

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para compor o diagnóstico, além de observar os sintomas e sinais clínicos, o profissional deve lançar mão do teste térmico para avaliar a vitalidade pulpar e presença de alterações pulpares. Sobre a relação entre o estado da polpa e suas reações frente às variações térmicas, considere as afirmações abaixo.
I A polpa normal apresenta ligeira sensibilidade quando aplicado estímulo térmico, que cessa imediatamente quando este é removido.
II A polpa com inflamação aguda em fase inicial (pulpite irreversível inicial) não apresenta resposta ao frio.
III A polpa com inflamação aguda em fase avançada (pulpite irreversível avançada) pode apresentar alívio da dor pelo frio e aumento da dor pelo calor.
IV A polpa necrosada não responde ao frio e, às vezes, responde dolorosamente ao calor, quando há comprometimento dos tecidos periapicais.
Estão corretas as afirmações:
A injúria pulpar causada pelo corte de um dente durante o preparo cavitário simples não causa inflamação localizada se o fator irritante não persistir ou não for prolongado.
Considere as informações abaixo sobre a correta execução de todas as etapas da terapia endodôntica, que vão desde o diagnóstico até sua proservação.
I Para obtenção do diagnóstico, deve-se realizar a avaliação clínica através do exame clínico, anamnese, inspeção dentária, percussão, palpação, sondagem, teste de sensibilidade pulpar, sendo a avaliação radiográfica um recurso dispensável para atingir o diagnóstico preciso.
II O isolamento absoluto do campo operatório é manobra indispensável no tratamento endodôntico. Tem como objetivo a criação de uma barreira garantindo condições assépticas, evita deglutição de instrumentos e protege os tecidos moles da ação de substâncias químicas irritantes, o protocolo preciso e seguro aponta o uso de recursos auxiliares como etil-cianocrilato e barreiras fotopolimerizáveis como Topdam, Gengival barrier e Protetion gengival para vedar o espaço entre dente-lençol-grampo.
III O preparo químico-mecânico tem como objetivo modelagem e sanificação, incidindo diretamente na limpeza e desinfecção. O EDTA (substância quelante) age no aumento da permeabilidade dentinária - túbulos dentinários expostos, remoção do magma e consequentemente aumento na adesividade do material obturador às paredes do canal radicular, além de melhorar a ação das medicações intra-canal no complexo sistema de canais radiculares. Deve ser, portanto, utilizado somente antes da colocação da medicação intracanal.
IV No momento ideal para a obturação do canal radicular, este deve se apresentar, após instrumentação do sistema de canais radiculares, seco, com ausência de mobilidade, assintomático (silêncio clínico), sem odor, sem fístula e sem edema.
Estão corretas as afirmações:
No que se refere ao modelo biopsicossocial da dor, pode-se afirmar que:
no nível central, o estímulo dos nociceptores media diversas respostas de tipo motor, do tipo autônomo e subcorticais.
no que se refere ao influxo da dor, o estímulo dos nociceptores media diversas respostas de tipo motor, diminuindo o nível de ativação sensorial.
na nocicepção, o estímulo dos nociceptores provoca diversas respostas de tipo autônomo e aumenta o nível de ativação sensorial.
o modelo psicossocial da dor é um fenômeno do ponto de vista neuropsicofisiológico que estimula as diversas respostas de tipo motor e sensitivo, diminuindo o nível de ativação sensorial.
do ponto de vista neurofisiológico, o estímulo dos nociceptores media diversas respostas de tipo motor, do tipo autônomo e aumenta o nível de ativação sensorial.
Considera-se como medicação intracanal indicada para casos de necrose em que o canal tenha sido parcialmente preparado:
Decadron Colírio ou Otosporin.
Hidróxido de Cálcio, Iodofórmio e soro fisiológico.
Formocresol.
Hipoclorito de Sódio.
Pasta HPG (hidróxido de cálcio, paramonoclorofenol canforado e glicerina).
O líquido de dakin, solução de hipoclorito de sódio a _________ está indicada para irrigação de canais radiculares atuando como desinfetante, é altamente bactericida e tem ação química de solvência dos tecidos biológicos no interior do canal radicular. A sua concentração para uso odontológico é de:
3%
5 %
1%
2,5%
0,5%
Qual medicação intracanal pode ser utilizada tanto para casos de biopulpectomia quanto de dente despolpado (necropulpectomia)?
Paramonoclorofenol canforado.
Paramonoclorofenol com furacin.
Hidróxido de cálcio.
Tricresol formalina.
Formocresol.
