

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A finalidade da forma de retenção é evitar o deslocamento da restauração por: (1) ação das forças mastigatórias; (2) tração por alimentos pegajosos; (3) diferença do coeficiente de expansão térmica entre o material restaurador e a estrutura dentária.
Considerando as retenções mecânicas adicionais em cavidades complexas, analise as asserções e escolha a alternativa CORRETA.
I - A cauda de andorinha na caixa oclusal auxilia a retenção de restaurações de cavidade próximooclusais, no entanto, do ponto de vista biológico e mesmo da resistência da estrutura dentária remanescente, não é vantajosa
PORQUE
II - Em cavidades de classe II, próximo-oclusais conservadoras, enquanto a cauda de andorinha aumenta em aproximadamente quatro vezes a retenção da restauração na cavidade no sentido axio-proximal, a confecção de sulcos proximais, vestibular e lingual aumenta aproximadamente em dez vezes essa retenção, com a vantagem de economizar estrutura dentária, constituindo um procedimento biomecânico mais recomendável.
As duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
As duas asserções estão incorretas.
A primeira asserção está correta e a segunda está incorreta.
Preparo Cavitário Mondelli define o preparo cavitário sob o ponto de vista terapêutico, como sendo o tratamento biomecânico da cárie e de outras lesões dos tecidos duros do dente, a fim de que as estruturas remanescentes possam receber uma restauração que as proteja, que seja resistente e que previna a reincidência de cárie. Sobre as características da cavidade Slot Horizontal:
I- Ângulos internos retos;
II- Paredes circundantes formando ângulos retos com a superfície externa do dente;
III- Parede axial perpendicular à superfície mesial;
IV- Ângulo cavo-superficial nítido e sem bisel;
V- Retenções adicionais nas paredes gengival e oclusal.
Quais opções são verdadeiras?
Apenas I, II e V
Apenas II, IV e V
Apenas III e IV
Apenas I e II
Apenas II e IV
São características da Caixa Oclusal de Cavidades Classe II de Amálgama quando utilizada a Fresa 245, EXCETO:
Paredes vestibular e lingual convergentes para oclusal.
Ângulo cavo-superficial nítido e com bisel.
Ângulos diedros ligeiramente arredondados.
Parede pulpar plana e perpendicular ao eixo longitudinal do dente.
As cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, com remoção e restauração do ângulo incisai são chamadas de classe:
I
II
III
IV
Em relação à fase mecânica para o preparo do acesso cavitário, em relação à unidade e pontas ultrassônicas, assinalar a alternativa CORRETA:
Pontas ultrassônicas não são capazes de criar e aprofundar sulcos para posterior remoção de tecidos e/ou exploração dos canais.
Sistemas ultrassônicos dispõem de visibilidade limitada se comparada com peças de mão convencionais que provêm uma visão mais clara e ampla.
As pontas finas de ultrassom são menores do que as brocas esféricas convencionais e seus revestimentos abrasivos permitem que os clínicos desgastem a dentina e algumas calcificações de maneira mais conservadora quando procuram pelos orifícios de entrada de canais radiculares.
Pontas especificamente desenvolvidas para procedimentos endodônticos, ainda que bastante úteis, são pouco valiosas no preparo de acessos cavitários, devido ao alto risco de fratura do instrumento.
Leia as afirmações sobre o procedimento de abertura no processo de preparo cavitário:
I. Abertura consiste na remoção de esmalte sem apoio dentinário, com a finalidade de expor o processo patológico, facilitando sua visualização e, dessa forma, permitir a instrumentação das fases subsequentes.
II. Existem situações em que a cavidade já se encontra totalmente aberta, restando apenas executar as demais etapas dos preparos cavitários, ou seja, remover o tecido cariado, definir o contorno, forma de resistência, retenção e conveniência, dar o acabamento das paredes cavitárias, limpar o preparo e executar a restauração.
III. A execução da abertura é feita com instrumentos rotatórios em alta velocidade, com diferentes formatos e tamanhos que irão variar de acordo com vários fatores, tais como: o dente em questão, tamanho da lesão e o material restaurador selecionado. Ex: Em dentes posteriores que receberão uma restauração de amálgama, instrumentos para abertura poderão ser: pontas diamantadas ou fresas carbide cilíndricas ou em forma de pêra, em diferentes tamanhos.
Podemos afirmar que:
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Através do desenvolvimento dos materiais dentários, das técnicas restauradoras e acerca da doença cárie, novas alternativas de preparos cavitários surgiram, uma vez que a “extensão para prevenção” proposta por Black não é mais realizada. Assim, foram necessárias adequações na nomenclatura da classificação das cavidades. Desta forma, uma cavidade do tipo “túnel”, sem envolvimento da crista marginal, na superfície proximal do segundo pré-molar inferior é classificada como:
Classe I.
Classe II.
Classe III.
Classe IV.
Classe VI.
A cavidade ____________ é uma lesão de uma superfície que envolve fóssulas e fissuras de um dente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Classe I
Classe II
Classe III
Classe IV
Classe V
É capaz de participar do processo reparador e de proteção do complexo dentina-polpa auxiliando na formação de dentina reparadora:
Agregado Trióxido Mineral (MTA)
Cimento de Óxido de Zinco e Eugenol
Cimento de Hidróxido de Cálcio
Cimento de Ionômero de Vidro
Cimento de Fosfato de Zinco
Na técnica de amalgapin realiza-se orifícios de 1 a 3 mm de profundidade na superficie dentinária. Dentre os itens abaixo, assinale o que contem objetivo desse procedimento:
Conferir uma melhor estética à restauração.
Conferir uma maior retenção à restauração.
Conferir deslocamento final da restauração.
Conferir menor estabilidade à restauração.
Conferir pouca agressão ao complexo dentino-polpa.
Sobre o preparo cavitário para Cavidade Classe I (simples), é CORRETO afirmar que indica-se:
Fresa número 245 para molares e número 330 ou 331 para pré-molares.
Fresa número 330 ou 331 para molares e número 245 para pré-molares.
Fresa número 220 para molares e número 370 ou 371 para pré-molares.
Fresa número 370 ou 371 para molares e número 220 para pré-molares.
Qual a importância de confeccionar a curva reversa de Hollenback em um preparo cavitário?
Aumentar a espessura do material restaurador na margem da restauração.
Observe a imagem abaixo:
Sobre o preparo cavitário, a imagem representa a inclinação da fresa em:
15º.
25º.
45º.
60º.
Crescentemente, restaurações indiretas inlay/onlay utilizando materiais estéticos vem sendo utilizadas em dentes posteriores. Estas são indicadas quando os dentes apresentarem cavidades que variam de média à extensa. A cerâmica odontológica representa uma interessante opção para restaurações estéticas no tratamento de dentes posteriores. Os preparos cavitários, para acomodação de material cerâmico diferem dos preparos para técnicas diretas. Assinale a alternativa correta que descreve como deve ser tal preparo para cerâmica.
Os ângulos da cavidade devem ser todos arredondados, e o ângulo cavo superficial não deve ser biselado, apresentando ângulo reto
Os ângulos da cavidade não devem ser todos arredondados, e o ângulo cavo superficial não deve ser biselado, apresentando ângulo reto
Os ângulos da cavidade devem ser todos arredondados, e o ângulo cavo superficial deve ser biselado, apresentando ângulo reto
Os ângulos da cavidade devem ser todos arredondados, e o ângulo cavo superficial não deve ser biselado, apresentando ângulo de 45º
Os ângulos da cavidade não devem ser todos arredondados, e o ângulo cavo superficial deve ser biselado, apresentando ângulo de 45º
Durante a realização de um exame clínico, o profissional constatou a presença de uma lesão de cárie na região do cíngulo, na face palatina do incisivo lateral superior direito. Qual é a Classificação de Black correta para essa lesão?
Classe I.
Classe II.
Classe III.
Classe V.
Observe a imagem. É correto afirmar que essa imagem ilustra a realização de uma restauração:

