas.

D
I, II e III, apenas.

E
I, II, III e IV.

No que se refere ao modelo biopsicossocial da dor, pode-se afirmar que:


A

no nível central, o estímulo dos nociceptores media diversas respostas de tipo motor, do tipo autônomo e subcorticais.


B

no que se refere ao influxo da dor, o estímulo dos nociceptores media diversas respostas de tipo motor, diminuindo o nível de ativação sensorial.


C

na nocicepção, o estímulo dos nociceptores provoca diversas respostas de tipo autônomo e aumenta o nível de ativação sensorial.


D


o modelo psicossocial da dor é um fenômeno do ponto de vista neuropsicofisiológico que estimula as diversas respostas de tipo motor e sensitivo, diminuindo o nível de ativação sensorial.


E

do ponto de vista neurofisiológico, o estímulo dos nociceptores media diversas respostas de tipo motor, do tipo autônomo e aumenta o nível de ativação sensorial.

Considera-se como medicação intracanal indicada para casos de necrose em que o canal tenha sido parcialmente preparado:


A

Decadron Colírio ou Otosporin.


B

Hidróxido de Cálcio, Iodofórmio e soro fisiológico.


C

Formocresol.


D

Hipoclorito de Sódio.


E

Pasta HPG (hidróxido de cálcio, paramonoclorofenol canforado e glicerina).

As limas de níquel-titânio empregadas na endodontia apresentam como característica

A
alto módulo de elasticidade.

B
ausência de memória de forma.

C
baixa resistência à fratura.

D
alta microdureza.

E
alta resistência à deformação plástica.

O líquido de dakin, solução de hipoclorito de sódio a _________ está indicada para irrigação de canais radiculares atuando como desinfetante, é altamente bactericida e tem ação química de solvência dos tecidos biológicos no interior do canal radicular. A sua concentração para uso odontológico é de:


A

3%


B

5 %


C

1%


D

2,5%


E

0,5%

Qual medicação intracanal pode ser utilizada tanto para casos de biopulpectomia quanto de dente despolpado (necropulpectomia)?


A

Paramonoclorofenol canforado.


B

Paramonoclorofenol com furacin.


C

Hidróxido de cálcio.


D

Tricresol formalina.


E

Formocresol.

Indique o instrumental usado em endodontia.


A

bisturi de Orban


B

cureta de tártaro


C

lâmpada a álcool


D

brunidor


E

alavanca

Assinale a alternativa que contém o binômio correto: dente / forma de contorno inicial para acesso à câmara pulpar.

A
Molar inferior / pirâmide truncada.

B
Molar superior / trapezoidal.

C
Canino superior / triangular.

D
Pré-molar superior / piramidal.

E
Pré-molar inferior / circular.

Imagem associada para resolução da questão


A

O fato de o sistema pulpar e o periodontal apresentarem origem embrionária endodérmica comum não corrobora com a etiopatogenia da patologia endoperiodontal.


B

Independentemente de as lesões endodôntica e periodontal serem primária ou secundária, a cura periapical pode ser alcançada após tratamento endodôntico eficaz, enquanto a cura periodontal pode ou não acontecer, de acordo com a severidade do envolvimento e do grau da perda do ligamento periodontal.


C

Os microrganismos responsáveis pela doença endodôntica e periodontal são de origem polimicrobiana mista com características aeróbicas, sendo a microbiota da infecção endodôntica mais complexa que a das infecções periodontais.


D

O tratamento de lesões endoperiodontais verdadeiras deve ser iniciado de forma concomitante, o tratamento periodontal inicial deve preceder ao endodôntico e a obturação radicular independe do término do tratamento periodontal.


E

A polpa necrótica pode desenvolver fístula com trajeto do ápice até a área de furca e a fistulização distante do ápice, formando uma reabsorção óssea, sugere uma bolsa intraóssea, indicando o envolvimento tipicamente periodontal.

O uso de adjuvantes químicos durante o preparo do espaço pulpar e a remoção do tecido pulpar, como o


A

EDTA, auxilia na localização de canais radiculares devido ao seu efeito descalcificante.


B

clorofórmio, tem função de agente para a eliminação de tecido pulpar necrótico do espaço pulpar, embora apresente hepatotoxicidade.


C

ácido cítrico, auxilia na instrumentação de canais radiculares ao efetuar a remoção da lama dentinária.


D

hipoclorito de sódio combinado ao EDTA, oferece o melhor resultado na desinfecção dos canais radiculares.