Indique o instrumental usado em endodontia.
bisturi de Orban
cureta de tártaro
lâmpada a álcool
brunidor
alavanca

O fato de o sistema pulpar e o periodontal apresentarem origem embrionária endodérmica comum não corrobora com a etiopatogenia da patologia endoperiodontal.
Independentemente de as lesões endodôntica e periodontal serem primária ou secundária, a cura periapical pode ser alcançada após tratamento endodôntico eficaz, enquanto a cura periodontal pode ou não acontecer, de acordo com a severidade do envolvimento e do grau da perda do ligamento periodontal.
Os microrganismos responsáveis pela doença endodôntica e periodontal são de origem polimicrobiana mista com características aeróbicas, sendo a microbiota da infecção endodôntica mais complexa que a das infecções periodontais.
O tratamento de lesões endoperiodontais verdadeiras deve ser iniciado de forma concomitante, o tratamento periodontal inicial deve preceder ao endodôntico e a obturação radicular independe do término do tratamento periodontal.
A polpa necrótica pode desenvolver fístula com trajeto do ápice até a área de furca e a fistulização distante do ápice, formando uma reabsorção óssea, sugere uma bolsa intraóssea, indicando o envolvimento tipicamente periodontal.
O uso de adjuvantes químicos durante o preparo do espaço pulpar e a remoção do tecido pulpar, como o
EDTA, auxilia na localização de canais radiculares devido ao seu efeito descalcificante.
clorofórmio, tem função de agente para a eliminação de tecido pulpar necrótico do espaço pulpar, embora apresente hepatotoxicidade.
ácido cítrico, auxilia na instrumentação de canais radiculares ao efetuar a remoção da lama dentinária.
hipoclorito de sódio combinado ao EDTA, oferece o melhor resultado na desinfecção dos canais radiculares.
álcool etílico, tem função de agente desidratador durante a obturação dos canais radiculares, porém causa dano irreversível à polpa exposta tecidual.
Diante da dificuldade apresentada pelo paciente em localizar com precisão a dor e o respectivo dente, o profissional deve realizar alguns procedimentos para diagnóstico, como
bloqueio anestésico para isolar o dente causador da sensação dolorosa.
acompanhamento até que ocorra a transição da dor periapical para a dor pulpar.
teste elétrico de vitalidade pulpar, que indica a reversibilidade da inflamação pulpar.
exame radiográfico periapical superior e inferior.
isolamento do dente ao aplicar irritantes térmicos para evitar a condução para o dente adjacente.
Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, refere um histórico de dor no dente 27, com episódios agudos e recorrentes, iniciado há cerca de 6 meses. Mais recentemente, não têm ocorrido episódios de dor, segundo o relato da paciente. O exame clínico mostra uma lesão profunda de cárie não tratada. Aos testes térmicos com frio e com calor, a resposta foi positiva.
Sendo assim, analise as assertivas abaixo:
Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de pulpite irreversível
PORQUE
a dor profunda, surda e pulsátil é causada por um aumento da pressão pulpar e uma excitação das fibras C amielínicas de lenta condutividade.
É correto afirmar que
tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
a primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
a primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
as duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Uma das aplicações clínicas do agregado trióxido mineral (MTA) é:
medicação intracanal.
restaurações temporárias.
material selador de perfurações em região de bifurcações, trifurcações .
substância irrigadora.
agente clareador.
A mortificação pulpar por desgaste decorre de atrição muito rápida, sem que haja tempo para reposição de dentina secundária e recesso da cavidade pulpar.
Assinale a alternativa que apresenta a função da broca Endo Z:
Acabamento das cavidades de acesso e alisamento das paredes da câmara pulpar, principalmente nos casos de prémolares e molares.
Auxiliar na obturação do sistema de canais.
Alargamento dos canais endodônticos.
Instrumentação rotatória dos canais radiculares.
Em relação ao provável diagnóstico da condição pulpar de dentes decíduos, com base nos dados clínicos e/ou radiográficos, podemos afirmar, EXCETO:
Lesão cariosa superficial ou média de dentina apresentando, radiograficamente, área radiolúcida até a metade externa da dentina e periapice normal pode ter um diagnóstico provável de hiperemia ou inflamação leve.
Lesão cariosa profunda, com ou sem exposição pulpar, tecidos moles, apresentando fístula e radiograficamente com reabsorção patológica, pode ser indicativo de necrose pulpar.
Lesão cariosa profunda com dor espontânea contínua e pulsátil é diagnóstico sugestivo de condição irreversível pulpar.
Lesão cariosa profunda, levando a dor, provocada e exarcebada por estímulo térmico, elétrico ou mecânico é característica de patologia pulpar irreversível.