Classe V.
Classe I MOD.
Classe II MOD.
Classe III posterior.
Analise a imagem e classifique-a de acordo com sua etiologia, extensão e finalidade, respectivamente.

Classe I, Composta, Terapêutica.
Classe II, Simples, Terapêutica.
Classe I, Complexa, Protética.
Classe III, Composta, Protética.
Existem várias formas de classificação das cavidades dentárias. De acordo com Classificação artificial de Black as "Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos com remoção e restauração do ângulo incisal” é denominada de?
Classe I
Classe II
Classe III
Classe IV
As onlays estéticas, de resina ou porcelana, estão indicadas quando o dente apresenta grande perda de estrutura dental e/ou existe a necessidade de proteção do remanescente dental.
Com relação ao preparo para onlays estéticas (mésio- -ocluso-distal), assinale a alternativa correta.
O desgaste das vertentes internas das cúspides de suporte deve ser de cerca de 1,0 mm de espessura, uniforme em toda a sua extensão
O desgaste nas cúspides de trespasse deve ser de 0,5 mm de espessura.
A expulsividade da caixa oclusal deve ser de 8 a 15 graus.
As paredes vestibular e lingual das caixas proximais devem ser expulsivas no sentido gengivo-oclusal e convergentes no sentido axioproximal.
A parede axial deve ser côncava e ligeiramente expulsiva para oclusal.
Sobre os preparos cavitários no tratamento odontológico restaurador, é correto afirmar:
sempre que possível, estruturas de reforço, como as cúspides, devem ser envolvidas no preparo cavitário.
são indispensáveis nas restaurações diretas confeccionadas com resina composta.
devem garantir, no mínimo, 2 mm de espessura do material restaurador.
todo esmalte sem apoio dentinário deve ser removido.
para restaurações indiretas, devem ser retentivos com leve convergência para oclusal.