E

álcool etílico, tem função de agente desidratador durante a obturação dos canais radiculares, porém causa dano irreversível à polpa exposta tecidual.

Diante da dificuldade apresentada pelo paciente em localizar com precisão a dor e o respectivo dente, o profissional deve realizar alguns procedimentos para diagnóstico, como


A

bloqueio anestésico para isolar o dente causador da sensação dolorosa.


B

acompanhamento até que ocorra a transição da dor periapical para a dor pulpar.


C

teste elétrico de vitalidade pulpar, que indica a reversibilidade da inflamação pulpar.


D

exame radiográfico periapical superior e inferior.


E

isolamento do dente ao aplicar irritantes térmicos para evitar a condução para o dente adjacente.

Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, refere um histórico de dor no dente 27, com episódios agudos e recorrentes, iniciado há cerca de 6 meses. Mais recentemente, não têm ocorrido episódios de dor, segundo o relato da paciente. O exame clínico mostra uma lesão profunda de cárie não tratada. Aos testes térmicos com frio e com calor, a resposta foi positiva.

Sendo assim, analise as assertivas abaixo:

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de pulpite irreversível

PORQUE

a dor profunda, surda e pulsátil é causada por um aumento da pressão pulpar e uma excitação das fibras C amielínicas de lenta condutividade.

É correto afirmar que


A

tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


B

a primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.


C

a primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.


D

as duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


E

as duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Uma das aplicações clínicas do agregado trióxido mineral (MTA) é:


A

medicação intracanal.


B

restaurações temporárias.


C

material selador de perfurações em região de bifurcações, trifurcações .


D

substância irrigadora.


E

agente clareador.

Em relação à manobra do tampão apical, assinale a alternativa correta.

A
É utilizada na obturação de dentes com necrose pulpar e reabsorção apical visível radiograficamente.

B
Materiais à base de fosfato de alumínio, trietileno glicol dimetacrilato e MTA (agregado de trióxido mineral) podem ser utilizados como tampão apical.

C
A colocação do tampão apical é feita utilizando-se cânula de aplicação, depois a pasta é compactada e comprimida com as pontas de uma pinça clínica e efetua-se a obturação do canal radicular na mesma sessão.

D
Materiais à base de hidróxido de cálcio não são indicados como tampão apical.

E
A manipulação da pasta L & C é feita sobre placa de vidro, agregando-se o pó ao veículo até se obter consistência fluida, para ser inserida no interior dos canais radiculares.

A mortificação pulpar por desgaste decorre de atrição muito rápida, sem que haja tempo para reposição de dentina secundária e recesso da cavidade pulpar.


C
Certo

E
Errado

Assinale a alternativa que apresenta a função da broca Endo Z:


A

Acabamento das cavidades de acesso e alisamento das paredes da câmara pulpar, principalmente nos casos de prémolares e molares.


B

Auxiliar na obturação do sistema de canais.


C

Alargamento dos canais endodônticos.


D

Instrumentação rotatória dos canais radiculares.

Em uma criança do sexo masculino, 5 anos de idade, durante a remoção de tecido cariado no elemento dentário 55, ocorre exposição pulpar, ainda permanecendo grande quantidade de dentina cariada em volta da polpa exposta. O paciente relata dor com estímulos pelo frio e quente, havendo evidência radiográfica sugestiva de alteração patológica pulpar. Qual a conduta a ser seguida?

A
Tratamento expectante com óxido de zinco e eugenol.

B
Capeamento pulpar direto com hidróxido de cálcio e restauração definitiva.

C
Pulpotomia e restauração definitiva.

D
Pulpectomia e restauração definitiva.

E
Exodontia e confecção de mantenedor de espaço.

Em relação ao provável diagnóstico da condição pulpar de dentes decíduos, com base nos dados clínicos e/ou radiográficos, podemos afirmar, EXCETO:


A

Lesão cariosa superficial ou média de dentina apresentando, radiograficamente, área radiolúcida até a metade externa da dentina e periapice normal pode ter um diagnóstico provável de hiperemia ou inflamação leve.


B

Lesão cariosa profunda, com ou sem exposição pulpar, tecidos moles, apresentando fístula e radiograficamente com reabsorção patológica, pode ser indicativo de necrose pulpar.


C

Lesão cariosa profunda com dor espontânea contínua e pulsátil é diagnóstico sugestivo de condição irreversível pulpar.


D

Lesão cariosa profunda, levando a dor, provocada e exarcebada por estímulo térmico, elétrico ou mecânico é característica de patologia pulpar irreversível.

   
Gerar simulado